Como ler livros mais difíceis?

Perguntado por: nespinosa . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

Sabendo disso, separei 5 técnicas para a leitura de textos mais difíceis.

  1. 1 - Analise a introdução. ...
  2. 2 - Observe os subtítulos e as legendas com atenção. ...
  3. 3 - Leia o resumo dos capítulos. ...
  4. 4 - Faça observações. ...
  5. 5 - Atente-se às listas.

Além de proporcionar momentos de diversão e afeto, a leitura em voz alta colabora com o desenvolvimento da fala e com o processo de alfabetização. Afinal, ouvir e falar estão entre nossas primeiras habilidades.

Muitos leitores apresentam uma hiperexcitabilidade cortical que pode causar dificuldades no processamento sensorial de diferentes características do espectro da luz visível e que podem provocar fotofobia, estresse visual, desconforto e/ou dificuldades na leitura”.

Faça resumos. Toda vez que você revisita algo que já leu ou já conhece tende a memorizar mais, por isso, fazer resumos ajuda em como lembrar do que lemos. Uma boa prática aqui é, quando estiver lendo um livro e quiser recordar as páginas lidas na próxima vez que o pegar, faça resumos das que leu por último.

O livro, intitulado A Oração do Senhor, foi um de algumas centenas publicados em 1952 pelo Museu de Gutenberg, em Mainz, Alemanha, como parte de uma iniciativa de arrecadação de fundos para pagar a reconstrução do prédio após a Segunda Guerra Mundial.

a Bíblia

Além de ser o livro mais vendido, a Bíblia também é o livro mais traduzido e distribuído em todo o mundo, com versões em centenas de idiomas.

A Hungria entrou para o Guinness Book com o maior livro do mundo. A obra foi feita pelo húngaro Bela Varga, a mulher dele e outros 25 voluntários, e tem 4,18 metros de altura por 3,77 metros de comprimento. Ao todo, o livro pesa 1.420 quilos e conta com 346 páginas.

a Bíblia de Gutenberg

Em 30 de setembro de 1452 começa a produção do primeiro livro impresso do mundo: a Bíblia de Gutenberg. Johannes Gutenberg trabalhou na cidade de Mainz, na Alemanha, ao lado de 20 colaboradores durante três anos para imprimir sua obra.

Pesquisas científicas provam que pessoas que leem mais possuem um vocabulário maior e mais rico, além de terem melhores habilidades verbais, como fala e escrita. O fato de você ler mais faz com que você tenha um maior vocabulário e saiba como utilizar melhor as palavras.

O mais indicado, para gerar novos estímulos constantemente, é variar os temas que são abordados na leitura e as fontes de consulta. Por isso, procure intercalar leituras em livros, jornais, revistas, tutoriais e outros.

O hábito de leitura tem relação comprovada com uma melhor qualidade de saúde mental. A leitura, por envolver imaginação, mentalização, antecipação e aprendizagem (sempre aprendemos, ao menos, palavras novas), funciona como um 'exercício' para o cérebro humano.

Leitura superficial: ler rapidamente sem entender nada
Um hábito que hoje é considerado normal, mas que é preocupante considerando o tempo e o entendimento que os mais jovens dedicam à leitura.

O cérebro leitor tem um circuito plástico, que refletirá as características do meio em que se lê. As características do digital caminham para que sejam refletidas no circuito."

"Os jovens estão desenvolvendo uma impaciência cognitiva que não favorece a leitura crítica. Deixamos de estar profundamente engajados no que estamos lendo, o que torna mais improvável que sejamos transportados para um entendimento real dos sentimentos e pensamentos de outra pessoa", pontua.