Como jogar um pião de madeira?

Perguntado por: rcarvalho4 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Não pode enrolar tudo, porque precisa sobrar um pouco na mão. E tem que ficar bem justinho. E pra lançar é assim: segura o pião e prende o fio nos dedos. Depois joga de lado e, quando tocar o chão, puxa forte e pronto, vai ver girando.

carapeta

O pião é uma das brincadeiras de crianças mais antigas, pois já existia desde o ano 4.000 a.C., período em que foram encontrados alguns exemplares feitos com argila, nas margens do rio Eufrates. Esta Brincadeira também se chama: carapeta, carrapeta.

Descrição e Regras do Jogo do Pião
O jogador cujo pião ficar dentro do círculo depois deste girar, sai fora do jogo, mas deixa o pião no mesmo local. Os restantes jogadores, um de cada vez, tentam deitar fora do círculo o pião. Sempre que um jogador conseguir retirar o pião do outro jogador ganha um ponto.

Inventado pelo povo da Babilônia há cerca de 4 mil anos a.C, antes de tirar brinquedo era um objeto sagrado.Na Grécia era conhecido como "Strombo"e em Roma como "Turba". Trazidos pelos portugueses na época da colonização, também chamado de pinhão, carrapeta, piorra ou mamona.

O pião não cai por causa do seu movimento de rotação que, por inércia, tende a resistir a qualquer mudança. Isso quer dizer que ele deve continuar girando no eixo vertical, e não mudar para o horizontal.

Pião indica, principalmente, um brinquedo infantil que gira. Peão indica, principalmente, um trabalhador rural ou uma pessoa que anda a pé.

Peões só podem se mover uma casa por vez, exceto em seus primeiros movimentos, quando podem andar por duas casas. Os peões só podem capturar nas casas diagonais em frente a eles. Nunca podem capturar para trás. Se houver uma peça imediatamente em frente ao peão, ele não pode se mover ou capturar aquela peça.

PEÃO: move-se sempre para frente, uma casa por vez, podendo em cada primeira jogada de cada peão escolher mover uma ou duas casas. O peão é a única peça que captura de forma diferente do seu movimento. Sua captura é na diagonal, uma casa por vez.

Uma breve história sobre o Pião de Madeira O Pião de Madeira é sem dúvidas uma das brincadeiras mais tradicionais do Brasil. Há relatos da existência do Pião desde o ano 4000 a.C, porém não se sabem ao certo, quando realmente foi inventado este brinquedo.

Usavam tocos de madeira, pedrinhas, legumes e palitos para fazer animais, além de brincadeiras como amarelinha, cinco Marias, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa, dentre várias outras e, assim, se divertiram por décadas e décadas.

Cerca de 3 mil anos a . C., na Babilônia, já existiam os piões, feitos de argila e com as bordas decoradas com formas animais e humanas ou relevos, Eles foram encontrados em túmulos de crianças, assim como as bolinhas de gude.

Peão - O peão somente pode fazer movimentos adjacentes à sua posição anterior, isto é, não pode retroceder. O peão, assim como o rei só pode deslocar-se 1 casa à frente por lance, no entanto, quando o peão ainda está na sua posição inicial, este pode dar um salto de 2 casas à frente.

O peão é a única peça que ataca deforma diferente do seu movimento. O peão pode capturar as peças que estão nas suas diagonais a frente, apenas uma casas por vez.

O exemplar de pião mais antigo do Mundo encontrado até hoje data de 1250 a.C. e está em exposição no Museu Britânico, em Londres. Foi descoberto em Tebas, na Grécia, onde o objeto era muito apreciado.

O pião de tucumã é um brinquedo tradicional dos Índios Panará e pode ser feito com a semente do tucumã, uma fruta de uma palmeira típica da região amazônica ou com uma pequena cabaça.

pião substantivo, masculino (plural: piões m)

Rodar o pião é uma brincadeira muito antiga mas se desconhece a sua origem. Objetos semelhantes foram encontrados pelos arqueólogos na Babilônia, na região da Mesopotâmia, datando de 3000 a.C. Eram feitos de argila tendo as bordas decoradas com formas de animais em relevo.