Como interpretar o Salmo 24?

Perguntado por: acustodio . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 19 votos

O Salmo 24 é um salmo de louvor e celebração, escrito por Davi. Enfatiza a soberania de Deus e o chamado para adorá-Lo com corações puros. No primeiro verso, Davi reconhece que a terra e tudo nela pertencem a Deus, e que Ele é o criador de todas as coisas.

Esses versículos nos ensinam que é importante para nós, como cristãos, reunir-nos com outros crentes em um lugar de importância histórica e espiritual para reafirmarmos nossa fé e compromisso com Deus. É também uma oportunidade para nos unirmos como um povo escolhido por Deus e demonstrar nossa lealdade a Ele.

Salmos 24:8-10 ARA
Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó portais eternos, para que entre o Rei da Glória. Quem é esse Rei da Glória? O SENHOR dos Exércitos, ele é o Rei da Glória.

O salmista quer mostrar a grandeza do Senhor a quem Ele serve. Quando ele cita “levantai, ó portas, as vossas cabeças” está dizendo que a parte superior da porta (que ele chama de cabeça), que limita o seu tamanho na vertical, é pequena demais para que o grande Senhor passe por elas!

Quando Ele infunde em nós sua alegria indizível, nossa aparência é transformada. Quando se lembrava do passado, o coração do salmista se enchia de tristeza (v. 4). Ele trazia à memória aqueles momentos que celebrava ao Senhor no meio da multidão do povo de Deus.

5 Agora, pois, se diligentemente aouvirdes a minha voz, e guardardes o meu bconvênio, então sereis a minha propriedade cpeculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha. 6 E vós me sereis um areino de bsacerdotes e povo csanto. Essas são as palavras que falarás aos filhos de Israel.

Quem é este Rei da Glória? O Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso na guerra. Levantai, ó portas, as vossas cabeças, levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória.” Salmos 24:7-9.

Em Provérbios 24 o sábio nos diz algo que é muito importante para a vida como um todo. Devemos ser fortes e perseverantes nos momentos difíceis da vida (v. 10). As provações da vida desenvolvem nosso caráter como um todo.

O Significado do Dia do Senhor
Antes da Ressurreição de Jesus Cristo, o Sabbath comemorava o dia de descanso de Deus após Ele haver terminado a Criação. Era um sinal do convênio entre Ele e Seu povo.

Na declaração de Jesus: “Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas se morre, então produz muito fruto” está contida uma revelação muito especial para nós: Jesus dá a sua vida por nós.

Então sábado é o dia do Senhor para os católicos? Paulo explica que a Igreja Católica baseia a sua doutrina nas Escrituras Sagradas (Sola Scriptura), Tradição e Magistério. Por isso, o domingo é o dia do Senhor. “Até o nome domingo vem dessa experiência Pascal Dies Domini (Dia do Senhor).

“Quem é o Rei da glória?” (Salmos 24.8). Não se via rei, nesse lugar assolado há tanto tempo! Por isso, é o Criador do universo quem se levanta para apresentar o Rei a todos: “O Senhor forte e valente, o Senhor valente nas guerras, o Senhor dos Exércitos, ele é o Rei da glória! (Salmos 24.

Quando a Bíblia diz que Jesus é o Rei dos reis e Senhor dos senhores, isso significa que Ele está assentado no trono celestial e governa todas as coisas. Jesus Cristo é o Senhor da História; o governante supremo do universo.

Eram portais gigantes que eram colocados em pontos estratégicos nos muros que rodeavam a cidade. Essas portas ficavam sempre abertas em tempos de paz e eram utilizadas em casos de guerra, para que, quando fechadas, protegesse a cidade e seus habitantes.

Levantai vem do verbo levantar. O mesmo que: erguei, apanhai, hasteai, reforçai, elevai, sugeri, revoltai, arrecadai, recebei.

Ai de ti, Betsaida! ..." (Mt 11.21 RAB). Palavras do profeta de Nazaré, Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador e Senhor nosso, às cidades impenitentes (Mt 11. 21). Ai, é uma exclamação de pesar, tristeza, preocupação como: Ai de mim!

1- Qual é o anseio do salmista? O salmista também tinha o anseio em ver a “fortaleza” e a “glória” de Deus, como ele pode contemplar no santuário (Sl 63.2).

Baseada na Palavra de Deus, a Igreja recomenda que as pessoas que apresentam os sintomas da depressão busquem cumprir o tratamento recomendado pelos profissionais, assim como buscar viver uma rotina de oração durante a vida. “Honra o médico por causa da necessidade, pois foi o Altíssimo quem o criou.

Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação que há na sua presença. 6. Ó Deus meu, dentro de mim a minha alma está abatida; porquanto me lembrarei de ti desde a terra do Jordão, e desde o Hermom, desde o monte Mizar.

Em termos bem simples, ter a “imagem” e “semelhança” de Deus significa que fomos feitos para nos parecermos com Deus. Adão não se pareceu com Deus no sentido de que Deus tivesse carne e sangue. As Escrituras dizem que “Deus é espírito” (João 4:24) e, portanto, existe sem um corpo.

Não podemos ser apegados a nada, precisamos ser livres, porque o grão de trigo só vai produzir frutos se morrer. Temos de morrer para aquilo que, de repente, é até bom para nós, pois coisas novas vão nascer em nosso coração! Desapego só nos faz bem, ajuda-nos a crescer como filhos e filhas de Deus! Deus abençoe você!