Como jogar 4-2 no vôlei?

Perguntado por: alessa . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.1 / 5 19 votos

Funciona assim: no sistema 4x2, o time passa a ter quatro atacantes e dois levantadores em lados opostos em quadra, que também podem atacar. O sistema tático inicial mais usado atualmente é o 5x1, quando há apenas um levantador. Nas duas formações, o líbero entra e sai.

O sistema 4X2 é dividido em simples, invertido e com infiltração. No caso do sistema simples, dois levantadores ficam em posição diagonal com a quadra e os demais são atacantes. Se for sistema invertido ou com infiltração a posição dos levantadores é a mesma.

O 4-4-2 é um esquema tático usado no futebol que consiste no esquema de usar 2 laterais, 2 zagueiros, 4 Meio-campistas e 2 atacantes e além claro do goleiro, sendo que dois são meias de defesa, ou seja, volantes.

CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA 4×2 SIMPLES
Há 4 Atacantes e 2 Levantadores; Não há infiltração; Há sempre um levantador na rede; O Levantador do Fundo ajuda na Recepção do Saque.

a,b = diferença significativa entre as posições p<0,05; C1 – Central que inicia o rodízio na rede; C2 – Central que inicia o rodízio no fundo de quadra; P1 – Ponta que inicia o rodízio na rede; P2 – Ponta que inicia o rodízio no fundo de quadra; L1 – Levantador; e O2 – Oposto.

Além disso, caso o "levantador da ocasião" (ou seja, o levantador que está no fundo) defenda, há sempre um levantador de ofício para distribuir as jogadas. É considerado o melhor sistema tático do vôlei, pois sempre haverá 3 atacantes na rede, dificultando o bloqueio adversário.

O Sada Cruzeiro Vôlei é uma das equipes mais vitoriosas do voleibol masculino brasileiro e mundial. Com sede em Belo Horizonte, realiza suas partidas como mandante no Ginásio Poliesportivo do Riacho, localizado na cidade de Contagem, no estado de Minas Gerais.

No Sistema 5×1 a recepção do Saque é feita normalmente por 3 jogadores: o Líbero e os 2 Ponteiros. O Levantador e o Oposto nunca devem participar da recepção do Saque, por isso, devem ser isolados dela função. O Central que estiver no Fundo de Quadra deve ser substituído pelo Líbero.

Um Levantador não pode se deixar abater em nenhuma situação do jogo, isso prejudicará toda a armação ofensiva de uma equipe de Vôlei.

Função do levantador no vôlei
Todas as jogadas ofensivas no voleibol passam pelas mãos do levantador. Assim como o quarterback no futebol americano, ele é responsável por armar os ataques, passando ou “levantando” a bola para aquele que será o responsável por atacar.

Funciona assim: no sistema 4x2, o time passa a ter quatro atacantes e dois levantadores em lados opostos em quadra, que também podem atacar. O sistema tático inicial mais usado atualmente é o 5x1, quando há apenas um levantador. Nas duas formações, o líbero entra e sai.

Resposta: Uma grande vantagem do sistema 4x2 (onde existem 2 jogadores especialistas em levantamento) é que o levantador que está na área de defesa pode subir para levantar no área de ataque e dar 3 opções de ataque naquela área. Resumindo... A vantagem é que geralmente vão ter 3 jogadores para atacar próximo à rede.

No 4x2 com infiltração também há dois levantadores e eles também se posicionam em diagonal. No entanto, o levantador que está na zona de ataque se tornará disponível para o ataque e o que estiver na zona de defesa infiltrará, ou seja, passará da zona em que ele está para a zona de ataque para efetuar o levantamento.

A linha defensiva é formada por quatro jogadores: dois zagueiros e dois laterais. À frente da defesa, atuam dois meio-campistas centrais - geralmente um deles com características mais defensivas e o outro com perfil mais de organizador de jogo -, aos quais se costuma definir como 'dupla de volantes'.

4-2-3-1. É provavelmente a formação mais afunilada do jogo. Seus laterais servirão para a contenção dos alas e pontas adversários enquanto seus 2 volantes cobrirão o meio e protegerão seus zagueiros. Para o ataque você terá 3 meias, o que torna a marcação dos seus passes muito difícil por parte do adversário.

Utilizando esse sistema que o Brasil viveu eras consagradas do futebol. O Santos de Pelé, Coutinho, Pepe e Dorval foi outro time que adotou a formação e se consagrou internacionalmente na década de 60.

O Sistema 4×2 com infiltração do Voleibol é um sistema tático mais avançado em relação ao Sistema 4×2 simples, pois, além de contar com jogadores especialistas em determinadas funções em quadra, ele também apresenta movimentações mais complexas, as infiltrações.

No 4x2 simples, são quatro atacantes e dois levantadores posicionados em diagonal. Assim, sempre há na rede um levantador e dois atacantes. Nesse sistema acontece também a especialização dos atacantes de ponta e meio (GUILHERME, 1979). No 4x2 com infiltração, também são quatro atacantes e dois levantadores.

Existem vários tipos de ataque: ataque de bola alta nas extremidades, ataque de bola rápida nas extremidades, ataque de bola rápida no meio, ataque de fundo da quadra, ataque de meio. O ataque de bola alta nas extremidades é considerado o mais seguro, porque demora mais tempo.

Nesse contexto, o ACE é o nome que recebe o saque na situação em que a bola atinge a quadra adversária sem ninguém interceptar a mesma. Um saque que a bola aterrissa diretamente sobre a quadra do adversário sem ser tocada pelo adversário - é denominado em voleibol "ace", assim como em outros esportes tais como o tênis.

Foi em 1896, após Morgan ter apresentado o esporte em uma conferência, que um professor que assistia à apresentação sugeriu o nome volley ball por parecer mais adequado. O nome pegou. A jogada china recebeu esse nome por ter sido a marca registrada da seleção feminina chinesa do início dos anos 80.