Como jacaré respira debaixo d'água?

Perguntado por: oandrade . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

Qual é o segredo dos jacarés? Um grupo de cientistas descobriu: músculos especiais que mudam os pulmões de lugar conforme a necessidade. Na prática, além de respirar, os pulmões de jacarés (e também de crocodilos) funcionam como bóias, que controlam a submersão de seus corpos.

Especialista explica que os jacarés podem ficar debaixo d'água por até 3 horas.

Assim como todos os répteis, esses animais são ectotérmicos, possuem respiração pulmonar e uma pele espessa, seca e muito queratinizada, características que os ajudam a viver em ambientes terrestres.

Ataque os olhos.
A parte mais vulnerável de um crocodilo são seus olhos e, de acordo com relatos de vários sobreviventes, tentar arrancar os olhos dele foi o que os salvou. Tente puxar, chutar ou cutucar os olhos com as mãos ou com o que estiver ao seu alcance.

Jacarés e crocodilos são observados descansando tanto em terra quanto em águas rasas, com metade da cabeça dentro da água e as narinas para fora ou com toda a cabeça debaixo da água, levantando o focinho de tempos em tempos para respirar.

Pode viver até 50 anos. Os jacarés são animais ecologicamente importantes, pois fazem o controle biológico de outras espécies de animais, pois se alimentam dos animais mais velhos e fracos que não conseguem escapar de seu ataque. Além disso, suas fezes servem de alimento a peixes e outros seres vivos aquáticos.

O coração do jacaré-do-pantanal é encontrado dentro do saco pericárdico e está centralizado na cavidade celomática (Fig. 1). No presente estudo, o saco pericárdico e o coração estão delimitados caudalmente pelas bordas do fígado, ventralmente pela musculatura do abdômen e dorsalmente pelos pulmões.

Embora sejam muito conhecidos, tanto os crocodilo como os jacarés, cabe ressaltar que há uma grande diferença no comportamento dessas espécies. Apesar de pertencerem à mesma família, o crocodilo costuma ser muito mais agressivo que o jacaré.

Um jacaré tem hábitos noturnos ,caçando assim a noite e se alimentando de peixes,muitas vezes em grupo. Então como é mais ativo a noite,eles dormem pela manhã.

Quando o jacaré está parado, sem mover nenhum músculo, ele está descansando, tomando sol para se esquentar. Ou está esperando que um animal que ele goste de comer passe por perto e possa ser capturado. Os jacarés ficam parados por grandes períodos do dia.

Aligátor-americano: 30 – 50 anos

O jacaré-norte-americano, por vezes também chamado jacaré-americano, aligátor-americano ou jacaré-do-mississípi é uma espécie de jacaré encontrada apenas na região sudeste dos Estados Unidos, junto a riachos e pântanos. São a única espécie de jacaré existente nos Estados Unidos.

Os jacarés apresentam o focinho largo e arredondado, enquanto os crocodilos têm a cabeça mais afilada. Além disso, os crocodilos apresentam escamas no ventre, chamados de poros glandulares, que os jacarés não têm.

É nas brânquias que o oxigênio presente na água passa para o interior do corpo e que o dióxido de carbono que está no corpo do animal passa para a água. Esse tipo de respiração acontece na maioria dos animais aquáticos, como é o caso dos crustáceos, alguns moluscos e peixes.

Os olhos desse animal são adaptados para enxergar bem no crepúsculo ou à noite: suas pupilas ficam abertas e redondas, absorvendo o máximo de luz. Aí, se apontamos uma lanterna, o choque faz as pupilas se contraírem para minimizar a recepção da luz. Essa acomodação visual faz com que o jacaré pare.

O maior inimigo dos jacarés-de-papo-amarelo é a caça.

Ela praticamente congela junto com a água, entrando em uma espécie de torpor na qual fica extremamente letárgica e com dificuldade de se mexer. Logo, se o animal não manter o nariz para fora do lago, após 24 horas (tempo máximo no qual um bicho da espécie pode passar sem ir à superfície) ele pode morrer “afogado”.

Durante o dia costumam ficar às margens de rios, lagos ou açudes, expondo-se ao Sol em grupos, e à noite caçam.

Os répteis são ectotérmicos, isto é, dependem do calor do ambiente externo para regular a sua temperatura corpórea, daí aquelas cenas conhecidas dos jacarés tomando banho de sol à beira dos rios do pantanal.

As principais ameaças ao sucesso da nidificação do jacaré-açu são a inundação e a predação dos ninhos. Os principais predadores de ninhos de jacaré-açu são a onça pintada (Panthera onca), o lagarto jacuraru (Tupinambis teguixim), o macaco prego (Sapajus macrocephalus) e o homem (Homo sapiens).

O jacaré pequeno tinha o direito de brincar e o dever de estudar. Mas não podia subir na escada pra pegar coisas no armário, não podia mexer no fogão, não podia tomar banho sozinho, porque os jacarés grandes tinham medo de que ele se machucasse.