Como levantar uma pessoa que fez abdominoplastia?

Perguntado por: ucrespo5 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

O ideal é ter uma cama articulada para elevar a parte do tronco e pernas, para ficar mais confortável, algumas pessoas alugam uma cama hospitalar para os primeiros 15 dias. Mas, se isso não for possível, pode-se colocar almofadas nas costas, pois o objetivo é e elevar o troco e levantar as pernas.

A paciente consegue andar ereta depois de 20 dias de abdominoplastia. Antes disso, não será possível esticar o tronco, porque não haverá pele suficiente. Já que a cirurgia remove toda a flacidez de pele abaixo do umbigo. A forma correta de andar nos primeiros dias é curvada, para não comprometer a cicatrização.

Ao sentar-se, opte por cadeiras, apoiando os pés no chão e encostando-se totalmente. Para andar, dobrar o tronco, curvando as costas e apoiando as mãos na barriga, pois essa posição oferece mais conforto e ameniza a dor.

É comum que o paciente sinta incômodos nos primeiros dias, mas isso vai sumindo gradativamente. Esse período requer muito repouso durante os primeiros 10 dias e a recuperação total demora cerca de 2 meses.

Evite esforço físico nos primeiros 30 dias
Um dos cuidados mais essenciais com a cicatriz da abdominoplastia é evitar esforço físico ou carregar peso nos primeiros 30 dias! Isso porque desrespeitar o tempo de repouso recomendado pelo seu cirurgião plástico pode causar até mesmo a abertura da cicatriz.

No dia seguinte da cirurgia de Abdominoplastia já se pode tomar banho completo. Geralmente isso é feito no próprio hospital antes da alta.

Os drenos são mais comumente usados na abdominoplastia e, em alguns casos, nas mamoplastias. Em geral, os drenos ficam no paciente por 5 a 10 dias e são retirados quando o débito diário está abaixo de 30 a 50 ml.

A não ser que exista uma orientação específica para permanecer na cama, levante-se, com auxílio, eleve a cabeceira da cama, utilize os braços e levante-se de lado (evite se levantar de frente para não forçar a parede abdominal), sente-se, caminhe tão logo seja capaz.

Quanto tempo a pele cola depois da abdominoplastia? A recuperação da abdominoplastia para a pele “colar” depois da cirurgia varia para cada paciente. Usualmente, entre 1-3 meses, a pele já está bastante aderida e com cicatrização forte, mas apenas com 12 meses temos a maturação completa da cicatriz.

Em curto prazo, todas as pacientes de Abdominoplastia têm pontos inflamados. Isso faz parte do processo de cicatrização e melhora em 2 ou, no máximo, 3 semanas. Porém, caso isso não aconteça e o ponto inflamado fique escuro, você deve procurar a orientação do seu cirurgião plástico.

É natural que boa parte do inchaço desapareça cerca de três semanas após a abdominoplastia. Nesse momento, o resultado já se torna bastante satisfatório. No entanto, o corpo continuará eliminando líquidos da região por até um ano ou mesmo 18 meses, deixando a aparência ainda melhor!

Caso não seja corrigida essa aderência após-abdominoplastia, a barriga ficará com ondulações. Ou seja, o resultado não será um abdômen lisinho. E isso não será culpa do cirurgião plástico já que, com certeza, ele vai indicar sessões de drenagem no pós-operatório de Abdominoplastia.

Benefícios da cinta modeladora pós abdominoplastia
Sem o acessório, a sustentação do corpo fica comprometida, os inchaços tornam-se bem mais proeminentes, a cicatrização pode demorar tempo superior ao estimado, sem contar a vulnerabilidade imposta à área tratada.

Por este motivo, na recuperação de abdominoplastia é importante seguir alguns cuidados básicos já mencionados, como:

  1. Deitar com as pernas elevadas, apoiadas sobre travesseiros.
  2. Não ficar longo períodos na mesma posição.
  3. Fazer pequenas caminhadas para ativar a circulação.
  4. Beber bastante líquido.

Os maiores desconfortos do pós-cirúrgico da abdominoplastia acontecem nos 3 primeiros dias, e as recomendações médicas para este período são evitar esforços durante o primeiro mês e utilizar uma cinta modeladora durante esse período.

O vapor da água quente pode piorar o edema na pele, além de causar tonturas e queda de pressão. Converse com o seu médico para saber quando você poderá voltar a tomar banhos quentes, afinal, esta não é uma recomendação para o resto da vida. Apenas para o período de pós-operatório.

– É permitido lavar os cabelos 3 dias após a cirurgia, preferencialmente em salão de beleza. Não lave os cabelos debruçando-se para a frente, pois isto pode propiciar sangramento.

Nos pacientes sob anestesia geral, interrompemos a administração contínua dos anestésicos e, aproximadamente 10 a 20 minutos após, ocorre o despertar. Esta primeira fase do despertar, é realizada sob diretamente pelo anestesista na sala de cirurgia.