Como jogar pirulito?

Perguntado por: igarcia . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 15 votos

Os jogadores vão comprando cartas e descartando até formar suas trincas e/ou seqüências. Pode-se comprar do monte de compras ou utilizar a última carta descartada. Quando algum jogador está com duas trincas e uma dupla e só falta uma carta para bater, ele pode dizer “pifei” ou “tô pifado”, avisando os outros jogadores.

Começando com uma área de 7x7 pontos não ligados, desenhados em uma folha, cada jogador terá o direito de marcar uma única linha horizontal ou vertical entre dois pontos adjacentes que não foram ligados. Quando Um jogador completa um quadrado ligando esses pontos, ele ganha pontos e tem o direito de jogar novamente.

Saiba como jogar Cacheta
Cada participante deve receber nove cartas e o carteador deve distribuí-las no sentido anti-horário. O objetivo é eliminar todos os oponentes e ser o único a ficar na mesa.

Distribua as perguntas e uma caneta a cada jogador. Cada jogador, deverá identificar os vinhos que têm as características mencionadas nas perguntas. A ideia é identificar os vinhos que apresentem as características mencionadas nas perguntas.

Porco ou dorminhoco ou rolhada:
Distribui-se as cartas e todos seguram elas em pé na mesa. Quem começar com cinco carta sai, escolhendo uma e passando para o próximo jogador. O mico deve ficar pelo menos uma rodada na mão de quem o tiver. Quem completar as quatro cartas iguais, baixa.

Significado de Caxeta
substantivo feminino [Botânica] Árvore brasileira da família das euforbiáceas, de madeira clara, leve, sem muita resistência; caixeta.

Enquanto que o Pife (Pif Paf) utiliza os curingas do baralho (54 cartas) a Cacheta utiliza as cartas dos naipes para determinar um novo curinga a cada rodada (52 cartas).

E outra regra: o curinga é exclusivo da Cacheta. No Pife, essa carta deve ser retirada do baralho.

Sabem jogar ao sete-e-meio? É muito simples. Usam-se apenas 40 cartas do baralho, ficando de fora oitos, noves e dez. As figuras valem meio, o ás conta por um e as outras cartas, do duque à manilha, são contabilizadas pelo seu valor nominal.

As regras de um jogo são os elementos que definem sua coerência e estrutura. Apesar de um mesmo jogo poder ser praticado com variações, determinadas mudanças em um padrão de regras podem dar origem a novos jogos.

Cada jogador vai ter que unir dois pontos. Esses pontos precisam que ser vizinhos e só pode ligar na horizontal ou na vertical. Quando você consegue unir os quatro lados e fechar um quadrado você ganha um ponto. O objetivo do jogo é quem consegue fechar mais quadrados.

O curinga poderá ser usado como qualquer carta do jogo. Se o curinga for descartado na mesa só poderá ser usado como carta comum, nunca como curinga. Quando um jogador estiver por uma carta para bater ele pode furar a fila, ou seja, pode comprar uma carta do "lixo" para bater fora de sua vez.

Coringa - a carta que pode substituir qualquer carta em uma sequência ou trinca. Vira - é a carta do maço que será virada para determinar o curinga, que será sempre a carta acima da que foi virada, obedecendo-se a cor. Exemplos: virado o 8 de Paus, todos os 9 pretos serão curingas.

Os curingas
Só pode haver um curinga em um jogo. Pode haver 2 dois, sempre que um deles funcione como curinga e o outro tenha seu valor normal. É possível mudar a posição do curinga no jogo e colocar a carta que o substitui no seu lugar.

Coloque todas as cartas na mesa, com a face voltada para baixo. Cada jogador vira duas cartas de cada vez. Se formarem um par, o jogador pode coletá-las e pode voltar a virar mais duas cartas. Caso contrário, as cartas são viradas para baixo novamente e a vez passa para o seguinte jogador.

Três dentro, três fora (ou melê)
Se o goleiro conseguir três pontos antes dos jogadores de linha, ele ganha o jogo e o direito de sair do gol. Só vale chutar de fora da área e com a bola no ar, sendo que o gol vale um ponto.