Como levar energia a longa distância?

Perguntado por: imonteiro . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 12 votos

A perda com a distancia, ou a queda de tensão ocorre devido a resistência ôhmica, que existe em todos os cabos, visando manter a potência de entrada constante, o ideal seria utilizar um cabo mais grosso, que terá menor resistência ôhmica.

O transporte de energia elétrica é realizado em muito alta tensão (MAT), utilizada para que as perdas de eletricidade sejam diminuídas durante o trajeto e para que esse seja mais seguro. Os principais componentes de um sistema de transmissão são: torres, isoladores e subestações.

Cabo De Alumínio

Cabo De Alumínio Quadruplex 16mm - 300 Metros Neutro Nu.

Fio Cabo Sil Flexível 35mm Preto 200 Metros.

Eu aconselho a utilizar o condutor de 4 mm² de seção ou no mínimo o de 2,5 mm². Assim você estará despreocupado e não terá problemas futuros na rede elétrica da bomba.

Como padrão para transmissão a longas distâncias são utilizados sinais em corrente contínua modulados entre 4 a 20 mA. Para curtas distâncias de até 15 metros aproximadamente, também utilizam-se sinais em tensão contínua modulados entre 1 e 5V.

Ela é transportada por meio de linhas de transmissão e chega até o seu destino por redes de distribuição. Essas redes são formadas por postes, cabos e transformadores que, por sua vez, levam a eletricidade às residências, indústrias, hospitais, escolas, entre outros locais.

Transmissão: aqui é realizado o transporte de grandes blocos de energia a longas distâncias. Isto é, desde a geração até os centros de consumo. A transmissão tem altos níveis de tensão e é realizada por torres e cabos elétricos de grandes capacidades.

De acordo com a expressão, temos que quanto maior for o valor da corrente elétrica que queremos transportar, maior será a perda de energia através da dissipação de energia nos fios. Por isso, é mais vantajoso transportar em tensões muito altas, com correntes mais baixas.

As etapas da distribuição e do transporte de cargas

  1. Administração do transporte. ...
  2. Conferência da carga. ...
  3. Roteirização da entrega. ...
  4. Controle do transporte de carga. ...
  5. Descarregamento, roteirização e entrega da carga. ...
  6. Análise de indicadores.

Ultra-alta tensão
Ele pode reduzir as perdas de 30% a 40% das regiões geradoras de energia para os grandes polos consumidores, trazendo maior estabilidade ao Sistema Integrado Nacional (SIN), ou seja, menor risco de apagões.

A bitola dos fios e cabos elétricos (também conhecida como seção) está relacionada à espessura do condutor. Assim, quanto mais grosso for o fio, maior a sua capacidade de receber corrente elétrica.

Cabo de rede Cat6
A categoria 6a (augmented, na tradução “ampliado”) foi criada para possibilitar o uso de cabo de rede em até 100 metros em redes 10G, pois suportam frequências de até 500 MHz e integram medidas que minimizam a perda de sinal e a ocorrência de interferências entre os pares, chamada de crosstalk.

A venda é feita por metro. Coberto por PVC anti-chamas, o cabo 16 mm tem temperatura de operação ideal de até 70 graus Celsius e tensão elétrica máxima de 750 V.

O fio 2 5mm 50 metros é fornecido pela KR Materiais Elétricos em práticos rolos ou bobinas com comprimento de 50 metros. Apresenta via condutora única, com bitola ou área de secção nominal de 2,5mm2, fabricada com fios de cobre nu ou eletrolítico encordoados.

Assim, independentemente do tipo de fios e cabos, você precisa escolher condutores que suportem essa corrente. Fios de 10mm², por exemplo, suportam em média 50 ampères.

6mm²

Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 7500W ou 7800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 40A e a seção do cabo deve ser 6mm².

Para suportar alta tensão, os cabos elétricos são fabricados com alta rigidez, com capacidade para tensões de 3,6 kV até 35 kV. Por essa característica, os cabos elétricos de alta tensão podem ser utilizados em instalações industriais, principalmente para aquelas que utilizam maquinário de alta tensão.

O circuito elétrico é o conjunto de equipamentos que promove a passagem de corrente elétrica. Circuito elétrico é uma ligação de dispositivos, como geradores, resistores, receptores, capacitores, indutores, etc., feita por meio de um fio condutor, que permite a passagem de cargas elétricas pelos elementos do circuito.

Quanto maior a tensão, menores serão a corrente e a espessura dos fios, sendo o contrário para tensões menores. Na Europa, a tensão costuma ser 220V, uma forma de economizar com fios de cobre.

Como tornar o caminho da energia mais seguro e eficiente? Mesmo com soluções de grande porte para a rede nacional, os especialistas consideram que a energia mais segura e eficiente é aquela produzida o mais próximo possível do ponto de consumo. Com isso, as perdas no meio do caminho acabam.