Como liberar endorfina e serotonina naturalmente?

Perguntado por: evargas . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Como aumentar as endorfinas

  1. Fazer exercício físico. Uma das melhores formas de aumentar a liberação de endorfinas é fazer uma corrida, pelo menos 1 vez por semana. ...
  2. Comer chocolate. ...
  3. Dar gargalhadas. ...
  4. Ter contato íntimo. ...
  5. Ser grato. ...
  6. Relembrar bons momentos. ...
  7. Fazer planos para o futuro.

É o neurotransmissor responsável por promover sensação de prazer e bem-estar. A ausência dessa substância no cérebro pode causar de mau humor a depressão. É liberada no organismo como um analgésico diante das situações de dificuldades, como dor e estresse, com o objetivo de amenizá-los.

Ativando os hormônios da felicidade

  1. 1 - Praticar exercícios físicos. A atividade física é uma ótima maneira de ativar a produção de endorfina e dopamina no corpo. ...
  2. 2 - Se alimentar de forma saudável. ...
  3. 3 - Manter relacionamentos saudáveis. ...
  4. 4 - Praticar técnicas de relaxamento.

O Endorfeel nutri é indicado para o tratamento de depressão leve, obesidade e tensão pré-menstrual, cansaço mental devido ao estresse diário. Endorfeel Nutri é composto de Flor de Sal e Padina pavonica que promove liberação de endorfinas, como também a amplificação de sua atividade na pele e organismo.

6 alimentos saudáveis que aumentam a sensação de felicidade

  1. Feijão. É rico em triptofano, um aminoácido que o corpo usa para impulsionar a produção de serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar.
  2. Castanhas. ...
  3. Pão e macarrão integrais. ...
  4. Folha verde escura. ...
  5. Salmão. ...
  6. Frutas cítricas.

Chá de cúrcuma
Essa raiz tem sido estudada e pode influenciar os neurotransmissores serotonina e dopamina, que ajudam a criar nosso estado de humor. A raiz em pó pode ser utilizada como aditivo em qualquer outro chá.

Todo tipo de atividade física é capaz de estimular a produção de serotonina, no entanto os exercícios aeróbicos costumam estar associados à maior nível de produção desses neurotransmissor e, por isso, pode ser interessante que a pessoa pratique corrida, natação, caminhadas ou dança, por exemplo.

8 maneiras de aumentar o nível de serotonina, o hormônio da...

  1. Chocolate. Sim, ele realmente nos deixa mais feliz! ...
  2. Meditação consciente. Torne-se mais atento! ...
  3. Exercícios. A atividade física também aumenta o nível de serotonina. ...
  4. Ioga. ...
  5. Sol. ...
  6. Ômega 3. ...
  7. Iogurte. ...
  8. Afeto.

Endorfina
O que comer para ativar a endorfina: esse neurotransmissor é estimulado pelo consumo de alimentos picantes e ricos em capsaicina, como pimenta-malagueta, pimenta-dedo-de-moça, pimenta-caiena, jalapeño e chili.

Algumas formas de aumentar a liberação de endorfinas na corrente sanguínea são:

  1. Fazer exercício físico. ...
  2. Comer chocolate. ...
  3. Dar gargalhadas. ...
  4. Ter contato íntimo. ...
  5. Ser grato. ...
  6. Relembrar bons momentos. ...
  7. Fazer planos para o futuro.

Os principais nutrientes que trazem bom humor são o aminoácido triptofano, carboidratos, ácido fólico, potássio, vitamina C, cálcio, vitaminas do complexo B, magnésio, selênio e os ácidos graxos. Mas não adianta consumir apenas alimentos com esse tipo de substâncias.

A fluoxetina chegou ao mercado em 1986, com o nome comercial de Prozac. Produzido pelo laboratório Eli Lilly, o medicamento ficou conhecido como “pílula da felicidade”, representando uma revolução na categoria de antidepressivos.

A produção do "hormônio do amor" pode ser estimulada com alimentação saudável, abraços ou a convivência com um pet

  1. Contato físico. O contato físico em forma de abraços, massagens, cafunés e carinhos estimulam a produção do hormônio. ...
  2. Praticar boas ações.

Há uma série de hormônios que, quando bem alterados, podem desencadear a tristeza sem fim. É o caso da corticotrofina, do cortisol, do estrogênio, da progesterona e do T4. Alguns dificultam a comunicação cerebral. Outros interferem na ação da serotonina, neurotransmissor relacionado à sensação de bem-estar.

A serotonina baixa é causada por estresse e alimentação inadequada. No primeiro caso, acontece o aumento do cortisol, que provoca a diminuição do processo químico no cérebro, afetando a produção de serotonina.

Quanto tempo dura o efeito? Os estudos sobre a duração do efeito das endorfinas no organismo são muito distintos: uns apontam para uma ou duas horas após o exercício; outros para 72 horas.

Banana, abacaxi, abacate e ameixa. São as frutas com mais triptofano, aminoácido essencial que promove a liberação de serotonina.