Como ler uma função?

Perguntado por: opaz . Última atualização: 7 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 17 votos

Na linguagem matemática, significa que “f: A --> B” (lê-se f de A em B). Na expressão que denota a função (f: A --> B), f é o nome da função, A é chamado de domínio e B é denominado de contradomínio.

O conceito básico de função é o seguinte: toda vez que temos dois conjuntos e algum tipo de associação entre eles, que faça corresponder a todo elemento do primeiro conjunto um único elemento do segundo, ocorre uma função.

A formação de uma função do 1º grau é expressa da seguinte forma: y = ax + b, onde a e b são números reais e a é diferente de 0. Consideremos x e y duas variáveis, sendo uma dependente da outra, isto é, para cada valor atribuído a x corresponde um valor para y.

Pela definição de função afim, temos que ela é determinada pela seguinte expressão f(x)=ax+b, ou seja, para determinar tal função, basta encontrarmos os coeficientes a, b. Veremos que para descobrir estes coeficientes precisamos apenas de dois pontos e o valor da função nesses pontos.

Domínio, imagem e contradomínio
Três elementos básicos compõem as funções matemáticas, das mais simples até as mais complexas. São elas: domínio, imagem e função.

Comumente, estudantes atribuem essa dificuldade ao fato de o cálculo lidar com ideias aparentemente muito diferentes daquelas estudadas na matemática do Ensino Médio – quase como se a matemática passasse a ser outra coisa, estranha e desconhecida.

Cálculo: dicas para estudar

  1. A prática leva à perfeição. Não tem jeito fácil: o melhor que você pode fazer é treinar, treinar e treinar. ...
  2. Assista a videoaulas. ...
  3. Entender a teoria é essencial. ...
  4. Não tem problema em procurar ajuda. ...
  5. Faça uma planilha de estudos. ...
  6. Livros são seus melhores amigos.

Gráfico de uma função

  • Exercícios de Função Afim.
  • Função Afim.
  • Domínio, contradomínio e imagem.
  • Função Inversa.
  • Função Quadrática.
  • Análise Combinatória.
  • Função Exponencial.
  • Função Quadrática - Exercícios.

Informalmente, a lei de formação da função f é a regra matemática que define exatamente como associar a cada elemento a do domínio A um único valor b, ou f(a), do contradomínio B.

A função afim é qualquer função que possua a lei de formação y = ax + b, sendo a e b números reais e a diferente de zero. Desse modo, uma função afim é também uma função do primeiro grau, pois não apresenta produto ou potência de variáveis.

A função de primeiro grau ou função afim é uma norma matemática que relaciona as variáveis de uma equação, ou seja, a dependência de um elemento em relação ao outro. Por isso, a função de primeiro grau é utilizada para definir a relação entre as variáveis x e y. Isso porque para cada valor dado a x, determinará o de y.

O que é o zero de uma função? O zero da função, também chamado de raiz da função, é justamente aquele ponto que está marcado aí no gráfico, é o valor de que faz com que a função seja igual a .

Definição: O gráfico de uma função y = f(x) é conjunto de todos os pares ordenados (x, f(x)), sendo x pertencente ao domínio da função. Os pares (x, f(x)) são representados graficamente por um ponto num plano cartesiano com sistema de coordenadas.

Chamamos de logaritmo de a na base b, representado por logab, o valor x, tal que a elevado a x seja igual a b. Por exemplo, ao escrevermo log28 (lê-se logaritmo de 8 na base 2), estamos procurando o número a que devemos elevar o 2 para que a resposta seja igual a 8. Log28 = 3, pois 2³ = 8.

Elas são classificadas em seis tipos: função referencial, função emotiva, função poética, função fática, função conativa e função metalinguística.

A estrutura de uma função começa com um sinal de igual (=), seguido do nome da função, um parêntese de abertura, os argumentos da função separados por vírgulas e um parêntese de fechamento.

O estudo das funções se apresenta em vários segmentos, de acordo com a relação entre os conjuntos podemos obter inúmeras leis de formação. Dentre os estudos das funções temos: função do 1º grau, função do 2º grau, função exponencial, função modular, função trigonométrica, função logarítmica, função polinomial.

Resumo. Historicamente, se pode observar que os cursos de Ciências Exatas estão entre os que mais reprovam, especialmente no que se refere à Matemática, não só no ensino superior, mas desde o ensino fundamental.