Como liberar os 7 chakras?

Perguntado por: zdinis . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

Há várias maneiras de desbloquear seus chakras, com as mais comuns incluindo poses de yoga, exercícios respiratórios e meditação. Algumas pessoas também usam pedras curativas, cristais e terapia de som. Técnicas diferentes podem ajudar para cada um dos sete chakras que formam o sistema de chakras.

Primeiro chakra: Muladhara, o chakra raiz
Preocupações excessivas, necessidades negligenciadas e falta de segurança bloqueiam esse chakra. Tal bloqueio leva a ansiedade e pesadelos e a sintomas físicos nos sistemas digestório e urinário, além de problemas alimentares.

O alinhamento dos Chakras pode ser feito sozinho ou com o auxílio de um terapeuta especializado, por meio da meditação, de pedras ou cristais, florais, ou técnicas como Reiki, Radiestesia, Mesa Radiônica e etc.

Os Chakras se desequilibram com os excessos. Se fazemos algo demais ou de menos em nossas vidas, um Chakra vai ser prejudicado. Chamamos isso de energias Yin e Yang, sendo que o Yin é a energia do recesso, do descanso e da não-ação; e o Yang é a energia do excesso, da atividade e da ação.

Um chakra de garganta hiperativa é também um sinal de energia bloqueada. Para desbloquear o Throat Chakra, tente exercícios que se concentrem na auto-expressão. Isto pode ser qualquer coisa, desde cantar, passando pelo jornal, até falar em público.

Chakra do plexo solar
Neste chakra ficam retidas emoções densas como raiva, mágoa, medo, tristeza, angústia, rancor e ansiedade. É considerado um dos chakras que mais requer atenção e cuidado, já que lida diretamente com a saúde mental. Esse chakra está assimilado a questões de poder, autoaceitação e valores.

1º chakra: básico ou da raiz. O chakra da raiz tem o poder de influenciar a sua situação financeira. Chakra da raiz e energia vital. Quando o seu chakra da raiz está bloqueado, a energia da abundância não flui.

No Espiritismo, os Chakras são entendidos como um sistema energético que se relaciona com nossos corpos sutis, que são compostos por matéria mais sutil do que o corpo físico.

Perceber como um chakra está desalinhado

  1. Muito calor – o chakra está a entrar em desequilíbrio, mas talvez ainda não muito grave;
  2. Piquinhos – começa a instalar-se o desequilíbrio;
  3. Dormência – a região pode estar demasiado estagnada;
  4. Pico forte – a zona está inflamada energeticamente;
  5. Frio – Ausência de energia.

Como incluir as cores dos chakras na decoração

  1. Chakra raiz: vermelho. ...
  2. Chakra sacral: laranja. ...
  3. Chakra plexo solar: amarelo. ...
  4. Chakra do coração: verde. ...
  5. Chakra da garganta: azul. ...
  6. Chakra frontal: índigo ou anil. ...
  7. Chakra coronário: violeta e/ou branco.

Sempre que nos deparamos com situações mentais, emocionais ou físicas, tal afecta os nossos chakras e eles tornam-se desalinhados, desequilibrados. É simples compreendermos isto, vamos tomar o plexo solar como exemplo. Este chakra tem a ver com o nosso poder pessoal e com a gestão de emoções, entre muito mais.

Representado pela cor amarela, o chakra plexo solar tem influência direta na digestão, não só de alimentos mas também em como digerimos informações e emoções - como processamos o que nos acontece e o que sentimos, e emoções consideradas mais “densas” como medo, raiva, mágoa, rancor, angústia e tristeza são armazenadas ...

Para ativá-la, o mestre Kriyananda aponta, em seu livro The Spiritual Science of Kriya Yoga, posturas específicas para regular e fortalecer cada chacra. A série deve ser feita diariamente, numa sessão de pelo menos 20 minutos. “Ao aderir a esse compromisso, você estabelece autodisciplina.

Está relacionado à nossa capacidade de expressão, corporal e verbal. Portanto, quando desalinhado, pode gerar dificuldade na comunicação, insegurança ou problemas na faringe, laringe e nos demais componentes da região. Pode ser representado em azul ou branco e está localizado na parte superior do rosto.

Para ser capaz de receber as mensagens que o terceiro olho nos envia, precisamos ser capazes de acalmar e silenciar nossa mente. Sente-se, portanto, em um lugar tranquilo, de preferência em meio à natureza, ou mergulhe numa de suas tarefas preferidas, seja meditação ou alguma atividade esportiva.

CHAKRA FRONTAL OU TERCEIRO OLHO
Fisicamente, o desalinho do terceiro olho pode se manifestar como problemas nos olhos e ouvidos, dores de cabeça, enxaquecas, insônia e pesadelos.

Chakra Plexo Solar
Quando está em desequilíbrio, pode gerar sensação de baixa autoestima, depressão, pensamentos de desconfiança em relação às outras pessoas e ansiedade.

O Chakra Coronário, também conhecido como Sahasrara, é o sétimo e último chakra do corpo humano e está localizado na parte superior da cabeça. É associado à consciência espiritual, à conexão com a divindade e à realização do propósito de vida.

Existem muitas formas para sentir os chakras mas nada melhor que começar pelo poderá ser simples. Podemos ter duas abordagens, a percepção que o chakra irradia para as mãos, o byosen, ou então a percepção do que sentimos interiormente.

O chakra do coração pode ficar desequilibrado como resultado de experiências de vida com forte carga emocional, doenças físicas ou mudanças significativas em seu ambiente. Pode se manifestar como um bloqueio no fluxo de energia ou, ao contrário, uma tendência a se tornar hiperativo ou ter excesso de energia.

É o 7° Chakra, o coronário.