Como ler paquímetro em polegada Milesimal?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

O procedimento para leitura é o mesmo que para a escala em milímetro. Contam-se as unidades . 025" que estão à esquerda do zero (0) do nônio e, a seguir, somam-se os milésimos de polegada indicados pelo ponto em que um dos traços do nônio coincide com o traço da escala fixa.

Para converter milímetro milímetro milímetro em polegada milesimal polegada milesimal polegada milesimal, basta dividir o valor em milímetro por 25,4.

Para converter polegada fracionária em milímetro, deve-se multiplicar o valor em polegada fracionária por 25,4.

Do lado das polegadas:
A maior, que fica centralizada, representa 1/2 polegada. A segunda maior, das quais existem duas, representam 1/4 de polegada e 3/4 de polegada. A terceira maior, das quais existem quatro, representam 1/8, 3/8, 5/8 e 7/8 de polegada. As marcas menores indicam 1/16 de polegada cada.

Se você possui uma medida expressa em milímetros e deseja saber quantas polegadas cabem nela, é possível executar essa conversão de duas maneiras: multiplicando a medida em milímetros pela razão 0,0393700787 ou dividindo essa medida por 25,4.

Ele foi desenvolvido para tomar dimensões lineares externas por contato. Também pode medir dimensões internas, profundidades, ressaltos e outras. Possivelmente, este é o instrumento mais comum da metrologia e sua arquitetura foi modificada para tomar medidas especiais.

O paquímetro é utilizado para fazer medições com rapidez, em peças cujo grau de precisão seja de até 0,02 mm ou 1/128 de polegada.

Uma polegada régua marcada em 16 partes (dezesseis avos), cada marca menor corresponde a 1/16 de polegada. E assim por diante. Dessa forma, a marca central em uma régua em polegadas entre dois números inteiros é 1/2. Em seguida, as marcas menores correspondem a 1/4, 2/4 (é o mesmo que 1/2) e 3/4.

A polegada fracionária 5/32 é igual a 3,97mm.

Como uma polegada mede 2,54 cm, para converter o valor encontrado para polegadas é só dividir esse número por 2,54.

A norma diz que as medidas devem ser colocadas na ordem: comprimento x largura x altura (ou profundidade).

Os paquímetros digitais possuem uma segunda régua graduada que permite fazer uma aproximação para a leitura das dimensões de um objeto com maior precisão, denominada "nônio". A utilização de um paquímetro desse tipo não é tão simples, exigindo um certo preparo do operador na aproximação dos resultados através do nônio.

Um forma de compreender isto é observar que a polegada será dividida numa quantidade maior de partes. Desta forma, se você deseja diminuir a fração da polegada, vá multiplicando por dois o denominador (1, 1/2, 1/4, 1/8, 1/16, 1/32, 1/64, 1/128), dentre outros meios.

Portanto, já vimos que 10 mm correspondem a 1 cm, e com isso já podemos calcular como converter uma unidade para a outra.

O palmo é uma medida de comprimento que equivale a aproximadamente 22 centímetros.

O primeiro passo é saber qual das quatro medidas irá ser realizada. Após decidir isso, o operador deverá posicionar a peça medida bem posicionada no centro da parte de medição correta: orelhas (medida interna), bicos (medidas externas), haste (profundidade) e medida com ressalto (parte superior do parquímetro).

Como ler micrômetro em milímetros
Os traços do tambor valem 0,01mm. Basicamente, a leitura é observar quantos traços de 1mm o tambor ultrapassou e somar com o valor do traço do tambor. Por exemplo: o tambor ultrapassou o traço de 14mm + o que fica entre o 14 e o 15, que vale 0,5mm. Já temos 14,5mm.

Na escala fixa ou principal do paquímetro, a leitura feita antes do zero do nônio corresponde à leitura em milímetro. Em seguida, você deve contar os traços do nônio até que um deles coincidir com um traço da escala fixa. Depois, você soma o número que leu na escala fixa ao número que leu no nônio.

A polegada, que pode ser fracionária ou decimal, é uma unidade de medida que corresponde a 25,4 mm.