Como jogar 5x1 no vôlei?

Perguntado por: agoulart . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.6 / 5 18 votos

No Sistema 5×1 a recepção do Saque é feita normalmente por 3 jogadores: o Líbero e os 2 Ponteiros. O Levantador e o Oposto nunca devem participar da recepção do Saque, por isso, devem ser isolados dela função. O Central que estiver no Fundo de Quadra deve ser substituído pelo Líbero.

Conforme previsto pela escala 5×1, após cinco dias trabalhados, o colaborador tem direito a 1 dia de folga. A cada semana de trabalho, esse dia é reduzido em um. Em termos práticos, se o funcionário folgou no domingo nesta semana, isso implica que na semana que vem, sua folga será no sábado, e assim sucessivamente.

Um Levantador não pode se deixar abater em nenhuma situação do jogo, isso prejudicará toda a armação ofensiva de uma equipe de Vôlei.

Desvantagens do Sistema 3×1 do Futsal

  • Se ambas os alas se concentrarem muito no ataque isso deixará a defesa muito exposta e Fixo sobrecarregado.
  • Também pode sobrecarregar o Pivô, caso os Alas tenham dificuldades ofensivas.

Outro fator relevante que este estudo identificou, foi que o sistema 3x1 é um sistema adequado para atletas iniciantes devido a fácil compreensão de posicionamento e função dos jogadores durante a partida, o que favorece um entendimento tático mais precisa e específico dos atletas.

Um saque que a bola aterrissa diretamente sobre a quadra do adversário sem ser tocada pelo adversário - é denominado em voleibol "ace", assim como em outros esportes tais como o tênis.

Foi em 1896, após Morgan ter apresentado o esporte em uma conferência, que um professor que assistia à apresentação sugeriu o nome volley ball por parecer mais adequado. O nome pegou. A jogada china recebeu esse nome por ter sido a marca registrada da seleção feminina chinesa do início dos anos 80.

No voleibol, China é uma jogada de ataque quase exclusiva do vôlei feminino, em que a atacante (normalmente a central) finta a marcação adversária com o movimento de pernas, fingindo correr para o meio e seguindo para as costas de sua levantadora.

O atacante de ponta (também chamado de ponteiro) é uma posição do voleibol. É considerado o papel mais difícil de todos em uma equipe porque exige que o jogador seja apto a recepcionar, defender (mesmo quando ele está na zona de ataque, posições 2, 3 e 4) e atacar. Por isso é necessário desempenho básico completo.

O levantador é o atleta responsável por distribuir a bola para que os outros companheiros possam atacar a equipe adversária. Sendo assim, a sua principal função no jogo é a armação do ataque. Essa ação costuma acontecer sempre no primeiro ou no segundo toque da equipe.

No sistema 3x3 há três levantadores e três atacantes posicionados de forma intercalada. Para a utilização deste sistema tem que haver um entrosamento entre os atletas para que as jogadas sejam efetuadas com sucesso.

Na escala de trabalho 5×1 a folga ao domingo deve ser dada pelo menos uma vez a cada sete semanas no caso dos homens. As mulheres devem folgar aos domingos quinzenalmente, tendo em vista a dupla jornada, segundo artigo 386 da CLT.

A sequência em quanto, escrita de forma separada, interroga ou averigua, principalmente, a quantidade e o preço de alguma coisa:

  1. Em quanto tempo?
  2. Em quantos dias?
  3. Ficou em quanto?

Sistema ofensivo 5×1
Aqui, cinco jogadores se posicionam diante da área de tiro livre e um jogador ocupa a posição de pivô, tentando se manter infiltrado no ataque adversário. Ele deve se deslocar próximo à linha dos seis metros, na área central, onde o ângulo de arremesso é favorecido (no caso desse esquema tático).

Então, para o voleibolista brasileiro fazer parte da elite desse esporte precisa ter no mínimo 190 cm e possuir 200 cm ou mais, geralmente o mais baixo atua como defensor e o jogador com estatura mais elevada de bloqueador.

Tocar a rede NÃO é falta. A menos que ocorra durante uma ação de jogar a bola, ou interfira com o jogo. Contato acidental com o cabelo nunca é falta. Algumas ações de jogar a bola podem incluir ações nas quais o jogador não toca a bola.