Como ler resultado da biópsia?

Perguntado por: avargas . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

Grau

  1. Grau 1 ou baixo grau ou bem diferenciado: Células pouco diferentes das células normais, com padrão de crescimento lento e bem organizado.
  2. Grau 2 ou grau intermediário ou moderadamente diferenciado: Células em divisão um pouco mais rápida do que as células normais.
  3. Grau 3 ou alto grau ou mal diferenciado:

O que se descobre na biópsia
É comum pensarmos que a biópsia é indicada somente para analisar tumores, mas ela também pode diagnosticar doenças autoimunes, como a doença celíaca por exemplo. Além disso, a biópsia também ajuda a diagnosticar doenças musculares e até mesmo as doenças de pele.

F4 – Indica a existência de cirrose ou uma fibrose muito avançada. A seguir aparece no resultado uma letra “A” indicando a atividade necroinflamatória que existe no fígado, seguida de um número que fica entre zero e 3.

Biópsia para confirmar o diagnóstico e o tecido primário é quase sempre necessária quando há suspeita de câncer. A escolha do local da biópsia é normalmente determinada pela facilidade de acesso e grau de invasividade. Se houver linfadenopatia, biópsia com agulha fina ou de núcleo pode revelar o tipo de câncer.

O relatório de uma amostra de biópsia com agulha grossa incluirá o tipo de tumor e a taxa ou grau de crescimento do tumor.

Saber se um tumor é maligno ou benigno acontece somente com a execução de exames por imagem e o resultado da biópsia. Portanto, o acompanhamento médico é a melhor forma para ter precisão no diagnóstico e orientação para tratamentos eficazes que procuram restabelecer a qualidade de vida no menor tempo possível.

Pontuação Gleason
A pontuação varia de 6 a 10, dependendo da agressividade do câncer, sendo 10 a forma mais agressiva. Grau de risco ou agressividade, com base na Pontuação Gleason: 6 ou 7: câncer de risco baixo ou intermediário. Entre 8 e 10: câncer de alto risco.

O nódulo é indolor, parece emborrachado e se move livremente. Você pode encontrar um você mesmo. Os fibroadenomas variam em tamanho e podem crescer em qualquer parte do tecido mamário. Seu médico pode diagnosticar esse tipo de nódulo simplesmente sentindo-o.

No Grau 2 ou grau intermediário ou moderadamente diferenciado, as Células têm divisão um pouco mais rápida do que as células normais, enquanto que no Grau 3 ou alto grau ou pouco diferenciado, o crescimento celular já é acelerado, desorganizado.

Malignidade é a tendência de uma doença, especialmente tumores, de se tornarem progressivamente piores e potencialmente causar a morte. É caracterizada pelas propriedades de anaplasia, invasão e metástase. Maligno(a) é um termo médico adjetivo usado para descrever uma doença grave e de piora progressiva.

É um indicador da rapidez que um tumor pode crescer e se espalhar. O grau do tumor não é o mesmo que o estágio de um câncer. Em geral, os tumores são classificados como grau 1, 2, 3 ou 4, dependendo da quantidade de anormalidade.

A biópsia por incisão não deve ser realizada em lesões vasculares, ou pigmentadas. Os melanomas são altamente metastáticos, e assim, as lesões pigmentadas devem ser excisadas com uma ampla margem de tecido macroscopicamente normal ao redor e abaixo delas.

BI-RADS 4A: Lesão com baixa suspeita de malignidade, entre 2 a 10% de risco de se tornarem câncer. BI-RADS 4B: Lesão com moderada suspeita de malignidade, entre 11 a 50% de risco de câncer. BI-RADS 4C: Lesão com alta suspeita de malignidade, entre 51 a 95% de risco de câncer.

Categoria 4 – As lesões não possuem características morfológicas típicas de câncer, porém apresentam real probabilidade de serem malignas. O médico radiologista, baseado nas imagens, tem preocupação suficiente para sugerir biópsia (Figura 2). Categoria 5 – Lesões altamente sugestivas de malignidade.

A metástase geralmente é diagnosticada por meio dos exames de acompanhamento do paciente, que são feitos depois do fim do tratamento do câncer. Esses testes também ajudam na escolha do tratamento, que leva em conta a origem, o tamanho e a extensão da metástase.

Entre os principais marcadores tumorais estão: AFP (alfafetoproteína); MCA (antígeno mucóide associado ao carcinoma); Cromogranina A; BTA (antígeno tumoral da bexiga); Telomerase; NMP22 (proteína da matriz nuclear); Cyfra 21.1; PAP (Fosfatase Ácida Prostática); CA 72.4; ß-HCG (gonadotrofina coriônica humana); CA 125; ...

Biópsia é um procedimento cirúrgico realizado para obter um fragmento de tecido para análise microscópica. Após a biópsia, o material deve ser encaminhado a um laboratório de Patologia para ser processado e avaliado microscopicamente. Fazer anamnese adequada e cuidadoso exame físico no paciente.

Classificação histológica
Às vezes, os termos bem diferenciado, moderadamente diferenciado e pouco diferenciado são usados para descrever o grau em vez dos números: Grau 1 ou bem diferenciado (Pontuação 3, 4 ou 5). As células estão crescendo mais lentamente e se parecem mais com o tecido normal da mama.

São dois critérios importantes que nos falam sobre a agressividade do tumor que está sendo avaliado. O grau histológico III é o mais agressivo e o I e II informam que o tumor é um pouco menos agressivo.