Como levantar da cama sozinha após cesárea?

Perguntado por: ohilario . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 13 votos

13 dicas após a cesariana

  1. Mantenha repouso absoluto.
  2. Cuide bem da cicatriz.
  3. Evite carregar peso.
  4. Retome a rotina aos poucos.
  5. Não passe nada na cicatriz.
  6. Reduza o inchaço com massagens.
  7. Beba bastante água, ative o intestino e mantenha a produção de leite.
  8. Respeite seus limites.

Evite carregar peso ou realizar atividades físicas intensas ou esforços em vão, isso pode prejudicar a cicatrização e gerar complicações. Mantenha esse repouso durante sua licença a maternidade até que terminem as fases do Puerpério.

Devido ao desconforto, a dor, os cuidados pós-parto e a cicatrização cesariana, a mulher pode precisar de, pelo menos, 6 semanas - ou mais - para retomar as atividades sexuais. Antes disso, haveria ainda o risco de ruptura dos pontos e outros malefícios.

Dor ou desconforto após a cesariana dependem muito de cada mulher em sua intensidade e duração, mas normalmente em até 2 semanas após o parto os principais sintomas e incômodos gerados pela cirurgia cessam.

Obviamente, não é possível entrar no chuveiro logo após o parto. Mães de bebê que nasceram por cesárea devem esperar de seis a 12 horas para o primeiro banho. Esse intervalo de tempo é suficiente para passar o efeito da anestesia.

— Você pode tossir, espirrar, ir ao banheiro. Isso não romperá os pontos. O que não é indicado é agachar-se. Tossir e espirrar pode provocar dor, mas não arrebentar os pontos.

Os analgésicos orais são uma forma conveniente e muito usada para aliviar as dores que surgem após a cesariana. Vários tipos e doses de analgésicos, podem ser usados, isoladamente ou em conjunto com outras formas de analgesia.

Ficar com os braços amarrados
Isso é necessário porque em um braço fica o manguito do aparelho que mede a pressão arterial e, no outro, o oxímetro (para avaliar o nível de oxigênio que chega até os dedos das mãos), além de um acesso venoso para receber soro e medicamentos.

Não tem segredo: a melhor posição para dormir é aquela em que a mulher se sentir mais confortável. É comum que depois da cesárea as mães prefiram dormir de lado ou de barriga para cima, mas isso não é uma regra. O importante é respeitar a cicatrização da cirurgia e procurar uma posição confortável para relaxar.

Boa parte dos médicos recomenda que, depois de uma cirurgia, a pessoa durma de barriga para cima para acelerar a cicatrização e evitar pressões sobre o curativo.

Melhor posição para dormir depois da cesárea
A posição para dormir mais indicada no pós parto é de barriga para cima, com um travesseiro embaixo dos joelhos, que ajudará a acomodar as costas e evitar dor. Para os casos em que a mulher prefere dormir de lado, o ideal é colocar um travesseiro entre as pernas.

Depois de retirar a placenta há uma queda dos hormônios na mulher, ocorrendo a redução da libido, bem como da lubrificação vaginal. Além disso, a nova rotina, muito mais cansativa, pode fazer com que a mulher queira deixar o sexo em último plano.

- Drenagem linfática: uma massagem suave pode ser feita assim que a mulher sai da maternidade. Ela estimula o sistema linfático, responsável pela eliminação de toxinas e redução do inchaço. “Mas evite movimentos sobre o útero nos primeiros dias” - diz Apolonia.

Isso costuma acontecer durante o último trimestre de gestação e logo após o parto, no chamado puerpério imediato, que dura de 1 a 10 dias depois da mulher dar à luz. Já o puerpério tardio vai do 11º ao 45º dia após o nascimento.

Porque na maioria das vezes, após a cirurgia a mamãe não pode levantar a cabeça, pelo risco de cefaleia pós raqui. A enxaqueca além de forte é frequente, por isso é pedido às mamães que não levantem o tronco, de forma a evitar o incômodo. Após a raqui é importante o repouso e o cumprimento do pós operatório.