Como lavar protetor impermeável?

Perguntado por: procha . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

Recomenda-se higienizar o protetor de colchão uma vez por semana. A limpeza pode ser feita diretamente na máquina de lavar, com água morna e sem utilizar nenhum tipo de amaciante.

Pode lavar na máquina de lavar sem problemas! Até porque, as capas pra colchão mais comuns são feitas de algodão, malha e percal. Então, pode usar amaciante e tira manchas! Agora, se você for alérgico a esses produtos ou tiver crianças em casa, o melhor mesmo é lavar com sabão neutro e sem amaciante, combinado?

No caso das impermeáveis, o melhor é fazer a lavagem na mão mesmo, sem deixar a peça de molho. Se, ainda assim, você optar por lavagem em máquina, use água fria, combinada com o ciclo leve ou ciclo para roupas delicadas.

Facilita a limpeza e higiene
Da mesma forma, quando o protetor é impermeável ele protege o colchão de alguns acidentes, como o caso de derramar líquidos ou se urinar pela noite – os principais problemas das crianças e idosos. Ou seja, o protetor vai impedir que qualquer coisa passe para o colchão.

Na verdade, seu prazo de validade é de 10 anos, embora a OMS (Organização Mundial de Saúde) recomende a troca do colchão após 5 anos de uso. Durante todo esse tempo, é ideal manter alguns cuidados com o objeto e para ajudar nisso, foram criados as capas e protetores de colchão.

Modo de Lavar:
Lave-o sempre após o uso para retirar resíduo de roupas ou sujeiras que podem acumular; 2. Importante lavar a mão com sabão neutro; 3.

O protetor de colchão, em especial o impermeável, é essencial para manter a higiene, visto que o suor, a maquiagem, as células mortas e a oleosidade da pele, por exemplo, podem ultrapassar o lençol e chegar até o colchão.

O protetor de colchão impermeável é uma espécie de lençol de elástico feito de algodão com enchimento de manta de poliéster, o que permite sua ação impermeável.

Vale também eliminar plástico, papelão ou outros materiais colocados entre o estrado da cama e o colchão, pois isso impede a oxigenação.

Primeiramente, retire o excesso de protetor solar da roupa usando um papel absorvente, isso irá facilitar a limpeza. Em seguida, sobre a mancha, coloque um pouco de bicarbonato de sódio misturado com água – formando uma pastinha. Não exagere e use apenas o suficiente para cobrir a superfície manchada.

Quanto mais o tempo passa, mais o colchão começa a ter manchas amarelas. Isso pode ser causado por diversos fatores, como umidade, fluídos corporais, oxidação de materiais ou apenas envelhecimento.

É só misturar 5 colheres (sopa) de bicarbonato e mais 5 colheres (sopa) de sal em 5 litros de água. Coloque a roupa imersa na água e deixe de molho por 2 horas. Dessa vez, esfregue bem o local da mancha com a misturinha e lave até sair tudo.

Confira o passo a passo:

  1. Use o aspirador de pó para remover camadas superficiais de poeira acumulada sobre o sofá;
  2. Utilize a mistura de água e sabão neutro;
  3. Se preferir, use escovas de cerdas macias para esfregar o tecido;
  4. Remova toda a espuma com panos de algodão ou papel toalha;
  5. Feito isso, aguarde secar naturalmente.

Se não for possível remover a capa da almofada, esfregue a mistura de bicarbonato de sódio, detergente e água morna por toda a superfície do tecido impermeável. Se houver manchas mais persistentes, deixe a mistura descansar sobre ela durante alguns minutos antes de limpar.

Como limpar tecido Acquablock

  1. Limpe o tecido com pano seco.
  2. Umedeça o tecido e use sabão neutro.
  3. Nunca use alvejantes.
  4. Não coloque na máquina de secar roupas.
  5. Deixe secar em temperatura ambiente.

A capa de colchão, por não ter nenhuma proteção contra danos a ele, tem apenas uma função estética. Já o protetor de colchão, tem o papel de protegê-lo contra danos que podem diminuir a sua vida útil. Um colchão tem a durabilidade de, aproximadamente, 10 anos, porém, ele pode sofrer danos antes disso.

Sabia que um colchão dura, em média, de 7 a 10 anos? Pois é! Alguns têm até menos tempo, como os colchões de espuma, que devem ser trocados entre 5 e 8 anos.

“Se você mora em uma residência que tem muita umidade e coloca o colchão no sol, secando-o ao máximo, vai conseguir eliminar pelo menos os ácaros da superfície”, explica.

Exposição do colchão ao sol, ameniza e diminui a quantidade destes ácaros , mas mata totalmente.