Como lembrar de algo que aconteceu?

Perguntado por: acalixto . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 3 votos

Cinco técnicas para estimular a memória, segundo a neurociência

  1. Visualizar. Quando você tiver que se lembrar de algo muito importante, tente enxergar essa coisa na sua cabeça. ...
  2. Associar. ...
  3. Método de loci. ...
  4. Musicalizar. ...
  5. Transformar listas em frases.

Use a terapia de conversa focada em traumas para recuperar memórias reprimidas. O processo é demorado, mas falar das coisas que você viveu e as sensações que teve ajuda a liberar as memórias escondidas na sua mente aos poucos. O psicólogo vai ouvir você falando dos seus problemas atuais e passados.

Causas do raciocínio lento
traumas ou problemas emocionais, como desemprego ou fim de relacionamento; trabalho excessivo e agenda sempre lotada; estresse, ansiedade e depressão; alimentação insuficiente em certos nutrientes e compostos bioativos.

Embora reconheçam que os traumas são às vezes bastante memoráveis por muitas pessoas, especialistas afirmam que o estado conhecido como amnésia traumática dissociativa torna uma minoria especial de vítimas incapazes de se lembrar de seus traumas precisamente por serem tão esmagadoramente aterrorizantes.

As pessoas traumatizadas tendem a ser pouco tolerantes, mais propensas a reagir com agressividade em algumas situações e demonstram tensão nos gestos e na fala. Trata-se de um mecanismo de defesa, desenvolvido em decorrência dos acontecimentos vivenciados no passado.

A pessoa não consegue se lembrar de informações pessoais importantes (geralmente relacionadas ao trauma ou ao estresse) que normalmente não seriam esquecidas. A pessoa se sente muito angustiada por causa de seus sintomas ou os sintomas fazem com que ela não consiga funcionar em situações sociais ou no trabalho.

Alguns cientistas da Universidade do Texas, em Austin, parecem ter encontrado o motivo. Ao fazer estudos em ratos, os cientistas perceberam que existe uma série de neurônios responsáveis por reprimir as memórias traumáticas, fazendo com que o indivíduo não mais tenha medo.

Um estudo feito na Universidade Memorial de Terra Nova, no Canadá, concluiu que as memórias mais antigas das pessoas são de quando elas tinham 2 anos e meio de idade, em média. O estudo demorou 21 anos para ser feito e levou também em consideração uma revisão de dados previamente coletados.

O autoconhecimento é um dos pilares da inteligência emocional. Um ponto que pode ser trabalhado e potencializado para superar ressignificar traumas da infância. O objetivo é identificar as emoções relacionadas a experiências negativas e, com isso, desenvolver uma melhor relação própria com o que sente.

Por isso, separamos algumas dicas de como eternizar os momentos em família para resgatar as memórias afetivas.

  1. Faça um álbum de fotografias.
  2. Produza um scrapbook.
  3. Reúna um compilado de filmagens.
  4. Monte uma playlist de músicas.
  5. Crie uma caixa de lembranças.

Como desenvolver raciocínio lógico?

  1. Pratique o questionamento.
  2. Use aplicativos e jogos de raciocínio lógico.
  3. Procure aprender uma nova habilidade.
  4. Diferencie observação e indução.
  5. Encontre um hobby criativo.
  6. Aprenda a desenvolver hipóteses.
  7. Treine a resolução de mistérios de livros e séries.
  8. Aprenda a reconhecer padrões.

Sugiro que você procure um Neuropsicologo para avaliação das habilidades cognitivas preservadas e defasadas ( avaliará memória, atenção, raciocínio...), além das questões comportamentais e humor; e concomitante um Geriatra ou Neurologista para exames complementares. Ambos poderão ajudar nestas questões.

Em um estudo conduzido em 1965, os especialistas em educação e psicologia David Ausubel e Mohamed Youssef foram categóricos em dizer que um estudante precisaria ser exposto a uma palavra 17 vezes antes de aprendê-la e passar a usá-la. Outras pesquisas apontam para uma média que varia entre 15 e 20 vezes.

Aprenda como memorizar e fixar a matéria estudada

  1. Produza mapas mentais. Fazer anotações seguindo o fluxo da esquerda para a direita e de cima para baixo, pode não ser o método mais eficiente para memorizar muitos conceitos. ...
  2. Intercale matérias diferentes. ...
  3. Faça resumos.

8 maneiras de melhorar a capacidade do seu cérebro

  1. Exercício aumenta o cérebro.
  2. Memória em movimento.
  3. Coma os alimentos certos para abastecer o cérebro.
  4. 4. ' Desligue' e relaxe.
  5. Encontre novas formas de desafiar a si mesmo.
  6. Ouça música.
  7. Estude para uma prova na cama.
  8. Acorde bem.

Portanto, vale salientar que utilizamos 100% do nosso cérebro todos os dias. Sendo o uso de apenas 10% do encéfalo um mito científico.

Como aumentar QI do cérebro? Veja 5 dicas para melhorar performance

  • 1) Procure explorar novos assuntos. ...
  • 2) Desafie a sua mente todos os dias. ...
  • 3) Não abra mão de um sono de qualidade. ...
  • 4) Lazer inteligente: deixe ele fazer parte da sua rotina. ...
  • 5) Alimentação balanceada e exercícios físicos.

Sintomas do bloqueio emocional
Aumento da ansiedade e estresse frente a situações novas; Falta de interesse; Sentir emoções negativas constantemente; Constante dificuldade para tomar decisões.

Para algumas pessoas que tiveram uma infância difícil, é difícil se lembrar desse período de suas vidas, por isso costumam dizer que não tiveram uma infância. Elas podem ter algumas lembranças soltas, mas que nada que seja relevante o suficiente para construir uma memória significativa.