Como levar garrafa de vidro no avião?

Perguntado por: eassuncao6 . Última atualização: 14 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 13 votos

No Brasil é permitido levar 5 garrafas de no máximo 1 litro cada uma, que contenham até 70º de álcool. Para o resto dos destinos, os recipientes podem ser de mais de 1 litro, mas cada passageiro pode levar no máximo uma quantidade líquida total de 5 litros.

Conheça as restrições para bagagem de mão
Em voos domésticos, é permitido levar até 5 litros de bebidas com até 70% de graduação alcoólica, lacradas pelo fabricante. Fique atento ao peso total da bagagem de mão, cujo limite é de 10 kg. Em voos internacionais, é permitido levar até 100 ml de líquidos por frasco.

Note que o limite é de 12 litros e não 12 garrafas. Assim, se a garrafa possuir 750ml, padrão das garrafas de vinho, é possível trazer 16 garrafas sem a cobrança de imposto.

Como embalar vidro para mudança? Para segurança, seja qual for o tipo de transporte, para grandes peças de vidros o processo de embalar é dessa forma: Utilize uma camada grossa de plástico bolha, e depois, para finalizar, prenda com fita adesiva. Depois, reforce os 4 cantos com papelão e faça cantoneiras reforçadas.

Recomendamos levar a quantidade de até 5 litros como bagagem de mão. Todas as garrafas devem estar lacradas e conter até 1 litro de conteúdo e até 24% de álcool.

Na bagagem de mão, em vôos nacionais, é permitido levar duas garrafas de vinho. Já no caso de despache, não há limite, embora haja o perigo de excesso de peso e custo adicional (o peso varia de acordo com o voo – consulte a companhia aérea).

Os frascos, por sua vez, devem ser embalados em uma sacola plástica com zip (apenas uma por passageiro), com capacidade máxima de 1 litro e com dimensões de até 20 cm x 20 cm. Itens que não se enquadrem nesse padrão podem ser barrados durante o check-in.

Voos internacionais permitem que cada passageiro despache até 12 litros de bebidas alcoólicas, o que equivale a 16 garrafas de vinho. Todavia, é importante pontuar que cada pessoa pode levar apenas 12 exemplares iguais. Qualquer quantidade acima disso será barrada no embarque.

Bebidas alcoólicas
Quem informa é a Receita Federal. Cada passageiro pode trazer até 12 litros de bebida alcoólica do exterior para o Brasil. Mas isso somente despachado, já que frascos acima de 100 ml são proibidos em bagagem de mão em voos internacionais.

Conforme informações acima, o álcool em gel é considerado um artigo de higiene. Assim, há limitações de 0,5 kg ou 0,5 L por artigo nos voos domésticos. Para o álcool líquido utilizado para fins medicinais ou antissépticos, as restrições são semelhantes às aplicáveis ao álcool em gel.

Mas, nos voos dentro do Brasil, você pode levar na bagagem de mão até cinco garrafas de vinho, uísque ou de cerveja (ou qualquer outra bebida com menos de 70% de álcool), desde que cada garrafa não ultrapasse um litro.

Também em voos domésticos, é possível levar até 4 unidades de spray de uso médico ou de higiene pessoal, em frascos de até 300 ml ou 300 g. Em voos domésticos, pode-se levar no máximo 5 garrafas de bebida alcoólica de até um litro cada, desde que estejam lacradas e tenham teor alcoólico inferior a 70%.

As peças de vidro devem ser transportadas sempre na vertical. Furos e recortes devem estar voltados para cima. Outro ponto importante: primeiro, devem ser colocadas as peças maiores, depois, as médias e, por fim, as pequenas.

Orienta-se que as peças sejam sempre transportadas na vertical e que, caso contenham furos e cortes, elas estejam voltadas para cima. Ademais, os produtos maiores devem ser colocados primeiro no caminhão, em seguida, as médias e, por fim, as menores.

2º passo: Envolva o vidro com papel: Utilize papel para envolver a tampa de vidro completamente evitando possíveis atritos. Passe fita adesiva de forma consistente, impedindo que haja espaços sem proteção, principalmente nas quinas, onde o risco é maior de quebra.

Em bagagem de mão - voos domésticos: Sim. Em recipientes lacrados com capacidade de até 1L, não excedendo o total de 5L por passageiro.

Você pode importar 12 litros de bebida alcóolica, o que equivale a 16 garrafas de vinho no tamanho padrão de 750 ml. Essas garrafas podem ser compradas direto do produtor, em lojas e adegas. No entanto, esta quantidade de bebida não pode ultrapassar a cota de importação.