Como ler todos os dias?

Perguntado por: lmedeiros . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.8 / 5 5 votos

6 dicas para ler mais

  1. Reserve um período do dia para ler (e leia mesmo) ...
  2. Compre e/ou pegue emprestado mais livros do que consegue ler. ...
  3. Vá a feiras de livros. ...
  4. Leia mais de um livro por vez. ...
  5. Comprometa-se a ler determinado número de páginas antes de desistir de um livro. ...
  6. Carregue sempre um livro na mochila.

Além de ser uma atividade relaxante, ela ajuda a aliviar o estresse expandindo o conhecimento e o vocabulário. Ler diariamente também contribui para desenvolver a escrita e melhorar o raciocínio, ao mesmo tempo em que aumenta a capacidade de concentração.

Em algumas pesquisas recentes, indicam 30 minutos ou 20 páginas por dia, para que se possa "criar o hábito" da leitura. Isso varia muito de cada pessoa, pois se o livro estiver muito bom, pare de ler quando quiser, e também tem outros que pra finalizar um capítulo é um desafio.

O excesso de informações pode causar fadiga mental e deixá-lo tão cansado quanto quem se exaure fazendo exercícios físicos.

Ler protege a mente hoje e no futuro
Estudos apontam que ler pode ser uma forma de proteger a mente contra o surgimento de doenças neurodegenerativas. Segundo a professora Aline, quando lemos melhoramos o funcionamento cerebral, o que ajuda a “atrasar” sintomas de doenças como demência e Alzheimer.

Hábito de leitura: como faço para desenvolver?

  1. Trabalhe a paciência. ...
  2. Estabeleça metas diferentes. ...
  3. Escolha os assuntos que gosta. ...
  4. Faça uma lista de livros. ...
  5. Defina um horário de leitura. ...
  6. Crie um espaço ideal para ler. ...
  7. Converse com seus amigos sobre os livros. ...
  8. Exerça o seu lado voluntário.

Confira estas dicas para criar um hábito de leitura e não deixar mais os livros de lado.

  1. Leia contos. ...
  2. Faça um cronograma. ...
  3. Leia com mais gente. ...
  4. Aproveite todo e qualquer momento vago. ...
  5. Prefácios estão lá para ajudar. ...
  6. Busque textos de apoio. ...
  7. Ajude sua imaginação.

Obviamente, quando lemos apenas um livro por vez, já estamos exercitando o nosso cérebro e isso é muito importante, especialmente em um país em que 44% da população não tem o hábito da leitura.

Considerando a velocidade média com a qual alguém diz 300 palavras por minuto, um leitor leva cerca de um minuto para terminar uma página. Portanto, para ler um livro de 300 páginas por dia, o leitor médio deveria reservar 35 horas semanais.

Por outro lado, autores defendem que apenas 5 páginas de leitura por dia podem fazer diferença ao final de um ano. Para isso, torna-se necessário observar apenas duas regras: Regra 1: Nunca deixe de ler 5 páginas todo dia. Se, por algum motivo, não for possível cumprir a meta, esse número dobrará a cada dia não lido.

Ler estimula o raciocínio, ativa o cérebro, aumenta a imaginação, melhora o vocabulário, desenvolve o pensamento crítico, combate o estresse, dá um gás motivacional, amplia criatividade, estimula a capacidade de concentração e o leitor transforma a sua escrita.

40 a 50 páginas, em média , é o que um adulto pode ler por hora.

Amplia o repertório de vocabulário
Além de todos os benefícios para o cérebro, a leitura ajuda a desenvolver as capacidades ligadas ao aprendizado, pois amplia nosso vocabulário, nos faz relembrar regras de ortografia e gramaticais, favorece a melhora da escrita e auxilia no desenvolvimento do nosso senso crítico.

Ler ou escrever em computador não causa nenhum problema grave de visão. Hoje não temos como evitar trabalho em computador, celular e smartfone. Os monitores de computador, celular e tablet não emitem nenhum tipo de energia ou radiação que prejudique os olhos.

ler deitado propicia um achatamento dos olhos, o que é ruim para a saúde deles. E ler no escuro dilata a pupila e causa desconforto. Por isso, o melhor é não apagar a luz para usar o computador ou ver TV. Você corre o risco de se cansar mais e ficar com dor de cabeça.

Quanto mais uma pessoa lê, mais a leitura se torna automática, liberando espaço cognitivo para análises intelectuais mais profundas. Isso quer dizer que nossa mente decodifica as letras e palavras com mais facilidade e rapidez quanto mais prática temos. Ler se torna mais fácil com o passar do tempo!

Popularmente, denominamos de "bibliófilo" aquele que costumar ler com muita frequência.

Assim ao ler temos pelo menos 3 grupos de pequenos músculos atuando em conjunto. E como qualquer músculo, entram em fadiga caso usados por muito tempo. Por isso é comum a queixa de pessoas que conseguem ler pela manhã, mas a tarde e a noite não mais conseguem.

Leio sobre comportamento porque mais importante do que entender de tecnologia, é compreender como o ser humano se comporta e evolui ao longo do tempo. Leio porque a leitura me impulsiona para a frente. Porque me ajuda a dividir o que aprendo com outras pessoas. Porque me ajuda a aplicar imediatamente.

O meu pé de laranja lima, de José Mauro de Vasconcelos. O primeiro título da literatura brasileira incluído nessa lista é O meu pé de laranja lima, escrito em 1968, adaptado para a televisão e para o cinema e traduzido para mais de cinquenta línguas.