Como Jonas conseguiu se livrar do sofrimento?

Perguntado por: ealegria . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

Resposta: Para que Jonas não morresse, DEUS mandou um grande peixe para que o engolisse. E lá ficou Jonas três dias e três noites no ventre do peixe. Nesse período Jonas se arrependeu e orou ao Senhor; lá no mais profundo abismo ele clamava a Deus.

Ele achava que eles não mereciam ser perdoados. Para ensinar uma lição a Jonas, o Senhor fez crescer uma árvore para protegê-lo do sol. Então a árvore morreu e Jonas ficou triste.

1. E orou Jonas ao Senhor, seu Deus, lá das entranhas do peixe; 2. e disse: Na minha angústia clamei ao senhor, e ele me respondeu; do ventre do Seol gritei, e tu ouviste a minha voz.

O livro de Jonas nos ensina sobre um Deus misericordioso com seu povo. Deus havia poupado miseridordiosamente Israel várias vezes em sua história, o salmo 78 nos mostra a grandeza da misericórdia, bondade, graça e amor de Deus por seu povo.

Mas Jonas não se alegrou! Ele ainda desprezava o povo daquela grande cidade e queixou-se da misericórdia e compaixão de Deus! Falou que não queria pregar ao povo exatamente por este motivo, pois poderiam aceitar a palavra para serem salvos.

7 Mas Deus enviou um bicho, no dia seguinte ao subir da alva, e feriu a aboboreira, e ela secou. 8 E aconteceu que, aparecendo o sol, Deus ordenou um vento quente oriental, e o sol feriu a cabeça de Jonas; e ele desmaiou, e desejou com toda a sua alma morrer, dizendo: Melhor me é morrer do que viver.

Em espírito de oração, estude: Jonas 1:1–2—Jonas é chamado para ir a Nínive pregar arrependimento ao povo.

Introdução. O Senhor chamou Jonas para pregar ao povo de Nínive, mas Jonas fugiu e acabou sendo engolido por um grande peixe. Depois que Deus o libertou, Jonas viajou para Nínive e profetizou que o Senhor destruiria a cidade devido a sua iniquidade. O povo de Nínive se arrependeu, e Deus poupou a cidade.

Quando Jonas desobedece à ordem de Deus e toma um barco para Társis ao invés de pregar em Nínive, inicia-se um conjunto de eventos que traz consequências a pessoas que não estavam envolvidas diretamente com esta má decisão: os marinheiros trabalharam mais, perderam bens materiais e passaram por grande terror, por conta ...

Este complexo de Jonas se refere à pessoa que tem medo das mudanças, do sucesso, de ser diferente e, por isso, de ser rejeitado; prefere renunciar à originalidade e viver isolado, conformado com seu destino, deixando as coisas como estão.

Em certos períodos da história dos ninivitas, parece ter sido comum entre eles algumas práticas de tortura como: furar os olhos, esfolar vivos e arrancar partes dos corpos de seus prisioneiros (principalmente orelhas e narizes). Além da violência física, a injustiça social também era outra marca dos ninivitas.

O livro de Jonas tem o objetivo de instruir os leitores e mostrar que Javé é o Deus de todos os povos. É uma antecipação daquilo que os evangelhos mais tarde irão confirmar. Jonas recebeu uma missão divina de pregar aos assírios, conhecidos como opressores do seu povo.

Significa pombo e indica uma pessoa capaz de atravessar as piores crises com paciência, tranqüilidade e resignação. Autoconfiante e otimista, não desiste de lutar por seus projetos nem mesmo quando as dificuldades parecem ser incontornáveis.

Jonas 2:2-9
Então o Senhor ordenou ao peixe, e este vomitou Jonas na terra. Deus falou com o profeta uma segunda vez e pediu o mesmo que havia pedido antes: – Vá a Nínive e declare a mensagem que eu te disser. Jonas obedeceu a Deus e percorreu uma jornada de três dias para chegar a Nínive.

Jonas foi à grande cidade de Nínive, com uma população de centenas de milhares de pessoas. A mensagem que ele pregou foi simples: “Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida” (Jonas 3:4). A mesma linguagem aparece em Gênesis 19 para descrever a destruição total de Sodoma.

quarenta dias

Jonas entrou na cidade e andou um dia inteiro a apregoar: "Dentro de quarenta dias, Nínive será destruída." Os habitantes de Nínive acreditaram em Deus. Rapidamente se espalhou pela Internet a sua mensagem.

Algumas décadas depois de Jonas, o rei Senaqueribe estabeleceu Nínive como capital do império. Na época de Jonas, Nínive já era uma cidade grande e importante, capital da província com o mesmo nome.

Jonas 1:1–2—Jonas é chamado para ir a Nínive pregar arrependimento ao povo. Jonas 1:3–7—Jonas foge em um navio, é jogado ao mar e é engolido por um grande peixe. Jonas 2:1–2, 10—Jonas ora ao Senhor e é vomitado em terra seca pelo peixe.

Reflexão de Jonas 3 para os nossos dias
E essa graça divina, tão presente em Jonas 3, é um reflexo do amor de Deus por nós, seus filhos. A mensagem de Deus continua a ser a mesma: a necessidade de arrependimento e salvação. E essa mensagem é ainda mais evidente em Cristo, que veio ao mundo para salvar os pecadores.

Em resumo, Jonas 2:3-7 nos mostra que, mesmo em momentos de grande desespero, podemos encontrar conforto e segurança em Deus. Ele está sempre presente, mesmo quando não podemos vê-Lo, e pode nos salvar de qualquer situação, por mais desesperadora que pareça.

Os Assírios, tradicionalmente tidos como um povo conquistador e cruel, foram construtores de uma civilização que deixou marcas importantes no mundo antigo, visíveis nas suas cidades, como Nínive, Assur e Nimrud. Decaíram a partir do século VII a.