Como Jacó se preparou para encontrar Esaú?

Perguntado por: osales . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 13 votos

Ao prosseguirem sua jornada, Jacó se preocupou que seu irmão gêmeo, Esaú, procurasse vingar-se dele. Jacó preparou presentes para seu irmão, orou para que o Senhor protegesse sua família e recebeu a confirmação divina de que ele e a família seriam preservados.

Gênesis 32. Jacó vê anjos — Ele pede a Deus que o proteja de Esaú, para quem prepara presentes — Ele luta a noite inteira com um mensageiro de Deus — O nome de Jacó é mudado para Israel — Ele vê Deus face a face. 1 E foi também Jacó pelo seu caminho, e encontraram-no os anjos de Deus.

Peça à classe que acompanhe a leitura e atente ao que Jacó pediu a Esaú em troca de um prato de lentilhas. (Você pode ter de explicar-lhes que a expressão “prato de lentilhas” significa que Jacó fez uma sopa.)

Gênesis 25:26 afirma que Esaú nasceu antes de Jacó, que saiu segurando o calcanhar de seu irmão mais velho como se estivesse tentando puxar Esaú de volta ao útero para que ele pudesse ser o primogênito. O nome Jacó significa que ele agarra o calcanhar, uma expressão idiomática hebraica para comportamento enganoso.

Em Gênesis 25:29-34, Esaú, chegou em casa cheio de fome e vendeu seu direito de filho mais velho para seu irmão Jacó, e com isso todas as bençãos que estavam sobre ele, foram para o seu irmão, por conta de um prato lentilha.

Após se passar pelo irmão para obter a bênção do pai, Isaque (já em leito de morte), Jacó entra em pé de guerra com Esaú. Sua mãe aconselha-o a sair de casa, prometendo-o chamar de volta quando o irmão se acalmasse. Neste ponto a idade de Jacó é de 40 anos.

Quando Deus feriu a coxa de Jacó, Ele não queria que Israel saísse com a perna do Jacó carnal. Deus não quer que o seu Israel espiritual ande na perna da carne, na segurança da reputação, do nome, financeira. Aquela perna tinha proporcionado que ele fugisse de Esaú por 20 anos.

A nossa caminhada de fé também só poderá ser iluminada pela bênção de Deus quando “passamos de Peniel” — quando aprendemos a colocar as nossas mãos nas mãos do Senhor e dizer: “Senhor, entrego o controle a ti; não consigo caminhar sozinho”.

O Guisado Vermelho – A turma da saúde alimentar defende que a pessoa é aquilo que ela come. Nada contra, nem à favor, muito pelo contrário.

Jacó partiu da terra de Canaã e viajou até Padã-Arã para encontrar uma companheira adequada para casar-se no convênio. Durante essa jornada, Jacó teve uma visão do Senhor, que lhe prometeu as mesmas bênçãos eternas que haviam sido prometidas a seu avô Abraão (o convênio abraâmico).

Jacó teve medo do irmão e orou, pedindo clemência a Deus. Enviou os seus rebanhos como presentes a Esaú, quis comprar a paz com as suas riquezas, mas agora estava na hora de Deus fazer uma transformação radical na vida deste homem.

O rebanho do filho de Rebeca (Martha Mellinger) prosperará e ele ficará rico. A trama terá um salto de quase sete anos, e seus filhos aparecerão crescidos. "E Jacó prosperou muitíssimo e teve muitos rebanhos, e servas, e servos, e camelos, e jumentos", dirá a voz de Deus.

A lentilha no Antigo Testamento
Segundo a tradição cristã, Esaú, filho de Isaac e irmão de Jacó, abre mão de seus direitos de primogênito por um prato de lentilha. De acordo a Bíblia, um dia, Esaú chega em casa faminto e encontra o irmão cozinhando a leguminosa.

Está no livro de Gênesis, capítulo 25, versículos 29 a 34. O prato de lentilhas passou a ser o exemplo de uma venda disparatada e infeliz em que o interesse momentâneo, imediato e aflitivo passa a valer mais que todos os outros interesses permanentes, definitivos e coerentes; troca-se oitenta por oito, ou nem isto.

Jacó significado suplantador em hebraico, ou seja, aquele que segura pelo calcanhar, e em grego, significa "aquele que lutou com Deus". Jacó é um personagem muito importante na Bíblia, pois em diversas passagens aparecem histórias dele e de seu irmão, Esaú. Jacó era filho de Isaac e Rebeca, e irmão gêmeo de Esaú.

Por mais que sejam irmãos gêmeos, eles têm grandes diferenças, seja no visual ou na personalidade. Enquanto Jacó é pacífico e ligado às atividades domésticas, Esaú se interessa pela caça, além de mostrar um comportamento feroz e controverso.

Para entendermos todo o contexto, primeiro vamos ao significado dos nomes em hebraico: Esaú (Esaw) (vermelho e peludo) e Jacó (Yakov), vem da raiz “kov”, que significa torto. Outra característica de Jacó, é o fato dele nascer segurando o calcanhar de seu irmão Esaú.

Esaú é o primogênito de Isaque, mas perdeu a sua benção para o irmão, Jacó Por que o primogênito tinha mais importância e privilégios? Por ter nascido primeiro e ser o mais velho.