Como lavar um casaco acolchoado?

Perguntado por: lsales . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Antes de iniciar a operação, escolha o ciclo de lavagem para roupas delicadas, no nível baixo e use água fria. Use somente uma máquina com abertura frontal ou com abertura superior, mas sem o agitador central, que pode rasgar o tecido e destruir a jaqueta.

Recomendações de limpeza ou lavagem:
Sua lavagem deve ser feita de forma cuidadosa, usando sabão neutro ou de coco evitando que a mesma fique de molho.

Poliéster. Para preservar as fibras deste tecido, o ideal é lavar as peças à mão – nesse caso você pode usar água morna, que ajuda a remover a sujeira das roupas sem danificar. Para lavar roupas de poliéster na lavadora, use o ciclo mais rápido e evite centrifugar.

3/ Lavar e secar as tuas roupas térmicas de ski
No caso da roupa térmica e dos casacos polares, a lavagem é feita na máquina com um ciclo de sintéticos a 30° e um detergente convencional. Opta por deixá-los secar num local seco e ventilado.

Basta encher a máquina com água morna e acrescentar aproximadamente 3 colheres de sopa de detergente neutro. Feito isto, você poderá colocar seu casaco com pelos e deixá-lo de molho por alguns minutos. Depois, coloque a máquina na opção de centrifugar.

No caso das impermeáveis, o melhor é fazer a lavagem na mão mesmo, sem deixar a peça de molho. Se, ainda assim, você optar por lavagem em máquina, use água fria, combinada com o ciclo leve ou ciclo para roupas delicadas.

O sabão líquido de glicerina e o sabão de coco, que não danificam e nem mancham o material, podem ser utilizados. Umedeça um pano limpo na solução e passe delicadamente ao longo de toda a superfície da jaqueta, sem esfregar com força ou “raspar” o tecido.

Em vez de água, a lavagem a seco utiliza solventes químicos — que também são líquidos, mas que não deformam a fibra dos tecidos. Os solventes usados no processo são desenvolvidos para remover a sujeira sem afetar as características originais do material. Dessa forma, a peça não descolore ou encolhe.

Dê preferência para guardar casacos grandes e pesados em cabides. Já as blusas de manga comprida, suéteres, moletons e conjuntos de inverno podem ser dobrados e organizados nas gavetas, prateleiras ou na base do guarda-roupa. Ainda lembre-se de sempre lavar as peças antes de armazená-las.

Um truque bastante simples para eliminar mau cheiro de roupas é usar bicarbonato de sódio. Coloque um pouco desse pó em um pano ou toalha de rosto limpo e seco. Em seguida, esfregue com delicadeza sobre as peças com cheiro. Mexa bem os ingredientes e os coloque em um borrifador.

Apostar em uma mistura de detergente neutro, álcool líquido e limão é outra forma de resolver o problema das manchas em tecidos sintéticos. Nesse caso, a dica é umedecer um pano ou o lado macio de uma esponja com um pouco de suco de limão e algumas gotas de álcool, esfregando a região afetada com a mistura.

No caso da poliamida e poliéster, os cuidados especiais são referentes à lavagem e ao armazenamento das peças. Utilize sabão neutro, não use alvejantes ou amaciantes durante a lavagem, eles podem ocasionar desbotamentos e manchas. As peças não devem ser deixadas de molho.

Lave à mão suas roupas delicadas
Roupas delicadas são o primeiro exemplo do que não deve ser lavado na máquina. Peças de renda, seda, lã, veludo, bordado, meias-calças, dentre outras, compartilham essa característica, essa fragilidade, o que as torna vulneráveis dentro de uma máquina de lavar.

Sabonete neutro é aquele com pH próximo ao da pele, que fica entre 5,4 e 5,6. Esse tipo de sabonete não provoca alterações na microflora cutânea e, portanto, é recomendado para pessoas com pele sensível, inclusive bebês.

Não é possível lavar blazer na máquina! Blazers, como os ternos e tailleurs, são peças de vestuário feitas de tecidos muito complexos e delicados. Além disso, existem partes específicas dessas roupas que podem ser danificadas – ombreiras e lapela e as costuras da peça.