Como lavar o cabelo com dermatite seborreica?

Perguntado por: sbarros . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.4 / 5 12 votos

É recomendado lavar os cabelos dia sim, dia não com shampoos ricos em ativos seborreguladores, como o ácido salicílico, por exemplo. Normalmente, são indicados Shampoos Anticaspa ou Detox, que são enriquecidos com esses ativos e têm a missão de equilibrar as glândulas sebáceas do couro cabeludo.

Não existe uma forma de prevenir o desenvolvimento ou o reaparecimento da dermatite seborreica. Entretanto, cuidados especiais com a higiene e o uso de xampu adequado ao tipo de cabelo tornam o tratamento mais fácil.

A umidade pode ser fator desencadeante das lesões; Procure usar roupas que não retenham o suor. Tecidos sintéticos costumam ser contraindicados para quem tem tendência à dermatite seborreica; Tente controlar o estresse físico e mental e a ansiedade.

Por outro lado, é preciso limitar o consumo de certos alimentos como gorduras saturadas (nata...), açúcares de rápida absorção (guloseimas, bolos...). Por último, deve-se privilegiar ao máximo a comida caseira ao invés de recorrer a pratos preparados, que geralmente contêm grande quantidade de sal e/ou açúcar.

Os shampoos à base de cetoconazol(1,2,3) são o tratamento de primeira linha em caso de lesões do couro cabeludo causadas pela dermatite seborreica. Devem ser aplicados duas vezes por semana, entre duas e quatro semanas.

O condicionador para dermatite Biostévi, é um potente tratamento para a dermatite seborreica, e se usado logo após o shampoo para dermatite seborreica, potencializa ainda mais os resultados.

GQ Brasil: Quais as dicas para incorporar o tratamento da seborreia nessa rotina mais imprevisível do home office? BC: Evitar uso de prancha e secadores, evitar uso de chapéus e bonés, lavar os cabelos com água fria e utilizar shampoo adequado.

Couro cabeludo
Xampus antifúngicos: cetoconazol 2%, piritionato de zinco 2%, ciclopirox olamina 1% – podem ser usados diariamente ou em lavagens alternadas conforme a atividade da doença. Deve-se orientar o paciente a aplicar o produto no couro cabeludo, massagear, deixar agir por 3 a 5 minutos e enxaguar.

Junte partes iguais de água filtrada e de vinagre de maçã, pode ser meio copo de cada; Passe a mistura no couro cabeludo com a ajuda de um algodão; Massageie delicadamente o couro cabeludo com as pontas dos dedos por alguns minutos; Deixe a misturinha agir de 20 a 30 minutos e lave a cabeça normalmente.

Muitas vezes, o tratamento deve ser mantido por várias semanas. Se a dermatite seborreica voltar depois que o tratamento for interrompido, o tratamento pode ser retomado.

Os 3 produtos da Sumred, Sabonete Líquido Peles Sensíveis, Regenèr Águas de Aloe e Regenèr Gel são dermocosméticos poderosos, e formam o conjunto ideal para os cuidados da pele com dermatite seborreica.

A dermatite seborreica não tem cura, sendo uma doença crônica que pode ser administrada pelo paciente ao longo da vida, com períodos de agravamento intercalados com momentos de melhora. É importante destacar que a dermatite seborreica não está relacionada à falta de higiene e não é contagiosa.

A dermatite seborreica pode causar lesão com crostas amareladas espessas no couro cabeludo de recém-nascidos ou placas escamosas no couro cabeludo de crianças mais velhas e adultos. Os tratamentos consistem em antifúngicos; xampus queratolíticos e de alcatrão antifúngicos; e corticoides tópicos.

A causa não é totalmente conhecida, e a inflamação pode ter origem genética ou ser desencadeada por agentes externos, como alergias, situações de fadiga ou estresse emocional, baixa temperatura, álcool, medicamentos e excesso de oleosidade. A presença do fungo Pityrosporum ovale também pode provocar a doença.

Alimentos a evitar se você tiver eczema
Outros alimentos que comumente causam crises de eczema incluem ovos, laticínios, soja, frutas cítricas, tomates, glúten e até mesmo alguns temperos, como cravo, canela e baunilha.

O clima seco e frio pode desidratar a pele, deixando-a mais suscetível a irritações e coceiras. Já o clima úmido e quente pode aumentar a transpiração e o acúmulo de umidade na pele, levando ao surgimento de erupções cutâneas. Além disso, mudanças bruscas de temperatura também podem agravar a dermatite atópica.

O que evitar à mesa? Passe longe de avelã, amendoim, castanha-do-pará, ervilha, feijão, frutos do mar, nozes, kiwi, leite, lentilha, morango, ovo, soja, trigo e tomate. Geralmente, esses alimentos podem ocasionar alergias.

Ciclopiroxolamina. Esta molécula está indicada para tratar a dermatite seborreica leve a moderada da face.

NO ROSTO. A pele das pessoas que sofrem de dermatite seborreica fica facilmente irritada com uma simples lavagem do rosto. Utilize loções de limpeza neutras tais como Águas Micelares mas nunca sabão, que agrava a irritação. Os cremes hidratantes nem sempre são bem tolerados.