Como ler o percentil?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Note que do valor mínimo até Q1 (primeiro quartil) estão os 25% menores valores; ou seja, o percentil 25. Olhando de Q2 (quartil 2) até o mínimo, teremos os 50% menores valores, que é a mesma coisa que o percentil 50. Entre Q2 e Q3 (quartil 3), temos mais 25%; assim, Q3 representa o percentil 75 (75% menores valores).

P/I maior ou igual ao percentil 3 e menor que o percentil 10: criança em risco nutricional. P/I maior ou igual ao percentil 10 e menor que o percentil 97: criança com peso adequado para a idade (eutrófica). P/I maior ou igual ao percentil 97: criança com risco de sobrepeso.

Tanto o peso quanto a altura, em geral, são calculados em percentil – isto é, uma escala que varia de 0 a 100. Se uma menina tem o peso no percentil 60, por exemplo, isso significa que 60% de todas as meninas da mesma idade pesam menos do que ela, enquanto 40% pesam mais.

Se seu filho está no 70º percentil (em 100) de comprimento para idade, isso significa duas coisas: 70% dos bebês da mesma idade e sexo são mais baixos que o seu bebê. Os 30% restantes são mais altos.

Estar acima do percentil 90 para a idade gestacional significa que 90% da população normal tem peso menor do que o do feto em questão; ou seja, não é comum termos um feto com tanto peso.

As curvas de percentis funcionam da seguinte maneira: se o seu filho está na curva 85 da altura, tal significa que em 100 crianças saudáveis com a idade e sexo do seu filho, 15 serão mais altas e 84 serão mais baixas do que ele.

Causas mais frequentes
As causas são placentárias, maternas ou genéticas. A principal é o déficit da passagem de nutrientes e oxigênio através placenta, o que faz com que o bebê diminua o ritmo de crescimento ou até pare de crescer.

Para auxiliar no diagnóstico são realizados exames de laboratório e testes específicos de crescimento, além de radiografias de mãos e punhos para avaliação da idade óssea, que ajudam a determinar a altura prevista para cada indivíduo em um determinado momento.

Alguns consideram percentil (escala utilizada para calcular o peso do bebê) abaixo de 10, enquanto outros levam em conta peso e/ou comprimento inferior a dois desvios padrão (DP) da média populacional. Em determinados casos, o problema pode trazer sérias consequências para a vida da criança.

Percentis: dividem os dados em centésimas partes (cada parte tem 1% dos dados). São indicados por P1, P2, ..., P99. Um conjunto de dados pode ser dividido em 3 quartis, 9 decis e 99 percentis.

O percentil 50 é 23 anos. Ou seja, 50% dos valores estão abaixo dos 23 anos. O percentil 25 (1º quartil) é 21.5 anos e o percentil 75 (3º quartil) é 25 anos, ou seja 25 % dos valores estão abaixo de 21.5 anos e acima de 25 anos.

Assim, se o médico indicar que o seu filho está no percentil 15 da altura, por exemplo, tal significa que, comparado com as crianças saudáveis da sua idade e sexo, 85% serão mais altas e 15% serão mais baixas do que ele.

Foi demonstrado e estabelecido que a CA fetal acima do percentil 75 para a idade gestacional está relacionada com fetos em alto risco para crescimento excessivo e aumenta a chance para que estes fetos sejam grandes para a idade gestacional (GIG).

Portanto, se um bebê está no percentil 85 em relação a seu peso e altura, significa que ele é maior e mais pesado que 85% dos bebês de sua idade.

Ele indica a posição do peso fetal em relação aos fetos de mesma idade gestacional. Por exemplo, se um feto está: no percentil 50, isso significa que 50% dos fetos têm um peso menor do que o dele e 50% maior do que ele; no percentil 10, isso indica que seu peso é menor do que 90% dos fetos na mesma idade gestacional.

Indicador de desigualdade na distribuição do rendimento, expresso pelo número de vezes que o rendimento da unidade de análise (agregado fiscal ou sujeito passivo) situada no percentil 90 é superior ao rendimento da unidade de análise do percentil 10.

Situar-se abaixo do percentil 3 significa que apenas 3% das crianças saudáveis tem essa altura, aumentando, portanto, a probabilidade de se tratar de uma situação patológica. No entanto, mesmo nestas situações a maioria são variantes do normal.

O 95 percentil é um método de cobrança de determinados serviços, como internet, redes e telecomunicações. Ele tem esse nome porque o cliente contrata um determinado pacote com a empresa e, se ele exceder o contratado em até 5% no mês, não se cobra nada a mais dele por isso.

O feto é diagnosticado como PIG (pequeno para a idade gestacional), quando seu peso se encontra menor ou igual ao percentil 10% para sua idade gestacional. Desses fetos, cerca de 70% são fetos pequenos constitucionais, e não apresentam risco de aumento da morbimortalidade perinatal.