Como ler o nônio?

Perguntado por: asalazar . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 11 votos

Na escala fixa ou principal do paquímetro, a leitura feita antes do zero do nônio corresponde à leitura em milímetro. Em seguida, você deve contar os traços do nônio até que um deles coincidir com um traço da escala fixa. Depois, você soma o número que leu na escala fixa ao número que leu no nônio.

Nota) Acima à esquerda, 0.15 mm (2) é lido no valor do traço do Nônio que melhor está alinhado com um traço da escala principal. Esta é uma escala auxiliar de tamanho curto que permite a ampliação precisa das divisões da escala principal sem usar ampliação mecânica.

O nónio ou nônio é um dispositivo de medição inventado pelo matemático português Pedro Nunes. Através do nónio era possível efetuar medições com rigor de alguns minutos de grau, permitindo planear a navegação com uma margem de erro da ordem da dezena de quilómetros.

¾ (três quartos) que corresponde ao decimal 0,75.

0,95 m = noventa e cinco centímetros.

O nônio é uma escala que geralmente possui 9 mm de comprimento, dividida em dez partes iguais. O espaço entre duas divisões consecutivas tem assim o comprimento de 9/10, que é igual a 0,9 mm (nove décimos de milímetro).

Utilização das partes e tipos de medidas. Após colocar a peça na parte correta do paquímetro é observar onde o 0 (zero) da parte móvel (nônio) está e com qual número da parte fixa ele está coincidindo, isto indicará o primeiro número da medida.

Para ler corretamente um micrômetro analógico, siga estes passos:

  1. Observe a posição da linha de referência na escala circular;
  2. Identifique o valor correspondente na escala fixa;
  3. Verifique o valor indicado na escala do tambor principal;
  4. Some o valor da escala fixa com o valor do tambor para obter a medida final.

Faça um teste para saber o tempo da sua velocidade de leitura!

  1. Conte o número de palavras das 3 primeiras linhas do mesmo texto. ...
  2. Divida o número total de palavras das 3 primeiras linhas por 3. ...
  3. Multiplique o número médio de palavras por linha pelo número de linhas que você leu em um minuto.

Saiba como calcular a velocidade da leitura

  1. Escolha o trecho de um livro de sua preferência;
  2. Marque um minuto no relógio;
  3. Inicie o cronômetro e comece a ler;
  4. Quando o tempo de 1 minuto encerrar;
  5. Conte o número de palavras lidas.

A pré-leitura é quando o leitor faz uma espécie de sondagem no texto. Olha o sumário, folheia o livro, lê frases iniciais, títulos, mas não da sequência. Popularmente é o que chamamos de “ler por cima”. Já a leitura rápida é quando o leitor vai lendo sem parar, mesmo sem ter total compreensão do que está sendo dito.

Princípio do nônio
O nônio possui uma divisão a mais que a unidade usada na escala fixa. No sistema métrico, existem paquímetros em que o nônio possui dez divisões equivalentes a nove milímetros (9 mm). Há, portanto, uma diferença de 0,1 mm entre o primeiro traço da escala fixa e o primeiro traço da escala móvel.

O paquímetro é utilizado para fazer medições com rapidez, em peças cujo grau de precisão seja de até 0,02 mm ou 1/128 de polegada. Para calcular a sensibilidade S do paquímetro (em milímetros ou polegadas), divide- se o menor valor da escala fixa (régua) pelo número de divisões da escala móvel (Vernier ou Nônio).

Se o número 0 ficou exatamente alinhado com um número superior, está é sua medida exata da peça. Caso o zero tenha ficado entre dois números, como por exemplo, entre o 4 e 5, de acordo com a imagem o primeiro número após a vírgula ( casa decimal) da nossa medida será 6 décimos, ficando a medida em 4,6mm.

Forma decimal
Exemplo: A forma decimal de 25% é obtida pela divisão de 25 : 100 = 0,25.