Como ler resultado de PAAF?

Perguntado por: lsiqueira . Última atualização: 27 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

Atualmente a PAAF segue a classificação de Bethesda: Bethesda I: material insuficiente. Bethesda II: benigno. Bethesda III: atipia de significado indeterminado (pode ser benigno ou maligno, em geral risco de malignidade de até 15%).

Bethesda III: Atipia de significado indeterminado ou lesão folicular de significado indeterminado. Essa categoria é chamada de indeterminada, onde as células desse nódulo apresentam características parecidas com um nódulo benigno, mas não completamente. O risco de malignidade nesses casos é de 5-15%.

Quando, por exemplo, temos um resultado de "Bethesda 1" nos exames, significa ser um resultado indeterminado, inconclusivo, que provavelmente está relacionado com um nódulo com menor quantidade de células, ou em que teve algum pequeno sangramento que não conseguimos uma amostra adequada para fazer esta análise.

Saber se um tumor é maligno ou benigno acontece somente com a execução de exames por imagem e o resultado da biópsia. Portanto, o acompanhamento médico é a melhor forma para ter precisão no diagnóstico e orientação para tratamentos eficazes que procuram restabelecer a qualidade de vida no menor tempo possível.

Quanto maior é o grau, mais diferente e, portanto, mais agressivo é o tumor.

  1. Grau 1 ou baixo grau ou bem diferenciado: Células pouco diferentes das células normais, com padrão de crescimento lento e bem organizado.
  2. Grau 2 ou grau intermediário ou moderadamente diferenciado: ...
  3. Grau 3 ou alto grau ou mal diferenciado:

Bethesda V ou VI — nódulo suspeito de malignidade (V) ou maligno (VI): Normalmente esses resultados são obtidos em cerca de 7% dos resultados dos exames. Nesses casos a remoção da tireoide parcial ou total geralmente é indicada.

Os achados possíveis incluem: Células atípicas: endocervicais, endometriais ou glandulares; não especificada de outra forma ou especificada nos comentários. Células atípicas: endocervicais ou glandulares; favorecer neoplásicos. Adenocarcinoma in situ: endocervical.

O carcinoma papilífero, responsável por 70%, 80% dos casos, é um tumor pouco agressivo, de evolução lenta. Na maioria das vezes, é diagnosticado num exame de rotina e reage bem ao tratamento. Quando ocorrem metástases, os gânglios linfáticos costumam ser os inicialmente afetados.

As biópsias são usadas para ajudar seu médico a diagnosticar uma variedade de condições de pele, incluindo infecções, doenças de pele e câncer de pele. Às vezes, o resultado de uma biópsia será inconclusivo, o que significa que o teste não produziu um resultado definitivo.

Os resultados de todos os exames Papanicolau realizados tiveram como conclusão ausência de malignidade, ou seja, todos os achados dos materiais examinados da amostra estavam dentro dos limites de normalidade.

A categoria atipia de significado indeterminado/lesão folicular de significado indeterminado (ASI/LFSI) da classificação de Bethesda para as citologias aspirativas de nódulos da tiroideia (CAAF) é reservada para as lesões que contenham células cuja arquitetura e/ou atipia nuclear não seja suficiente para serem ...

Grau III (score 3): nódulo hipoecóico, de contorno regular, sem calcificações e nódulos císticos com componente sólido são considerados duvidosos. Grau IV (score 4): nódulo sólido hipoecóico, de contorno impreciso e com microcalcificações é considerado suspeito para malignidade e sugestivo de câncer da tireóide.

O termo indeterminado traduz uma incerteza se a lesão é maligna ou benigna e é resultado da limitação intrínseca do método citopatológico. Risco de malignidade entre 5 e 15%. A recomendação atual nestes casos, é repetir a punção de 3 a 6 meses.

O relatório de uma amostra de biópsia com agulha grossa incluirá o tipo de tumor e a taxa ou grau de crescimento do tumor. Se o câncer for encontrado, o patologista também realizará testes de laboratório para verificar se há receptores de estrogênio ou progesterona nas células.

O resultado do exame deve ser interpretado pelo médico que solicitou e pode indicar ausência de células cancerígenas (nódulo benigno) ou presença de células cancerígenas ou tumorais (nódulo maligno).

Normalmente os do tipo benigno são comuns nas mulheres e podem ser percebidos por terem formato simétrico. Já um nódulo maligno é irregular e o formato se assemelha ao de uma estrela.