Como inverter a rotação do motor monofásico 4 fios?

Perguntado por: levangelista . Última atualização: 17 de maio de 2023
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Para inverter o sentido de rotação é só trocar o ( R ) pelo ( S ) ou vice e versa. Simplificando, é só inverter as fases ou melhor trocar as fases nos terminais de ligação; na caixa do motor elétrico trifásico. Mas o mesmo também poderá ser trocado na saída do relé térmico; contator ou disjuntor.

Hoje falaremos um pouco sobre o motor monofásico com capacitor permanente. Neste tipo de motor o enrolamento auxiliar e o capacitor ficam sempre ligados e não possuem chave centrífuga. Tem características similares ao motor trifásico, como rendimento e fator de potência.

Para inverter o sentido de um motor elétrico monofásico não tem nenhum segredo. É só trocar a ponta de ligação ou o terminal ( 5 ) pelo ( 8 ) como mostra o fechamento acima. Mas existe outro modelo de fechamento para motores elétricos monofásicos, veja abaixo.

Rotação: ~ 3.600 rpm.

A polaridade invertida poderá causar um fluxo de corrente muito elevado e com isso super-aquecer os cabos, super-aquecer as baterias danificando partes internas, danificar fusíveis, componentes eletrônicos, alternador e em casos onde o veículo possui componentes como computadores on-board e sensores.

O motor elétrico gira por meio de impulsos magnéticos, ou seja, a variação do fluxo magnético das bobinas entre as espiras. O giro do motor é um conjunto de espiras percorridas pela corrente elétrica. Assim, o motor elétrico é colocado para girar sobre a ação de forças de origem magnética das bobinas.

Ao inverter o pólo da pilha, inverte-se o sentido da corrente elétrica no fio, por isso, a orientação da agulha também se inverte: gira sentido horário, mantendo-se também perpendicular ao fio. Resultado igual quando se inverte o pólo de um imã colocado próximo à bússola.

A função de um inversor é variar a frequência da rede que alimenta o motor e, assim, alterar a velocidade de rotação desse motor.

Outra solução é a utilização de um inversor de frequência. Inversores de frequência são dispositivos eletrônicos que permitem a variação da velocidade de motores de indução trifásicos. Eles são instalados entre o motor e a rede elétrica. Existem muitas diferenças entre um inversor de frequência e um redutor.

Em caso de polias com tamanhos distintos, a velocidade transmitida para a máquina será maior ou menor. Se a polia motora, isto é, aquela que fornece o movimento, é maior que a movida, isto é, aquela que recebe o movimento, a velocidade transmitida para a máquina é maior (maior rpm).

O capacitor é o principal elemento responsável pelo giro do motor monofásico e, com isto, a bobina auxiliar pode produzir um movimento entre os polos, que se torna responsável pelas bobinas de funcionamento do motor.

Apenas o motor monofásico tem capacitor!
O capacitor basicamente tem como principal característica adiantar a corrente em relação à tensão no motor, afinal de contas, ele precisa carregar todas suas placas para que haja tensão. Assim, a corrente acontece antes.

O inversor de frequência é um dispositivo eletrônico que varia a velocidade de giro de um motor de indução trifásico. Para isso, o aparelho transforma corrente elétrica alternada fixa em corrente elétrica CA variável, controlando a potência consumida pela carga por meio da variação de frequência entregue pela rede.

Quando o motor é energizado, a chave centrífuga (ou centrífugo), se incumbe de desligar o capacitor de partida, abrindo o contato do platinado, tão logo o motor atinja uma certa velocidade de rotação.

Em função do método de partida, podemos classificar os motores monofásicos como: (1) de fase separada/dividida (Split Phase); (2) de capacitor de partida (eletrolítico); (3) de capacitor permanente (a óleo); (4) de dois capacitores (óleo, eletrolítico) e (5) de anel de arraste ou polo sombreado (Figuras 3 a 6).

Podemos associar o número de rotações que ocorrem a cada minuto (RPM) com o número de rotações a cada segundo (Hz). 60 rotações a cada minuto são iguais a 60 rotações a cada 60 segundos. Para determinar quantos Hz equivalem um valor em RPM, dividimos por 60.

Uma unidade de medida muito comum para a frequência é a rotação por minuto (r.p.m). Um objeto que executa um movimento circular a 60 r.p.m, por exemplo, completa 60 rotações por minuto.

Inverter a polaridade em um circuito pode arruinar a fonte de energia ou até mesmo causar uma explosão. Conectar os fios errados, como usar um fio positivo em vez do negativo, também pode arruinar os próprios fios.

Dessa forma, o ideal é manter o veículo sempre engatado e em velocidade constante, com rotação abaixo de 2.000 rpm.