Como jogar bola sem ficar com medo?

Perguntado por: onunes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

Como perder o medo de jogar bola?

  1. #1 Preste atenção no seu diálogo interno. A maioria dos seres humanos repetem frases negativas, e a partir disso, criam um ambiente tóxico em sua mente. ...
  2. #2 Crie pensamentos positivos. ...
  3. #3 Envolva-se com o seu estilo de jogo. ...
  4. #4 Sorria! ...
  5. #5 Trace suas metas.

A confiança vem com treino, prática, repetição dos movimentos, fundamentos. Quando a gente joga, se o primeiro passe sai bom e certinho no pé do companheiro, já começamos a construir confiança desde o início do jogo. Quanto mais passes certos, mais confiante ficamos.

Manter-se no presente, respirar fundo, descansar na noite anterior, hidratar-se, pensar positivo e confiar em você. Essas são estratégias para diminuir o nervosismo antes da partida. E o mais engraçado de tudo é que o próprio futebol pode ser considerado como uma maneira de controlar a ansiedade.

Tome um banho quente. Isso ajuda a relaxar em dois momentos: antes de começar o jogo ou depois. Segundo o psicólogo Renan Molina, muitas vezes, a pessoa está bem e, durante a partida, vai tendo episódios de estresse e preocupações. A água quente ajuda a reforçar a sensação de bem-estar.

Afirma ainda que, durante a prática de exercício físico, ocorre liberação de endorfinas associadas ao bem-estar e, em casos de estresse, ansiedade ou depressão, em que há desequilíbrio de neurotransmissores, as atividades físicas podem auxiliar no controle, promovendo ainda benefício fisiológico.

Praticar atividades físicas ajuda no combate à ansiedade, uma vez que leva o organismo a liberar substâncias responsáveis por sensações de alegria e bem-estar.

Sim, pessoas com transtorno de ansiedade generalizada (TAG) ou transtorno do pânico podem jogar futebol. O esporte pode até mesmo ser benéfico para elas, pois a prática regular de exercícios físicos, como o futebol, pode ajudar a reduzir os sintomas de ansiedade e estresse.

Outras dicas que podem ajudar são:

  1. Acompanhar sua motivação e seu posicionamento;
  2. Melhorar seu preparo físico;
  3. Acompanhar os melhores atletas da sua região;
  4. Comparar seus resultados com dos seus amigos.

O cérebro de um jogador de futebol é diferente do de uma pessoa normal. A velocidade com que as coisas acontecem durante um jogo e a necessidade de tomar decisões rápidas desenvolvem a mente dos atletas de uma forma diferenciada. É o que diz um estudo realizado no ano passado.

Preleção: veja como motivar os atletas antes das partidas

  1. Planeje um discurso previamente.
  2. Mantenha uma postura de liderança diante dos atletas.
  3. Cite exemplos reais e palpáveis.
  4. Incentive a cooperação e a importância do trabalho em equipe.

Frutas, verduras e legumes são essenciais. Você pode complementar as refeições com variedades de salada, ricas em vitaminas e minerais. Ah, e não esqueça: quanto mais colorido estiver o seu prato, maior o ganho nutricional necessário para dar um gás no jogo de futebol.

O foco deve estar no momento presente
Evite remoer o passado, erros, derrotas, lesões ou tentar ficar fantasiando o futuro com ideias para se perder ou quando ganhar a partida, assim evitando o desperdício de energia mental.

Conheça 5 games que, embora não resolvam o problema, são perfeitos para pessoas ansiosas.

  1. Pigment. Colorir é uma tarefa relaxante. ...
  2. My Oasis – Tap Sky Island. A proposta do jogo é criar seu próprio oásis. ...
  3. Rootd. ...
  4. Viridi. ...
  5. I Love Hue.

Dentre os principais problemas, citam fadiga, estresse, problemas de concentração, dificuldade em alcançar a alta performance, diminuição da carreira e tempo reduzido para a família e vida pessoal.

De acordo com os educadores físicos do Hospital Albert Einstein , a prática do futebol auxilia no aumento da capacidade cardiorrespiratória e potência aeróbica. O esporte também fortalece a musculatura, especificamente da coluna e das pernas.

O acesso e excesso de informação cresce de forma exponencial, juntamente com os casos de ansiedade e depressão. Por isso é importante filtrar as informações que chegam até você. Ficar conectado de mais, assistir muito ao jornal ou ficar tempo demais nas redes sociais são hábitos que prejudicam a sua saúde mental.

Atividade física intensa
Quando se realiza uma atividade física muito intensa e que o corpo não está acostumado, é comum que a respiração fique mais rápida e curta, isso é sinal de que o organismo está percebendo a atividade e está gerando condicionamento físico.

Inspire lentamente enquanto conta até quatro, enchendo a barriga, e não o peito; Expire lentamente contando até quatro novamente; Mantenha a concentração nesses procedimentos até estabilizar a respiração.

Como manter a calma antes das competições

  1. Treine regularmente. Parece óbvio, mas é uma recomendação válida: prepare-se bem para as competições. ...
  2. Exercícios de respiração. ...
  3. Relaxamento progressivo. ...
  4. Mantenha sua mente focada.

A ansiedade esportiva
Pode-se manifestar também quando um atleta ou time não apresenta um bom resultado por um determinado tempo e exista a possibilidade de uma nova derrota ou fracasso. Isso faz com que ele (ou o time) gere uma cobrança excessiva e, consequentemente, um transtorno de ansiedade.