Como invocar um egum?

Perguntado por: anunes . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Para aparecer, o espírito precisa de uma roupa sagrada, a Opá. Só os grandes sacerdotes podem não só invocar o morto e trazê-lo de volta, como também tecer sua roupa, temporária morada do parente morto enquanto ele está entre os vivos.

O culto de Babá Egum é uma religião afro-brasileira na qual se cultuam, majoritariamente, ancestrais falecidos de homens que, sacerdotes em vida, transformaram-se em babá egum após a morte.

Caboclos, pretos-velhos, crianças e exus, são eguns.

O Contra-Egun ou Contra Egum é um traçado de palha da costa trazido ao brasil pelas religiões Afro-descendentes e é geralmente usado nas nações de Candomblé e Umbandomblé. Serve para proteção contra espíritos desencarnados que atuam em baixo astral, desordem, ou em palavras populares: zombetagem.

Banho de descarrego
Em uma vasilha, coloque um litro de água fervida, cinco folhas de laranjeira, duas folhas de manjericão, um punhado de erva-cidreira e duas rosas brancas. Deixe a mistura amornar, coe e adicione um punhado de sal grosso. Despeje a mistura no seu corpo, do pescoço para baixo.

Ogum é uma divindade de origem africana (orixá) cultuado em religiões afro-brasileiras, como a umbanda e o candomblé. Ogum é o orixá guerreiro, conhecido pela sua coragem e força.

Pensamentos inadequados, sejam eles violentos, sombrios, vergonhosos ou mesmo paranóicos; Uma sensação de peso e pressão nas costas e na cabeça, dores no estômago, sem se que esses sintomas tenham relação com alguma doença ou problema físico; Cansaço excessivo sem justificação.

Quiumba ou Quiumbanda (também escrito Kiumba ou Kiumbanda) é um conceito religioso presente na Umbanda, que basicamente significa espírito sem luz. Espíritos que por algum razão não encontraram seu caminho e mantêm-se presos à terra como espíritos obsessores devido atrasos em sua evolução.

Ojé (sacerdote do Culto aos egunguns), também chamado de Babaojé - Babá (pai) Ojé (sacerdote), não entram em transe e tem uma iniciação diferente do Iaô do Candomblé.

Acorde mais cedo que seu horário habitual, louve e celebre seus antepassados, reverencie aqueles que vieram antes de você. Faça algo por você e por aqueles que vieram antes de você! Tome um bom banho, faça um exercício de respiração, e por fim, peça que o rio da sua ancestralidade flua livremente através de você.

Recebe o nome de Umbanda um dos diversos cultos religiosos sincréticos surgidos no Brasil entre os séculos XVI e XX, fruto do contato dos diferentes povos que contribuíram para a formação cultural e religiosa da população.

Resumo. O cemitério também é morada de Exus, Pombas-giras e pretos velhos, entidades cultuadas pela Umbanda. As variações de ritos que formaram esta religião brasileira são percebidas também nos locais de atuação de seu panteão de espíritos.

Eguns nada mais são do que os espíritos que já desencarnaram e os kiumbas são exatamente a mesma coisa. Porém há entre eles uma importante e significativa diferença: o nível de evolução espiritual.

Acreditam em orixás, personificações de elementos da natureza e de energia, e em guias espirituais, que podem se incorporar durante certas cerimônias e vir à Terra para ajudar as pessoas que necessitam. Os guias são denominados “entidades” e cada orixá possui uma linha de entidades que o auxilia.

Serve para proteção contra espíritos desencarnados que atuam em baixo astral, desordem, ou em palavras populares: zombetagem. Esse traçado pode ser posto no braço, no tornozelo e/ou na barriga.

Geralmente, é amarrado nos braços e cintura dos iniciados, com a finalidade de afastar as energias negativas e espíritos malévolos, impedindo a incorporação de eguns (espíritos de mortos).

Aquele que descumprir o preceito deverá fazer a maioria dos processos da iniciação novamente, pois não valerá de nada se ele não cumpriu o preceito, além de não merecer o sagrado, pois prefere se divertir nos prazeres carnais ao invés de colocar o orixá em primeiro lugar.

Banho de descarrego com sal grosso

  1. 1 pacote de sal grosso;
  2. 1 recipiente grande, cerca de 10 litros, de água morna;
  3. 1 vela branca;
  4. 3 incensos;
  5. 1 toalha (de preferência branca).