Como liberar o PIS?

Perguntado por: ncoutinho . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 9 votos

Critérios para receber o abono Pis/Pasep

  1. Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
  2. Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base (2021);
  3. Ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, no ano-base considerado para apuração;

Para consultar o PIS pelo telefone, basta ligar para central “Alô Trabalhador”, 158. Também é possível consultar o PIS 2023 pelo telefone do INSS por meio do número 135 e pelo telefone da Caixa, no número 0800-7260207.

Os trabalhadores com carteira assinada sem conta na Caixa Econômica Federal poderão receber o abono salarial 2020/2021 sem a necessidade de ir a uma agência. A partir de hoje (8), o banco depositará o benefício do Programa de Integração Social (PIS) na conta poupança social digital.

Para orientações sobre preenchimento de campos e assuntos referentes à legislação, contatar o Ministério do Trabalho e Emprego, em Brasília. Para obter informações sobre o Abono Salarial, o trabalhador deve entrar em contato com o Ministério do Trabalho e Emprego, por um destes meios: ALÔ TRABALHO (Disque 158);

A primeira é pelo Aplicativo Caixa Trabalhador, dispna página do PIS no site da Caixa. Nele, basta escolher as abas "Você", "Serviços Sociais", "PIS", "Consulta o Pagamento" para verificar os dados. A outra forma de verificar o cadastro é pelo Atendimento CAIXA ao Cidadão: 0800 726 0207.

Consultar Pasep por telefone
É possível consultar o seu número ligando para o telefone da Previdência Social (135) e registrar o seu CPF. Um atendente confirmará os dados cadastrais e informar o seu número.

O problema pode estar relacionado a incompatibilidades no sistema de cadastro e, por isso, apenas o contato com a instituição pode trazer informações precisas ao trabalhador sobre o que deve ser feito.

Mas caso seus dados estejam corretos no app Meu INSS, então a falha deve constar nos sistema das própria Caixa Econômica Federal, banco responsável pelo repasse dos valores através do Caixa Tem. Para resolver, a recomendação principal é de entrar em contato através do serviço Caixa Cidadão, pelo número 0800 726 0207.

Pelo aplicativo Caixa Trabalhador
Você também pode consultar o número do seu PIS dentro do aplicativo Caixa Trabalhador. Para isso, baixe o app na loja de aplicativos do seu celular (disponível para iOS e Android). Abra, clique em "Acessar" e informe o seu CPF.

Mas, infelizmente não existe um Ministério do Trabalho WhatsApp.

Uma maneira simples de consultar o PIS com o número de CPF é por meio do site Meu INSS. Integrada ao gov.br, a ferramenta centraliza diversos serviços. Além de consultar o PIS, é possível conferir o tempo de contribuição por meio do acesso ao Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

Apesar de muitos possuírem conta na Caixa Econõmica Federal, banco responsável pelo pagamento do PIS 2023, eles não recebem o PIS antecipado. A consulta aos valores do PIS 2023 será liberada antes do dia 15 de fevereiro, entenda mais adiante e leia nesta matéria: Como consultar o PIS pelo CPF?

Os pagamentos serão divididos em seis lotes, baseados no mês de nascimento, no caso do PIS; e no número final de inscrição, no caso do Pasep. O dinheiro será depositado nas datas de liberação dos lotes e poderão ser sacados até 28 de dezembro de 2023.

Tem direito a receber o abono salarial do PIS/Pasep todo trabalhador com carteira assinada e servidor público que recebeu salário mensal médio de até dois salários-mínimos durante o ano-base (neste ano a referência é o ano de 2021).