Como ler o campo harmônico?

Perguntado por: ageraldes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

A fórmula do Campo Harmônico Maior

  1. o primeiro acorde será sempre maior;
  2. o segundo acorde será sempre menor;
  3. o terceiro acorde será sempre menor;
  4. o quarto acorde será sempre maior;
  5. o quinto acorde será sempre maior;
  6. o sexto acorde será sempre menor;
  7. o sétimo acorde será sempre diminuto.

Se você tem a partitura da música, olhe sempre para o seu início, ao lado da clave. Veja se tem bemóis, sustenidos e quantos são; a partir disso, poderemos dizer qual é o tom da música. Por exemplo, se na armadura tivermos apenas um sustenido, sabemos que a música está em sol maior ou mi menor.

O campo harmônico é uma estrutura que nos mostra quais acordes temos disponíveis em cada tonalidade. Com ele podemos, rapidamente, acessar quais tríades são maiores, menores e diminutas, e quais tétrades têm 7. ª maiores ou menores.

É possível identificar uma tonalidade através da harmonia. Movimentos harmônicos, mas também graus em específico. Dominante, um acorde maior com sétima menor, caminhando para um primeiro grau maior ou menor, também caracterizarão, contribuindo para identificar cada tonalidade.

– Se não há armadura de clave, a tonalidade, provavelmente, é Dó Maior ou Lá menor. – Se a armadura de clave apresenta sustenidos, verifique qual o último. A tonalidade maior está meio tom acima dele, e a menor, um abaixo. – Se a armadura de clave apresenta bemóis, verifique qual o penúltimo.

- Sempre que se está em um dos acordes o próximo será um dos outros dois. Por exemplo: digamos que o tom da música é Sol (acordes: G, C, D), e você está tocando o acorde de Sol como o primeiro acorde da música, logo o próximo acorde só pode ser uma das duas outras opções. Ou seja: Dó ou Ré.

O primeiro acorde do campo harmônico de dó maior é formado então pelas notas C, E, G (repare que esse é o acorde de maior, pois E é a terça maior de ).

Relativa menor de Fá: Ré menor. Relativa menor de Sol: Mi menor.

Classificações vocais masculinas: Tenor (voz mais aguda), Barítono (voz entre Tenor e Baixo) e Baixo (voz mais grave). Classificações vocais femininas: Soprano (voz mais aguda), Mezzo-soprano (mezzo significa meio então é a voz entre soprano e contralto) e Contralto (voz mais grave).

Eb = mi bemol maior, formado pelas notas mi bemol, sol e si bemol. Ebm = mi bemol menor, formado pelas notas mi bemol, sol bemol e si bemol.

Diferenciação de acordes e arpejos na partitura
Você deve tocar uma nota de cada vez, pois esse símbolo representa o “arpejo“. Como a leitura da pauta é feita de baixo para cima, a primeira nota que você terá que tocar nesse arpejo é a nota Sol, depois Si e depois Ré.

Na teoria musical, tom maior é o nome dado ao intervalo 9:8 ou 203,91 cêntimos, em contrapartida ao tom menor, que é o intervalo 10:9 ou 182,40 cêntimos. Ambos se tratam de um tom completo, ou dois semitons, mas o tom maior é um pouco mais largo que o tom menor.

Lembrando que não é necessário decorar o Campo Harmônico de cada tonalidade. O ideal é compreender como os acordes se formam a partir de uma escala para aplicar esta lógica em qualquer Tom.

Então podemos generalizar observando que em qualquer campo harmônico maior, o 1º grau tem a função tônica, o 4º grau a função subdominante e o 5º grau tem a função dominante. Os demais graus também exercem sua função harmônica, porém são classificados com o que chamamos de qualidade funcional meio forte ou fraca.

Como identificar a armadura de clave
Tudo que você precisa fazer é analisar o conjunto de sustenidos e bemóis de uma determinada maneira. Veja como encontrar o tom de qualquer peça musical escrita: Para tonalidades com sustenidos: o último sustenido na armadura de clave é o dominante ou 7º grau da escala da tonalidade.

Se você quer saber a tonalidade relativa menor, basta pegar um grau abaixo desse último sustenido. No mesmo exemplo anterior, um grau abaixo de Dó é Si, portanto a tonalidade é Si menor. Obs: Caso a nota que você encontrou tenha um acidente também na armadura de clave, você precisa aplicar esse acidente à tonalidade.

As claves. A Clave, do latim chave, é a responsável em dar a referência de uma nota específica na pauta. Assim, é possível achar e nomear as demais notas na partitura. Considerando as 7 notas musicais: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si.

Para ler as notas na clave de fá, você deve contar 3 notas na escala, incluindo ela mesma, a partir do que seria na clave de fá. Por exemplo, se a nota na clave de sol fosse um mi (primeira linha), na de fá seria um sol.

Existem 3 tipos de clave, a clave de sol, clave de fá e clave de dó. Dessas 3 temos: 1 clave de sol, 2 claves de fá e 4 claves de dó, totalizando 7 claves.

Um acorde maior será sempre formado por Tônica, Terça Maior e Quinta Justa. Já o acorde menor possui a mesma tônica e quinta que o maior, e o que muda será a terça. Portanto, um acorde menor será sempre formado por Tônica, Terça Menor e Quinta Justa. Existem também os acordes chamados de diminutos.

A = LÁ, B = SI, C = DÓ, D = RÉ, E = MI, F = FÁ, G = SOL ou H = SOL, em alemão.