Como intimidar no truco?

Perguntado por: ozanette . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 18 votos

Faça o máximo possível para intimidar o adversário, portanto, seja agressivo. Mesmo que seja blefe, sempre truque gritando, isso pode assustar o adversário e prejudica o desempenho dele durante o resto do jogo.

Esconder Carta - É quando um jogador joga a carta virada para a mesa, passando assim a não valer nada. Também chamado de “carta coberta” ou “carta encoberta”. Não é permitido esconder a carta na primeira rodada de cada mão.

As cartas tem que ser dadas sempre de cima para baixo, a não ser que o adversário solicite “de baixo”. A distribuição das cartas é no sentido anti-horário, distribuindo 3 cartas para cada jogador e por último a vira, caso haja erro na carteada, o baralho será passado para o próximo sem perda de tento.

4 de paus

O zap, 4 de paus, é a carta mais forte do Truco. Da mais valiosa para a menos valiosa, as manilhas no truco mineiro são: 4 de paus (Zap) > 7 de copas > A de espadas (Espadilha) > 7 de ouros.

Truco Paulista
É o tipo de truco mais comum nas jogatinas, tanto online, como em competições. É utilizado o baralho francês (que pode ser o 139 ou o NEO, por exemplo), com 40 cartas (exclui-se os 8, 9, 10 e os curingas) com duas duplas.

Em mão de 10, é obrigatório que a maior carta esteja por cima. Se algum jogador esconder sua maior carta , esta perderá o seu valor .

Mais do truco
Todo mundo corre atrás dos seus objetivos, ser campeão e reconhecido no truco”, destaca Weltinho. Natural de Goiânia, o jogador começou a sua trajetória no esporte aos 15 anos de idade.

Truco – Para pedir o aumento do valor da “mão” para 3. Seis, Meio-Pau, Meio-Saco ou Meia-Vara – Para pedir o aumento do valor da “mão” para 6. Nove – Para pedir o aumento do valor da “mão” para 9. Doze ou Queda – Para pedir o aumento do valor da “mão” para 12.

A dupla que trucar na última rodada pode empachar (empatar) a carta do adversário para ganhar a mão: ou seja, quem truca na última NÃO é obrigado a matar a carta, e se fez a primeira e empachou a última ganhou a mão normalmente; EXCETO quando a primeira estiver EMPATADA (vale a maior): neste caso quando a partida for ...

Estale os dedos cuidadosamente e endireite a mão. A carta ficará presa entre os dois primeiros e o terceiro e quarto dedos. Desde que você esteja de frente para os espectadores e eles não consigam ver a carta do outro lado da mão, ela vai parecer ter desaparecido.

Ordem das cartas (da menor para maior): 4, 5, 6, 7, Q, J, K, A, 2, 3.

  • O Jogo. Após a distribuição das cartas, inicia-se uma mão, valendo 2 ponto. ...
  • A Mão. A mão pode ter 3 rodadas. ...
  • Truco. Na sua vez antes de jogar, cada jogador pode pedir truco.

Cada jogador descarta uma carta, sendo que a de maior valor vence a primeira mão, ou rodada, e inicia a segunda. Qualquer jogador – ao chegar sua vez – pode lançar um desafio gritando: Truco!, aumentando o valor da mão para 3 pontos. Se o adversário recusar, ele ganha 1 ponto.

Valores das mãos
Paus/Zap/Gato: Manilha de maior valor, do naipe de paus. Copas/Copeta/Copilha: Segunda manilha, do naipe de copas. Espadas/Espadilha: Terceira manilha, de naipe de espadas. Ouros/Pica-fumo/Mole: Quarta manilha do naipe de ouros.

Casal Maior: As duas maiores manilhas do jogo. Paus/Zap/Gato: Manilha de maior valor, do naipe de paus.
...
Ao ser trucada, a dupla adversária tem direito a três ações:

  • Mandar cair (a mão passa a valer três tentos);
  • Pedir 6 (a mão passa a valer seis tentos);
  • Fugir (a dupla que trucou leva um tento).

CASAL MAIOR – Manilhas/gato e copas. CASAL MENOR – Manilhas /espadas e ouros. CASAL PRETO – Manilhas/ gato e espadas.

5ª) Na , 2ª e 3ª rodadas: Se o jogo for cangado nas 3 rodadas, ganhará os pontos da "mão", a dupla que distribuiu as cartas. Truco, Meio-pau, Nove e Doze: Pode ser pedido TRUCO a qualquer momento do jogo.

Cangar ou amarrar no truco significam empatar. Quando a primeira rodada termina empatada, a segunda rodada decide o vencedor da mão. Em caso de empate na segunda ou terceira rodada, ganha quem venceu a primeira. Em raros casos de empate em todas as rodadas, ninguém ganha os pontos da mão.

Kylian Mbappé, da França, marcou o 54° hat-trick na história da Copa do Mundo. LANCE!

Continuar lendo Como jogar truco sujo?