Como interpretar os sonhos Segundo o Espiritismo?

Perguntado por: oreis6 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

O sonho é a retratação do que o Espírito viu ou ouviu durante o sono, cuja lembrança, na maioria das vezes, se mistura com suas preocupações humanas. O sonho nem sempre é a lembrança de vivência espiritual, podendo ser simples mentalização do Espírito em torno de suas preocupações cotidianas.

Chico Xavier.

Sonhos que parecem reais, segundo o Espiritismo
Pessoas com a mediunidade aflorada são mais conscientes do desdobramento espiritual e acabam se lembrando com mais frequência dos sonhos. Nesses casos, é comum a noção de realidade, com precisão de detalhes e até mesmo com lembrança das emoções.

SONHOS PODEM SER INTERPRETADOS? Como dito anteriormente, todo mundo já quis interpretar os próprios sonhos em algum momento da vida, mas eles só podem ser corretamente analisados por profissionais de saúde mental (como psicólogos) que seguem a linha da psicanálise ou os próprios psicanalistas.

A maioria das pessoas não consegue ler em um sonho
Ou que estava fazendo uma prova na escola? Ler algo em um sonho não é uma coisa simples e, na verdade, muitas pessoas não conseguem fazer isso.

A isso chamamos Sonhos Lúcidos e é um pouco do que vamos ver a seguir. Os sonhos lúcidos envolvem um estado de consciência no qual a pessoa não está nem totalmente desperta, nem em sono profundo e sim em algum lugar no meio do caminho.

Uma das frases célebres de Chico Xavier é “Ninguém pode voltar atrás e fazer um novo começo. Mas qualquer um pode recomeçar e fazer um novo fim.”.

Disse, então, Maria: “Eu sou a serva do Senhor; faça-se em mim que se cumpra em mim segundo tua palavra”.

A solidão é o sentimento de estar longe de si mesmo e da própria essência. Os solitários costumam dar muito valor à vida de fora, às regras da sociedade, são consumistas, envolvem-se em trabalhos, festas e compromissos em demasia, tudo para fugir de si mesmos.

O sonho recorrente com algo ou alguém pode simbolizar algum aspecto dessa pessoa que desperta algo em você agradável ou desagradável,mas o fato desse sonho ser repetitivo pode ser uma "pegadinha" de sua mente que foca sua atenção nesse assunto o que pode levá-la a gravar essa informação como importante e você continua ...

A resposta é: mais ou menos. Para a ciência, os sonhos não têm o poder de mostrar de forma infalível alguma coisa que vai acontecer no futuro: por exemplo, é impossível que um sonho revele com exatidão quem vai ganhar a próxima Copa do Mundo ou o dia exato da morte de alguém.

Você possui visões e algumas delas se tornaram realidade
Um pressentimento que algo vai acontecer, um pensamento que passa pela sua cabeça repentinamente ou uma imagem, são alguns dos tipos de premonição. Se você estiver com este sentimento de que algo vai acontecer, não ignore.

Fazer atividades físicas
Além disso, vemos os sonhos durante nosso sono REM, e nossos músculos ficam imobilizados e relaxados durante esse período. Dessa forma, nossos cérebros garantem que não vamos agir de acordo com o que sonhamos.

Além disso, alguns estudos apontam que precisamos parar de falar sobre os nossos sonhos com os demais. Porque eles podem influenciar nas nossas decisões, ao trazerem suas percepções sobre o assunto. Um exemplo disso é quando somos crianças e dizemos que queremos seguir uma determinada profissão.

"Normalmente, os sonhos mais vívidos acontecem no sono REM, que é quando os níveis de noradrenalina estão baixos no cérebro", diz ela. Podemos estar sonhando pouco antes de despertar - mas nossas rotinas matinais acabam nos impedindo de lembrar.

Muitas pessoas têm sonhos premonitórios – quando se sonha com algo e isso realmente acontece algum tempo depois – e não entendem como isso acontece.

Isto sugere que as pessoas que frequentemente se lembram dos sonhos podem dormir menos bem. Resumindo, o facto de uma pessoa se lembrar de um sonho não é indicativo de um sono de qualidade, podendo significar que simplesmente acordou na hora certa para se lembrar, o que pode estar associado a múltiplas doenças.

Os sonhos, na visão espiritual
Do ponto de vista espiritual, sonhar é reviver uma lembrança da alma. Cada tema onírico tem um ou mais significados, uma mensagem (ou várias) e também está relacionado com a nossa experiência individual, pois ele reflete a nossa condição psicológica e espiritual naquele momento.

Sabem as suas virtudes e enfrentam seus obstáculos internos. Motivam-se por significados e sentido de integridade; vão além dos imediatismos e objetivos egóicos. Superam os obstáculos usando os problemas, as adversidades e desafios para aprender e serem melhores.

Um sonho bem sonhado é capaz de romper as barreiras do pensamento e modificar completamente o mundo real. É o início de qualquer grande mudança. Tudo que nos motiva na vida começa com um sonho. Sonhar nos encoraja a ter esperança, dá sentido às nossas decisões e explica nossas ações.