Como justificar uma multa indevida?

Perguntado por: omello . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 19 votos

Para comprovar a impossibilidade da infração, é possível anexar documentos que a comprovem, como uma declaração do trabalho de que você não estava no local da infração naquele horário ou um recibo de pedágio de outro lugar no momento em que se registrou a infração.

Informações básicas do modelo de recurso de multa
Placa do carro que recebeu a multa e número do auto de infração; Descrição dos fatos e fundamentos legais e/ou documentos que comprovem a alegação que está sendo feita; Data e assinatura do requerente ou do representante legal.

Custos por recursos especializados para multa até gravíssimas simples (que não causa suspensão de CNH): Recurso de Multa ( Leve, Média e Grave ) = R$ 60,00. Recurso de Multa ( Gravíssima que não suspende a CNH) = R$ 80,00.

As multas de trânsito são, geralmente, anuladas quando possuem erros formais no Auto de Infração ou na Notificação de Autuação que foi enviada ao motorista. Além disso, erros de cunho processual também incitam a anulação da multa, portanto, mesmo que você tenha cometido a infração, a multa pode ser recorrida e anulada.

Existem cinco pontos básicos ao escrever uma carta de recurso eficaz:

  1. Deixe as emoções de fora.
  2. Ater-se aos fatos.
  3. Faça uma refutação ponto a ponto.
  4. Reserve algum tempo para explicar novamente os principais pontos.
  5. Acima de tudo, seja respeitoso.

Tais como a tipificação da infração, caracteres da placa do veículo, local, data e hora do cometimento da infração, identificação do órgão ou entidade e autoridade do agente autuador ou equipamento que comprove a infração. Também, a assinatura do infrator e o prontuário do condutor, sempre que possível.

Você não precisa de um advogado para entrar com recurso contra multa de trânsito. Sim, é isso mesmo.

Quanto custa para recorrer a uma multa? O processo de recorrer a uma multa é gratuito e de direito de todos os motoristas brasileiros, independentemente de qual for a multa.

Trânsito. Os motoristas que cometerem uma infração leve ou média no período de um ano já podem ter sua penalidade convertida automaticamente em advertência por escrito no Espírito Santo, caso se enquadrem em exigências previstas na legislação nacional.

Será aplicada após a análise do histórico do condutor, caso seja avaliado como um bom motorista. A advertência por escrito não gera pontuação na habilitação do condutor, que também não terá de pagar o valor referente ao tipo de infração, pois não é gerado boleto.

30 dias corridos

Prazo para fazer a requisição
A possibilidade de converter multa em advertência é bem interessante, mas você não pode bobear e deixar para fazer a requisição para depois. Afinal, existe um prazo de 30 dias corridos após o recebimento da notificação da infração.

Dirigir-se ao órgão autuador que aplicou a multa, preencher o formulário para interposição de recurso e anexar toda a documentação exigida. Após receber o recurso, o órgão autuador tem prazo de até dez dias úteis para remetê-lo à JARI.

A solicitação deve ser entregue no órgão de trânsito responsável. E deve estar anexado com o histórico do prontuário do condutor, que contemple, no mínimo, doze meses anteriores a infração. Esse documento pode ser retirado no Detran de cada estado.

____________________ Venho respeitosamente requerer de Vossa Senhoria o CANCELAMENTO DO (os) AUTO (s) DE INFRAÇÃO DE TRÂNSITO Nº _______________, ________________, _______________, ________________, _________________, _______________, __________________, _______________, Por ter sido lavrado há mais de 05 (cinco) anos, ...

Quanto custa para fazer uma contestação? Conforme orientação da OAB, o profissional deve cobrar pelo menos 20% do valor da causa.

As defesas podem ser divididas em dois grupos: materiais e processuais. O réu apresenta defesas relativas ao processo ou ao direito de ação. Nelas, defendem-se a inadmissibilidade do processo. Quando acolhidas as preliminares, resta impedida a apreciação da matéria de mérito.

No tópico “Motivo do recurso”, você deverá marcar a opção que se adequa ao seu caso. Por exemplo, se você estiver entrando com recurso contra a decisão que negou seu benefício, deve marcar a opção “indeferimento do benefício” e preencher o espaço ao lado com o número do benefício.