Como jogar o jogo das sílabas?

Perguntado por: agalvao . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

As fichas ficam num monte no meio da mesa, viradas para baixo. Cada criança, na sua vez, sorteia uma sílaba, se esta fizer parte da sua cartela, ela deve completar a palavra. Caso contrário, descarta na mesa, virada para cima. O próximo jogador pode comprar do monte ou da mesa.

A finalidade desse conjunto de planos é relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita, bem como, comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas.

Deixe que as crianças tentem descobrir oralmente sozinhas, pois na atividade da aula, elas deverão fazer isso em muitas palavras, para descobrir se as sílabas ditadas se encaixam ou não. Quando uma das crianças fizer a sugestão, escreva a sílaba no espaço que falta e releia com as crianças.

Você pode começar, por exemplo, contando a ele que as palavras são formadas por partes e cada parte tem um som. Inicialmente, mostre a ele palavras simples de duas sílabas, como: bala, bolo, boca, gato, entre outras. Nesse momento inicial, evite dificultar o processo com palavras contento dígrafos, acentos etc.

Um jogo de palavras é um tipo de calembur, um trocadilho para misturar as palavras ou os sons, e em particular os que consistem em duas palavras ou frases homófonas, no sentido humorístico, mas com sentido diferente, para darem lugar a equívocos.

Alfabético. É considerado o mais antigo entre os métodos de alfabetização. O aluno aprende os nomes das letras do alfabeto e depois combina sílabas e monta palavras. Também é chamado de soletração.

Esta atividade será realizada em duplas. Cada dupla deverá marcar na cartela do bingo as palavras que tiverem o mesmo som inicial das palavras “ditas” por você, em seguida, ler e completar palavras lacunadas, escrevendo nelas a sílaba que está faltando.

É uma palavra proparoxítona se for considerado que é formada por um hiato: fa-mí-li-a.

A habilidade EF01LP08 consiste em: Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

A sílaba é uma unidade sonora da língua maior do que o som e menor do que a palavra. Dito de outra forma, as sílabas são constituídas por sons e constituem as palavras. Uma sílaba é composta opcionalmente por consoantes (C) e obrigatoriamente por vogais (V).

Sílaba é um fonema ou grupo de fonemas que são pronunciados por uma única emissão de voz. A base das sílabas na Língua Portuguesa são as vogais (a - e - i - o - u). Sem vogais, não há sílaba.

Existem várias formas de ajudar na alfabetização e ensinar as sílabas aos pequenos. De forma lúdica, através de jogos e brincadeiras, é possível apresentar a eles palavras e sílabas, fazendo a junção destas. Músicas infantis com marcação de sílabas ajudam a distinguir e repetir as palavras, identificando os fonemas.

As sílabas simples são formadas, principalmente, por uma consoante e uma vogal (mo, ca, pe, zi, jo, su, ra, fi, bo,…).

De acordo com o número de sílabas, as palavras classificam-se em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas. Para que você possar relembrar, a sílaba é um fonema ou grupo de fonemas pronunciados por meio de apenas uma emissão sonora.

Método silábico
No método silábico, os alunos aprendem as famílias silábicas, que são associadas a desenhos ou palavras-chave. Assim, aprende-se a família do “b”, do “c”, do “d” e assim sucessivamente. Ao usar esse método, os educadores partem de unidades pequenas para só então abordar unidades mais complexas.