Como laxante ajuda a emagrecer?

Perguntado por: lcaetano . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

A resposta é simples: não, o laxante não emagrece. Ele não é capaz de fazer o corpo eliminar a gordura acumulada. Contudo, a nutróloga Fernanda Cortez explica que a falsa sensação de perda de peso acontece devido à redução do inchaço e à perda de líquidos provocados pelo funcionamento mais rápido do intestino.

Os laxantes são medicamentos utilizados para estimular os movimentos intestinais e favorecer a evacuação e a eliminação das fezes pelo ânus, seja atraindo líquido para o interior da alça ou causando algum tipo de irritação na mesma. Pode ser recomendado, por um especialista, para tratar alguns problemas e doenças.

Além disso, o uso de laxantes para perda de peso pode causar a alteração da flora intestinal, desencadeando diversos problemas a longo prazo, como períodos de diarreia e prisão de ventre, e até mesmo causar doenças cardíacas ou complicações renais.

Evacuar todos os dias não emagrece
Na verdade, isso não passa de um mito. É o que explica a nutricionista clínica funcional e integrativa da Clínica Mantelli, Bel Fagundes. “A perda de peso é resultado de um um déficit calórico, ou seja, consumir menos calorias do que você queima.

O uso de laxantes a longo prazo pode trazer diversos problemas de saúde. A dependência é uma delas, já que “o intestino pode passar a funcionar apenas quando é estimulado pelo medicamento”, diz Kimberly. Pode também causar inflamação intestinal e diminuir a absorção de minerais e vitaminas essenciais para o organismo.

Beba mais água
A água ajuda a eliminar as toxinas e excesso de sal, que pode ser responsável pela sensação de inchaço. Por isso, ao longo do dia lembrepse de tomar mais água: para ficar mais fácil, mantenha uma garrafa sempre por perto.

O uso a longo prazo em altas doses pode causar diarreia crônica, dor abdominal, diminuição do potássio no sangue, produção excessiva do hormônio aldosterona, causando aumento da pressão arterial e cálculo renal.

O Muvinlax, é um deles, que pode levar apenas de 3 a 6 horas para fazer efeito, promovendo alívio rápido e com menos tendência a efeitos colaterais como cólicas, inchaços e gases.

Como funciona. Estimula o movimento intestinal (cólon) e promove acúmulo de água dentro do intestino, facilitando a eliminação das fezes. Recomenda-se tomar à noite para que se obtenha evacuação na manhã seguinte.

Os laxantes estimulantes, que estimulam o funcionamento do sistema gastrointestinal e por isso podem causar cólicas, costumam ter ação de 6h a 12h. Já os osmóticos, que facilitam a evacuação tornando as fezes mais macias, têm ação mais duradoura, podendo ir de 24h a 72h.

Adultos: Tomar 2 comprimidos em jejum ou ao deitar. Crianças com mais de 6 anos: 1 comprimido em jejum ou antes de deitar. A dose máxima é de 4 comprimidos diários, para adultos e 2 para crianças.

Os alimentos diuréticos reduzem a quantidade total de líquido do organismo e, em função disso, auxiliam na perda de peso, uma vez que a retenção hídrica é responsável por aquele aspecto de “inchaço”.

Almoço: arroz branco, frango ou peixe grelhado sem pele, macarrão sem molho, purê de batata e gelatina. Jantar: chá, isotônicos, sucos coados, torradas sem manteiga, geléias, macarrão tipo Miojo, sopas batidas ou canja. OBS: não comer frutas e/ou verduras, alimentos integrais, nem tomar leite ou derivados na véspera.

A presença de grandes quantidades de gordura nas fezes (esteatorreia ) pode indicar uma doença de má absorção.

Aposte nos probióticos e prebióticos
Eles reduzem a inflamação e promovem a regularidade intestinal. Consuma alimentos ricos em probióticos, como kefir, kimchi, picles, repolho cru, cebola, alho, tomate, banana, aveia, linhaça, gergelim e amêndoas.

De acordo com o periódico de medicina The BMJ, do Reino Unido, o pulmão é a parte do corpo mais importante na eliminação da gordura, sendo o órgão excretor primário.

Se você está procurando uma maneira de obter resultados rápidos de perda de peso, uma rotina intensa de exercícios pode ser a resposta. O exercício é uma parte vital de qualquer plano de perda de peso e com a intensidade certa você pode perder até 10 quilos em 7 dias.

Jejum intermitente realmente tem efeito na perda de peso? A bibliografia científica sugere que o jejum intermitente está associado a uma perda de peso substancial em curtos períodos de tempo, em torno de 8 a 12 semanas, com redução de 0.1 a 0.6 kg por semana (ou 3 a 8% de perda de peso desde o início).