Como interpretar um exame de toxoplasmose IgG e IgM?

Perguntado por: opereira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 10 votos

Como interpretar o exame de toxoplasmose?

  1. IgM e IgG negativo. A gestante está suscetível à infecção, ou seja, pode contrair a infecção durante a gravidez, pois não teve contato prévio com o parasita. ...
  2. IgG positivo e IgM negativo. Indica infecção passada. ...
  3. IgG e IgM positivo. Indica que a gestante está com a infecção.

Seu médico pode solicitar exames de sangue para verificar se há anticorpos para o Toxoplasma gondii e se a infecção é aguda ou crônica.

Esta IgG para toxoplasmose ficará positiva pelo resto da vida e impedirá que o parasita se multiplique dentro do nosso corpo. Resumindo, um paciente com toxoplasmose aguda tem IgM positivo, enquanto um paciente que já teve toxoplasmose e possui o parasita inativo no corpo apresentará IgG positivo.

O exame Toxoplasma igG é usado para identificar se o paciente já teve contato com o parasita. Portanto, se o resultado for positivo, indica que a pessoa foi contaminada. Na gravidez, a infecção deve ser acompanhada de perto para não gerar riscos para o bebê.

1 - IgM negativo (-) e IgG negativo (-): ausência de contato com o T. gondii ou infecção muito recente, dentro do prazo de poucos dias em que a resposta imunológica ainda não está detectável. 2 - IgM negativo (-) e IgG positivo (+): infecção pregressa com o T. gondii há mais de 1 ano.

A detecção de anticorpos IgM anti-T. gondii pode indicar uma infecção aguda, recente ou reativada por Toxoplasma. O diagnóstico da infecção aguda adquirida durante a gravidez é estabelecido através de uma soroconversão ou de um aumento significativo dos títulos de anticorpos (IgG e/ou IgM) em amostras sequenciais.

Um resultado positivo para IgG pode indicar que a pessoa está na fase crônica e/ou convalescente ou já teve contato com a doença em algum momento da vida e, portanto, para algumas doenças, esses anticorpos funcionam como uma proteção em caso de novo contato com o microrganismo.

A toxoplasmose é uma infecção causada pelo parasita Toxoplasma gondii. É uma doença que costuma passar despercebida em pessoas sadias, mas é grave em pacientes imunossuprimidos e nas grávidas.

A infecção da mãe é geralmente assintomática, ou seja, não apresenta sintomas. Quando presentes, os sintomas são bastante inespecíficos, como febre, dores musculares e fadiga e podem ser confundidos com outras infecções como dengue, citomegalovírus ou mononucleose.

Para determinar se um feto foi infectado, um médico pode coletar uma amostra do líquido ao redor do feto (líquido amniótico) e testar para a presença de anticorpos e material genético (DNA) do parasita. O teste, um procedimento chamado amniocentese. leia mais , é geralmente realizado após a 14ª semana de gestação.

“Muitos trabalhos e pesquisas apontam que a maior fonte de infecção é a comida, a carne crua ou mal cozida. Isso porque o processo infeccioso da toxoplasmose que acontece em humanos, também ocorre em vários animais, como aves, suínos, bovinos, equinos, cachorros ou gatos.

Caso se detecte uma infeção passada (toxoplasmose antes da gravidez) a mulher está imune á toxoplasmose (serologia da toxoplasmose - IgG positivo e IgM negativo). Se nunca teve contacto com o toxoplasma (serologia da toxoplasmose - IgG negativo e IgM negativo) a grávida não está imune à toxoplasmose.

Um resultado IgM não reagente e IgG reagente indica que você já foi exposto ao antígeno, seja por uma infecção passada ou por meio do sucesso da vacinação. Contudo, o exame não é garantia de imunidade, como no caso da COVID-19.

IgM reagente e IgG reagente (positivo): O resultado IgM e IgG reagentes significa provável infecção recente. O fato de o IgG ter sido reagente também indica que o organismo está produzindo os anticorpos da fase mais tardia da infecção.

Por causa disso, se o resultado do exame detecta IgG reagente e IgM não-reagente, não é possível dizer há quanto tempo o paciente teve contato com o vírus, sequer se este contato foi recente ou antigo. Como o IgM é um exame que não traz informação útil, não é recomendada sua realização atualmente.

Situação 01: IgG negativo e IgM negativo
Isso significa que a paciente não teve contato com o Toxoplasma, portanto ainda pode ser infectada durante a gestação. Estima-se que 54% das gestantes apresentam essa situação sorológica.

Compartilhar: Atualizado em 14/09/2022: O IgM e o IgG dizem respeito ao teste sorológico para detectar as defesas do corpo contra a Covid-19. O teste sorológico serve para mostrar se uma pessoa já teve contato com o novo coronavírus, e se esse contato foi recente ou antigo.

De modo geral, os exames de anticorpos IgG e IgM servem para identificar a presença ou mensurar a concentração de cada uma dessas proteínas de defesa em nosso organismo, o que pode dar uma ideia de quando ou se realmente tivemos a contaminação de determinado patógeno.