Como Josué atravessa o rio Jordão?

Perguntado por: oramires . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 10 votos

Seca o leito do rio. O rio está aberto diante da Arca da Aliança e os hebreus observam, na margem do Jordão, admirados e emocionados. O povo começa a seguir Josué quando ele cavalga até o começo do leito seco. Josué e o povo hebreu avançam pelo leito seco do rio Jordão.

rio Jordão

Josué agradece a Deus pela vitória ao atravessar o rio Jordão.

Josué, auxiliar de Moisés
Quando Josué saiu do Egito, ele já tinha mais de 40 anos de idade.

Josué se declara e morre nos braços de Aruna - A Bíblia.

1 Quando toda a nação terminou de atravessar o Jordão, o Senhor disse a Josué: 2 "Escolha doze homens dentre o povo, um de cada tribo, 3 e mande que apanhem doze pedras do meio do Jordão, do lugar onde os sacerdotes ficaram parados.

O povo começa a seguir Josué quando ele cavalga até o começo do leito seco. Josué e o povo hebreu avançam pelo leito seco do rio Jordão. Tibar e Kadmo se espantam ao observar os hebreus cruzarem o Jordão. Todas as tribos de Israel seguem atravessando o Jordão.

5 Disse Josué também ao povo: aSantificai-vos, porque amanhã fará o Senhor maravilhas no meio de vós. 6 E falou Josué aos sacerdotes, dizendo: Levantai a arca da aliança, e passai adiante deste povo. Levantaram, pois, a arca da aliança, e foram andando adiante do povo.

O que significa o nome Josué? O nome Josué (Yehoshua em hebraico) significa “Deus Salva” e o que muita gente talvez não saiba é que essa é uma variante do nome Jesus (Yehoshua ou Iesous no grego). Mas o auxiliar de Moisés originalmente se chamava Oseias (cf. Números 13,16).

Em Josué 4, o Senhor ordenou a Josué que construísse um monumento de pedras.

Como a passagem pelo Mar Vermelho representa a saída do pecado na vida de cada um que se converte ao Senhor, a passagem pelo Rio Jordão prefigura a entrada na “terra prometida”, a vida eterna na presença celestial de Deus.

Rio Jordão na Bíblia
A história do rio Jordão possui um caráter muito místico e sagrado sendo citado muitas vezes na bíblia. Foi, portanto, no Rio Jordão que Jesus foi batizado, que ocorreu a manifestação da Santíssima Trindade, e ainda, a cura de um leproso.

Na época dos acontecimentos de Josué 9, a fama dos israelitas estava espalhando-se por toda a terra. Um grupo de pessoas, os gibeonitas, decidiram enganar os israelitas para que fizessem um tratado de paz com eles. Sem pedir a aprovação do Senhor, os israelitas fizeram o tratado.

30 metros

Para chegar na Terra Prometida, os israelitas precisavam atravessar o rio Jordão. Deus orientou que Josué liderasse o povo na travessia justamente quando havia a cheia do rio. Em época de cheia, o rio Jordão possui cerca de 30 metros de largura e até 30 metros de profundidade.

Volumoso, caudaloso, opulento, cristalino. Os adjetivos relativos ao Rio Jordão bíblico, citado 175 vezes no Antigo Testamento e 15 no Novo, onde Jesus teria sido batizado, parecem se referir a um lugar imaginário. Hoje, o Rio Jordão, com seus 217 quilômetros, é uma sombra do que já foi no passado.

Josué faz divisão de terras de Canaã entre as tribos após ordem de Deus.

Josué está prestes a ser ferido quando anjos descem do céu. Um anjo protege o guerreiro hebreu do ataque de Ogue. Com a ajuda divina, Josué consegue atingir o gigante. Os anjos transformam-se em homens vestidos de branco e ajudam os soldados hebreus.

1245 a.C.

quarenta anos

O povo hebreu, depois da caminhada de quarenta anos atravessando o deserto, chega finalmente à beira do rio Jordão. Do outro lado já era a Terra Prometida, pela qual tanto sonharam. Moisés não estava mais com eles. Morreu antes porque duvidou da força de Deus.

A Bíblia diz que Moisés foi escolhido por Deus para liderar a saída dos hebreus do Egito, onde eram escravos, rumo à terra prometida de Canaã. Após o reino ser atingido pelas dez pragas, o faraó Ramsés 2º admite sua libertação, pedida por Moisés.

Sobrenome português de origem religiosa, referência ao rio Jordão, em Israel. O nome vem do hebraico yarden, “o que desce” ou “lugar onde se desce” (para beber água), que passou ao grego como Iordanes, daí a Iordan e Jordão.