Como justificar a acentuação de uma palavra?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

Acentuação

  1. Acentuam-se os vocábulos monossílabos tônicos terminados em a/as, e/es, o/os: dá, pás, mês, só, pós, fé, trás. ...
  2. As palavras oxítonas (aquelas cuja sílaba tônica é a última) que terminam em a/as, e/es, o/os, em/ens são acentuadas: carajás, café, invés, parabéns, porém.

A palavra está, com acento agudo, é o verbo estar em sua forma conjugada na 3ª pessoa do singular do presente do indicativo. Ou seja: ele/ela/você está. O termo é acentuado, porque a tônica encontra-se na última sílaba.

Regras de acentuação básicas

  1. Oxítonas. São acentuadas as palavras oxítonas que terminam em: a(s): sofá, marajás, lá, pás; e(s): você, jacarés, fé, rés; o(s): cipó, avôs, dó, sós; em(ens): também, parabéns. Paroxítonas. ...
  2. Proparoxítonas: Todas as palavras proparoxítonas são acentuadas. É o caso de: lâmpada; música; sábado;

A palavra possui acento circunflexo pois tem pronúncia fechada.

Além de assinalarem a sílaba tônica, os acentos gráficos servem para indicar o timbre da vogal tônica. O acento agudo ( ´ ) indica timbre aberto, como em sofá, café, cipó, e o acento circunflexo ( ^ ) indica timbre fechado, como em cânon, ipê, robô.

Educação te ajuda a saber quais palavras mudam com as novas regras do acordo ortográfico. Entretanto, conserva-se o acento agudo nas palavras oxítonas e nas monossílabas tônicas terminadas em “éi”, “éu” e “ói”. Por exemplo: anéis, fiéis, papéis, pastéis, céu, chapéu, troféu, véu, destrói, herói, faróis e sóis.

Oxítonas terminadas em –i ou –u não são acentuadas, por exemplo. Palavras paroxítonas têm a penúltima sílaba como sílaba tônica, enquanto palavras proparoxítonas têm a antepenúltima sílaba como sílaba tônica.

Regra: paroxítona terminada em ditongo oral. Explicação: A palavra incomunicáveis é paraxítona terminada em ditongo oral, portanto deve ser acentuada.

Você tem acento circunflexo na última sílaba, por isso, é uma palavra oxítona (aquela que tem a última sílaba tônica). Todas as oxítonas terminadas em a, e ou o, seguidas ou não de s, recebem o acento ortográfico: Canadá, guaraná, atrás, bambolê, através, robô e cipó.

Crase. A rigor, a “crase” é uma junção de letras idênticas. Na língua portuguesa, a principal forma de crase é a ligação da preposição “a” com a letra “a” (geralmente um artigo definido), simbolizada por um acento grave que indica essa união (por isso este tópico se encaixa nos erros de acentuação).

A falta de acentos gráficos ou a escrita indevida de um acento gráfico são considerados, também, erros ortográficos. A acentuação gráfica das palavras deverá ser sempre feita de acordo com as regras de acentuação do português. Palavras sem acento gráfico: item (e não ítem);

Os principais erros de acentuação são: confusão entre palavras paroxítonas e proparoxítonas, falta ou excesso de acento agudo, falta ou excesso de acento circunflexo e falta ou excesso de acento grave.

B. Conforme a sílaba tónica — que não é sempre acentuada —, as palavras classificam-se como: agudas ou oxítonas (a sílaba tónica é a última); graves ou paroxítonas (a sílaba tónica é a penúltima); ou esdrúxulas ou proparoxítonas (a sílaba tónica é a antepenúltima).

acento agudo (´): destaca uma sílaba tônica com vogal longa e aberta; acento grave (`): indica a ocorrência de crase; acento circunflexo (^): destaca uma sílaba tônica com som fechado; til (~): indica vogais nasalizadas, como os ditongos ão, ãos, ões e a forma isolada ã.

Água: á – gua. Veja que a letra “á” é a que tem mais intensidade fonética, ou seja, é o acento tônico da palavra água. As palavras são classificadas de acordo com a sílaba mais intensa, ou seja, a tonicidade.

A ironia é uma figura de linguagem que consiste em utilizar uma palavra ou expressão, atribuindo-lhe diferente sentido ou significado de acordo com o contexto. Na construção de um texto, ela pode aparecer em três modos: ironia verbal, ironia de situação e ironia dramática (ou satírica).

A ironia é uma figura de linguagem que se caracteriza pelo uso de expressões que remetem ao oposto, de maneira proposital, do que se quis dizer. Veja o seguinte exemplo: Estou de recuperação na escola... Parabéns para mim!