Como justificar o erro?

Perguntado por: emeireles . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.7 / 5 16 votos

· Use expressões claras, evite subentendidos (lá, anteontem, um dia antes, etc.). 2 - NUNCA ASSUMA O SEU ERRO AO REDIGIR UMA MENSAGEM. Exceto que seu erro esteja evidente demais! Quem deve apontar os erros é quem te contesta.

O que fazer depois que errou?

  1. Antes de tudo, sem "mas" Uma das primeiras ações de quando alguém erra é tentar relativizar o acontecido para se eximar da culpa. ...
  2. Avise que errou, e seja rápido. ...
  3. Apresente uma saída. ...
  4. Não exagere nas desculpas. ...
  5. Explique como você evitará uma próxima vez.

É um método de inspeção que descobre o erro antes que aconteça o defeito e exige uma Ação Corretiva sobre o erro que causaria o defeito.

Ainda conforme os especialistas, outro perfil propício a nunca admitir seus erros são aquelas pessoas com rasgos de personalidade narcisista. Esses, normalmente utilizam sua perspicácia para detectar os erros alheios e usá-los como um contra-ataque.

Foco na solução e não apenas em erros no trabalho

  1. Esclareça as verdadeiras prioridades atuais da empresa.
  2. Não foque no problema, foque na solução.
  3. Tome atitudes de cabeça fria, baseadas em reflexão e estratégia.
  4. Avalie o histórico do colaborador antes de pensar em puní-lo.
  5. Converse com o colaborador em particular.

Estou escrevendo para você hoje para pedir desculpas em nome de [sua organização] por [detalhar o erro aqui]. Entendemos que isso deve ter causado a você [reconheça brevemente o impacto de seu erro aqui]. Acreditamos que esse problema ocorreu devido a [uma descrição breve e honesta do que deu errado].

Venho por meio deste reportar o problema de dependermos do email do cliente com o seu código de autorização de compra para encaminharmos a fatura de cobrança. Não é a primeira vez que isso ocorre e já tivemos situações parecidas no passado com outros clientes.”

Por que é importante errar? Antes de qualquer coisa, é importante deixar claro que o erro é fundamental para o nosso processo de aprendizado. Falhar nos permite aprender o que não gostamos, o que precisamos valorizar e a persistir.

ERRAR É APRENDER.
Ao sermos capazes de identificar algo como “errado”, seja um erro nosso ou fora da gente, a percepção se transforma. Quando a percepção se transforma, ampliamos nosso terreno conhecido, isto é, aprendemos.

Dizem que quem decide pode errar, mas quem não decide já errou. Se a vida por si só é tão cheia de erros, porque decidir amanhã o que pode ser decidido hoje? Muitos que deixaram para o amanhã, não o viram novamente. Acredita-se que o amanhã não existe.

Esta detecção pode ser subdividida em um método de controle (interrupção do processo diante de algum erro, obrigando a resolução imediata do problema) ou de advertência (alerta por meio de algum sinal a ocorrência de alguma situação de erro).

Sistemas à Prova de Erros (Poka Yoke)

  • Pró-ativo (prevenção): Não permitem a ocorrência de erros, podendo ser classificados em: Contato: Limita ou impede fisicamente (ou por sensoriamento) a ocorrência de erros. ...
  • Reativo (detecção): Indicam a ocorrência, podendo ser classificados em:

Como saber se você está bem preparado para fazer um concurso?

  1. Quando começar. Só faz sentido iniciar a resolução de provas anteriores depois do estudo da teoria, incluindo as revisões para fixação do conteúdo. ...
  2. Período das questões. ...
  3. Todas as bancas. ...
  4. Depois do edital. ...
  5. Sites de questões.

7 Passos para consertar um erro que você cometeu

  1. Admita a cagada. A primeira coisa que você deve fazer é reconhecer que fez algo de errado. ...
  2. Antecipe os problemas e previna os afetados. Imagine a situação como uma bola de neve. ...
  3. Tente resolver a situação. Agora, você precisa colocar a mão na massa e correr atrás do prejuízo.

Reconhecer as falhas, no entanto, não é ser conivente com os próprios erros. Não é achar que está certo, mas é aprender com estes erros e dificuldades, com paciência e disciplina. O ideal é saber lidar com as próprias falhas sem agressividade, superando o medo de se expor e de estar aberto a aceitar as críticas.

Em primeiro lugar, é importantíssimo analisar friamente o erro e suas consequências. Depois, o interessante seria criar um plano de ação para contenção de danos, avisar os envolvidos para minimizar consequências e consertar o que for possível.

Deixe que ele explique como o problema ocorreu e faça perguntas pertinentes, não intimidadoras. O objetivo é entender o que aconteceu, e não culpar a pessoa antes mesmo de ouvir o que ela tem a dizer. Peça ajuda: questione o que ela acredita que pode ser feito para contornar a situação.

Peça ao destinatário a gentileza de desconsiderar o conteúdo do e-mail, caso você tenha enviado informações sensíveis ou confidenciais. Neste caso, peça para ele excluir a mensagem o mais rápido possível.

Errata: significado
A errata é necessária quando o autor percebe o erro depois do material impresso, ou quando não é mais possível fazer correções. Também é comum em trabalhos acadêmicos, quando existem erros de digitação, de informação e até mesmo em editais públicos ou de concursos.

Trata-se de enviar um outro e-mail mais ou menos uma semana depois, dizendo: “[Nome], espero que seu dia esteja bom! Perdoe-me por este novo e-mail, mas eu só queria reforçar o e-mail abaixo e ver o que você acha. Não considere isso como nada além de um cutucada amigável!