Como Joventino virou Velho do Rio?

Perguntado por: rxavier . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.1 / 5 14 votos

Era um homem comum, Joventino Leôncio, que se embrenha na mata (na versão de 1990, ele cai do cavalo) e depois é picado no pescoço, por uma cobra. Após o acontecimento ele se transforma em uma entidade sobrenatural: o Velho do Rio.

O Velho do Rio, vale lembrar, é mesmo um ser sobrenatural. Antes de se transformar no guardião místico do bioma, Joventino (Irandhir Santos) realmente morreu na primeira fase do remake de Bruno Luperi. Após se embrenhar na mata, ele foi picado por uma cobra e bateu as botas.

Jove questiona o avô se Zé Leôncio o viu e a entidade responde que não sabe: “Não sei. Eu não saí daqui, saí?”, diz o encantado. Por ser a reencarnação de seu pai, Joventino (Irandhir dos Santos), José Leôncio não consegue ver a imagem do Velho do Rio, o que sõ vai acontecer no final da novela.

O Velho do Rio (Osmar Prado) vai fazer a cobra subir --em uma canoa-- para deixar até José Leôncio (Marcos Palmeira) de perna bamba em Pantanal. Debilitado por conta de uma bala, ele se transformará em uma sucuri e se esconderá em uma embarcação no meio do curso d'água.

Ou seja, o Velho do Rio nunca apareceu para o filho, porque ele nunca acreditou de verdade na sua existência.

Juma (Alanis Guillen) vai revelar um segredo íntimo de Muda (Bella Campos) na reta final de Pantanal. A mulher-onça descobrirá que a amiga está grávida só de olhar para seu corpo e a deixará constrangida.

A conclusão da entidade é de que o rapaz não é filho de José Leôncio (Marcos Palmeira), ao contrário do que a mãe do peão contou quando o casal ainda era jovem.

Além disso, o autor Bruno Luperi aumentou a importância do chalaneiro para a trama. Ele já salvou a vida do Velho do Rio (Osmar Prado) e é um dos homens de confiança de José Leôncio (Marcos Palmeira).

Após se casar com Filó (Dira Paes), o fazendeiro acaba sofrendo um infarto. Ele morre sozinho, sentado na sala de sua casa, durante a noite.

Até que enfim! Finalmente! No último capítulo de 'Pantanal", nesta sexta-feira (7/1), ocorreu a raia em que filhos de Zé Leôncio lutaram para conquistar a sela de prata que pertenceu ao avô.

Impossível não ter se emocionado com o final de “Pantanal”, novela das 9 que teve seu último capítulo exibido nesta sexta, dia 7/10. O tão aguardado reencontro de José Leôncio (Marcos Palmeira) com seu pai, o Velho do Rio (Osmar Prado), aconteceu nos minutos finais da novela e foi uma sequência de arrancar lágrimas.

Mas, dias depois, José Leôncio tem uma espécie de infarto e falece na sala de casa. Filó é a primeira a encontrar o marido morto. As cenas do velório do protagonista já foram gravadas pela Globo. Sendo assim, o autor Bruno Luperi não vai modificar o final do peão.

Nesse reencontro emocionante, na beira do rio, o Velho esclarece por que nunca apareceu para o filho e surpreende: "Porque você nunca acreditou". "Eu nunca acreditei", concorda o fazendeiro, ouvindo do pai que a fé era fundamental.

No capítulo desta terça-feira (4) da novela "Pantanal", o personagem Tenório (Murilo Benício) foi morto e arrastado por uma sucuri para o rio.

Na cena em questão, Leôncio descobrirá que a entidade do rio e o seu pai (Joventino) são a mesma pessoa. Mas isso só será concretizado após a sua morte (José Leôncio infartará após a cerimônia de seu casamento com Filó). Sendo assim, o Velho se transformará em sucuri pela última vez.

Em uma das cenas iniciais da novela, foi usada uma cobra verdadeira, de 4 metros e 40 quilos, com a supervisão da médica veterinária Ellen Eguchi. Na ocasião, o ator Erom Cordeiro participou das sequências, contando que o animal se chama Bonita e é uma sucuri-verde.

Uma das principais dúvidas de Pantanal será esclarecida nos próximos capítulos: afinal, por que o Velho do Rio (Osmar Prado) não se mostra para José Leôncio (Marcos Palmeira)? Espírito desencarnado, o guardião deve ficar afastado das ligações de sua antiga vida. Ao mesmo tempo, não vê necessidade em amparar o filho.

Zé Leôncio descobre que Velho do Rio é seu pai apenas no último capítulo da novela Pantanal. Mas antes, o fazendeiro vai desconfiar que seu o velho Joventino (Irandhir Santos) está por perto ao ouvir a entidade tocar um berrante durante o casamento de Juma (Alanis Guillen) e Jove (Jesuíta Barbosa).