Como Jacó descobre que José foi vendido?

Perguntado por: nmoreira . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Com a voz embargada, Judá revela, então, que José foi vendido como escravo em um campo pra um ismaelita. "Nós fizemos essa maldade e escondemos do senhor", admite o pai de Er (Tiago Marques), morto durante discussão com o genitor.

José na casa de Potifar
Porém, por optar ser fiel a Deus e também a quem ele servia naquela casa, José recusou deitar-se com a mulher de Potifar, que vinha assediando o rapaz. Por isso, após as mentiras e as tramas da mulher, ele foi acusado injustamente e mandado à prisão.

Em Gênesis, José sofre com os escravos
Sem ter direito a nada, José acaba se enfraquecendo depois que é vendido para o mercador. Os outros escravos ficam incomodados com a presença do rapaz, que luta pela sua sobrevivência, não acreditando no que aconteceu com ele.

Através do sacrifício do seu próprio corpo na cruz, ele permitiu que os pecados que levam ao tráfico – ganância, luxúria, ambição – fossem enfrentados no coração dos homens e das mulheres que o seguem.

Estes, quando José contava 17 para 18 anos, venderam-no como escravo, por 20 sheqels de prata, a mercadores ismaelitas, que o levaram ao Egito, no período da XVII dinastia.

José esperou 22 anos para ver se cumprir na integra tudo o que Deus lhe falou por sonho como demonstra os textos abaixo.

46José tinha trinta anos quando se apresentou diante do Faraó, rei do Egito, e José deixou a presença do Faraó e percorreu toda a terra do Egito.

Sendo assim, como Jacó viveu no total 147 anos, ele chegou na terra do faraó aos 130 anos de idade. José viveu 37 anos a menos que Jacó, o filho do patriarca com Raquel morreu aos 110 anos, também no Egito. O personagem bíblico passou 93 anos de sua vida por lá.

Além disso José não conversou com os irmãos em sua língua, mas por meio de um intérprete.) Como José soube que seus irmãos sentiam remorso pelo que lhe haviam feito? (Gênesis 42:21–23; lembre às crianças que os irmãos de José não sabiam que ele entendia o que eles diziam.)

Maaibre Sheshi I era o faraó da época de José. Sua existência histórica foi arqueologicamente comprovada através do achado de centenas de selos e objetos de metal contendo seu nome em Canaã, Egito, Núbia e até Cartago, onde alguns ainda estavam em uso mil e quinhentos anos após a sua morte.

25 E José fez ajurar os filhos de Israel, dizendo: Certamente vos visitará Deus, e fareis transportar os meus bossos daqui. 26 E morreu José com a idade de cento e dez anos; e o embalsamaram, e o puseram num caixão no Egito.

Simeão negocia com Issad a venda de José, que é tratado como servo de Israel. O mercado fica desconfiado da atitude dos irmãos, mas oferece 20 ciclos de prata pelo rapaz.

“José foi vendido como escravo pelos próprios irmãos e comprado por Potifar, que era capitão da guarda do Faraó. José, mesmo na servidão, transformou todas as experiências e situações pelas quais passou em algo bom, por mais difíceis que fossem.

Judá sugere vender José como escravo - Gênesis.

Por ser filho da mulher que amava e por quem trabalhara por 14 anos, Jacó amava muito a José e esse amor fortaleceu o seu caráter. Os irmãos de José o odiavam e, movidos pela inveja e pelo ódio, jogaram-no em uma cisterna e depois o venderam como escravo para o Egito.

Azenate

Faraó oferece Azenate como esposa de José

"José, além de formoso, era jovem quando foi tentado pela esposa de Potifar. É de se esperar que como qualquer rapaz da idade dele, ele era viril e, portanto, tinha suas necessidades físicas bem apuradas, por isso, não foi nada fácil resistir" José, além de formoso, era jovem quando foi tentado pela esposa de Potifar.

O que se sabe é que toda a trajetória de José ao ser vendido até se tornar governador do Egito durou 13 anos. As escrituras dizem que o rapaz tinha 17 anos quando foi traído pelos irmãos e completava 30 anos quando se apresentou ao faraó para ajudá-lo a interpretar os sonhos que o atormentavam.

Aos 30 anos José, por interpretar os sonhos de Faraó, foi nomeado o governador de toda a terra do Egito e recebeu poder e autoridade para colocar em curso o plano que Deus revelara a Faraó através de seus sonhos.

José era o filho favorito de Jacó, e ele fez uma túnica especial para José. Os outros 10 filhos de Jacó ficaram com ciúmes. Quando José tinha 17 anos, ele teve um sonho inspirado no qual ele estava ajuntando grãos nos campos com seus irmãos.

Face a isso, segundo o conhecimento e as fontes de que hoje dispomos, e que os antigos escritores não tinham, é consenso comum atribuir a José aquela idade que era própria para um jovem hebreu casar-se, ou seja, entre os18 a 25 anos (H.