Como ler sinal analógico?

Perguntado por: acurado . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

Ou seja, podemos, por exemplo, definir que uma temperatura na faixa de 0 oC a 100 oC será representada por um sinal de 4 a 20 mA. Dessa forma, quando a temperatura for 0 oC o sinal terá 4 mA, quando a temperatura for 50 oC o sinal terá 12 mA e quando a temperatura for 100 oC o sinal analógico terá 20 mA.

Multiplexagem – Uma técnica comum para medir diversos sinais com um único equipamento de medição é a multiplexagem. O equipamento de condicionamento de sinal para sinais analógicos geralmente possui multiplexagem para uso com sinais de alteração lenta como temperatura.

O sinal 4-20mA possui o chamado “zero vivo”, ou seja, o valor em 4mA representa o sistema em funcionamento como se fosse o valor mínimo (zero). No padrão 0-20mA, como o mínimo do sistema é 0mA, a ocorrência de uma falha no instrumento seria interpretada pelo sistema com um o valor mínimo de operação.

O sinal analógico em resumo é uma onda contínua que varia em função do tempo. Este tipo de sinal oscila bastante e tem queda em qualidade, visto que o sinal trafega por uma frequência muito grande.

Os sinais binários são convertidos em um sinal analógico equivalente por meio de uma referência e, em seguida, o sinal resultante pode passar por um filtro e por um amplificador. Quanto a saída analógica esta pode ser uma tensão ou uma corrente mais a maioria dos conversores D/A possuem uma saída na forma de tensão.

Dados representados por variações contínuas em algumas propriedades físicas, como voltagens, frequências ou pressões. Ao contrário do binário, que é representado por uma sequência de impulsos elétricos (bits).

Um sistema analógico contém dispositivos que manipulam quantidades físicas que são representadas na forma analógica. Em sistemas analógicos, as quantidades físicas podem variar ao longo de uma faixa contínua de valores.

Quando o sinal (sua amplitude) varia continuamente ao longo do tempo, ou seja, possui um valor diferente a cada instante de tempo, ele é dito analógico. Um exemplo desse tipo de sinal é a nossa voz.

Nos dois sistemas de HDTV, o sinal de vídeo analógico contém freqüência de até 20 MHz, o que torna impossível a sua transmissão através dos canais tradicionais de TV, com banda de 6 MHz.

Para processar sinais analógicos usando circuitos digitais, deve-se efetuar uma conversão para essa última forma, a digital. Tal conversão é efetuada por um Conversor Analógico-Digital ("A/D converter" ou ADC).

Nele, o CLP envia o sinal analógico para o posicionador e este, por sua vez, manipula a posição da válvula de 0 a 100% de acordo com a amplitude do sinal recebido.

A forma mais popular de transmissão de sinal usada nos modernos sistemas de instrumentação industrial é o padrão DC de 4 a 20 miliamperes. Este é um padrão de sinal analógico, esse sinal de corrente elétrica é usado para representar proporcionalmente as medições ou os sinais de comando.

Teoricamente, não há um limite de distância para a transmissão.

Isso ocorre porque a tensão de ruído medida em qualquer resistor é igual aos Ohms do resistor dividido pelo total de Ohms no circuito multiplicado pela tensão de ruído. A voltagem através do Receptor de 20 mA da corrente de loop é de cinco volts.

O passo a passo da migração é o seguinte: verificar se há disponibilidade do sinal em sua região, adquirir uma antena UHF conectada à TV para que El receba o novo sinal, conseguir um conversor digital (em caso de modelos muito antigos ou daquelas TV's de tubo) e, finalmente, sintonizar os canais de forma digital.

Para transformar a sua TV em Smart é preciso instalar o conversor Smart TV. O processo é bem simples, não tem segredo! Ao comprar o conversor Smart, você só precisa instalar o cabo HDMI ou AV/RCA na sua TV e no aparelho, ligá-lo e conectá-lo à internet (via Wi-Fi ou cabo).