Como lavar bem a batata doce?

Perguntado por: omonteiro . Última atualização: 18 de maio de 2023
3.9 / 5 4 votos

Alimentos como batata-doce, macaxeira e inhame tendem a umeder durante a higienização. Por isso, segundo Gabriel Serrano, vale passar uma esponja limpa com água e sabão e, depois de enxaguar, secar com um pano também limpo. A sugestão é por um espaço que tenha água corrente por perto.

Não use qualquer tipo de sabão, detergente ou outros produtos de limpeza. Resíduos do produto poderiam acabar contaminando as batatas. Além disso, pesquisas já comprovaram que a maneira mais eficaz de limpar um legume é esfregando.

Para a lavagem de batatas, cenouras, beterrabas ou qualquer outro legume que você tenha em casa, o processo é basicamente o mesmo: lavá-los antes do preparo do alimento com água corrente e depois deixá-los de molho em uma solução de hipoclorito de sódio ou vinagre.

Como retirar os agrotóxicos dos alimentos
Pode-se usar iodo 2% (5 ml em 1 litro de água), bicarbonato (1 colher de sopa para 1 litro de água) ou vinagre (1 parte para 2 de água). Em todos esses casos, deixe de molho em média por 30 minutos e depois lave. Ferva ou remova a casca sempre que possível”, ensina o médico.

Sim, você pode comer a casca da batata doce. Inclusive, ela possui nutrientes importantes para a sua saúde, como cálcio, fibras e vitamina C.

Com menor eficiência na remoção de agrotóxicos dos alimentos, o bicarbonato de sódio também pode ser usado para limpeza antes do consumo de frutas e verduras. Você deve usá-lo: Molhe os alimentos individualmente. Passe o bicarbonato com a ajuda de uma esponja ou com as mãos, esfregando bem.

Lavar a batata antes de guarda, faz com que elas percam a proteção natural e fique verdes com mais facilidade.

A acidez do vinagre é eficiente para higienizar alimentos, mas o produto precisa estar em quantidade maior. Ele é até mais saudável do que o hipoclorito de sódio. É recomendável, no caso do vinagre, que se dilua cerca de 40% a 50% de um recipiente para cada litro de água.

1- Somente lave as batatas antes de descasca-las. Ao descascar e picar não volte a lavar as batatas, pois o amido (o líquido branco que sai da batata) reage bem ao óleo quente e é ele quem dá crocância à batata frita.

- Se vai comer cozido, tem que lavar (mas não precisa ser com sanitizante) para tirar a terra. A temperatura de cozimento elimina vírus, bactérias e microorganismos no geral. Exemplos: batata assada inteira, repolho, abobrinha… - Se vai tirar a casca para comer, não precisa lavar.

De acordo com Farrimond, não. "Não use nenhum tipo de spray ou qualquer tipo de sabão... Porque isso, na verdade, está adicionando mais produtos químicos às suas frutas, legumes e verduras", adverte.

Para eliminar a solanina armazene a batata longe da luz solar, descarte a casca e cozinhe o tubérculo diretamente na água fervente. Micro-ondas e cozimento ao vapor não destroem a solanina.

Os alimentos devem ser lavados apenas com água da torneira fria, asseguram os especialistas. Lavar com detergente pode ser perigoso, dado que os vegetais e frutas são permeáveis e absorvem esses químicos.

Na maioria das vezes, no entanto, as pessoas costumam remover a casca e consomem apenas a sua polpa. Mas, para usufruir melhor os benefícios do alimento, o ideal é que você consuma todas as partes da batata - a casca, em especial, é fonte de fibras, minerais como fósforo, potássio e zinco, fundamentais para a saúde.

Alimentos como batata-doce, macaxeira e inhame tendem a umeder durante a higienização. Por isso, segundo Gabriel Serrano, vale passar uma esponja limpa com água e sabão e, depois de enxaguar, secar com um pano também limpo. A sugestão é por um espaço que tenha água corrente por perto.