Como interpretar o resultado do papanicolau?

Perguntado por: ecastro . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

Como é o resultado do papanicolau?

  1. Papanicolau classe I – ausência de células anormais.
  2. Papanicolau classe II – alterações celulares benignas, geralmente causadas por processos inflamatórios.
  3. Papanicolau classe III – Presença de células anormais (incluindo NIC 1, NIC 2 e NIC 3).

1) O papanicolau não é feito para detectar DSTs
Na verdade, ele sequer confirma a presença do vírus HPV. Em resumo, o teste rastreia a presença de lesões pré-cancerosas (que são provocadas pelo vírus em questão).

A metaplasia escamosa imatura como resultado do exame citopatológico de colo uterino significa uma reparação, ou seja, decorre de lesões da mucosa do colo com exposição do estroma e pode ser originado por quaisquer agentes que determinem um processo inflamatório – como candidíase, vaginose bacteriana, etc.

Carcinoma de células escamosas ou espinocelulares.
Esse resultado significa que é provável que a mulher tenha um câncer invasivo. Devem ser realizados exames adicionais para garantir o diagnóstico antes de planejar o tratamento.

É caracterizada pela presença de alterações celulares epiteliais, geralmente determinadas pela ação de agentes físicos, os quais podem ser radioativos, mecânicos ou térmicos, ou, ainda, químicos como medicamentos abrasivos ou cáusticos, quimioterápicos e acidez vaginal sobre o epitélio glandular.

O exame preventivo não tem sensibilidade de 100%, portanto pode apresentar erros, e este é o principal motivo de repetirmos o exame periodicamente. Por exemplo, caso o exame não tivesse uma grande margem de erro, poderíamos realizá-lo somente a cada 5 anos.

De todos os resultados anormais encontrados no Papanicolau, o ASCUS é o mais comum. Ele ocorre em cerca de 2 a 3% dos exames. O ASCUS indica uma atipia, ou seja, uma alteração nas características normais das células escamosas, sem, porém, apresentar qualquer sinal claro de que possam haver alterações pré-malignas.

Negativo para malignidade: significa que não há lesão sugestiva ou precursora de um câncer; Alterações inespecíficas; Alterações que sugerem uma lesão.

Um teste positivo significa apenas que existem cópias virais de HPV detectáveis no exame. Um exame de colposcopia se faz necessário, em alguns casos, para avaliar a presença de lesões causadas por essa infecção.

Os sintomas do HPV feminino podem variar de pessoa para pessoa, porém dor não é sintoma.

Citologia Oncótica, também chamada de preventivo, Exame de Papanicolau ou colpocitologia oncótica. Lembrando que esse exame pode errar algumas vezes. Existe grande possibilidade de uma mulher ter uma lesão por HPV e a citologia não detectar.

Na citologia do colo do útero ( exame preventivo), são avaliadas as células da parte externa ( chamadas de escamosas , ou epitélio escamoso) e da parte interna ( epitélio glandular) . Portanto, amostra com epitélio escamoso, é normal.

Lactobacillus sp no resultado do preventivo é considerado um achado normal e não é sinal de infecção. Os lactobacillus sp são bactérias que fazem parte da flora vaginal e, juntamente com outras bactérias, constituem um mecanismo de defesa natural contra micro-organismos causadores de doenças.

Os cocos recebem este nome por serem bactérias arredondadas e granulosas; já as bactérias morfologicamente semelhantes a bastonetes recebem a denominação de bacilos.

Quais são os sintomas de carcinoma de células escamosas da pele?

  • Surgimento de mancha avermelhada ou marrom;
  • Pintas, manchas ou verrugas que aumentam de tamanho, podendo passar dos 6 milímetros;
  • Feridas que não cicatrizam.
  • Nestes casos, o paciente deve procurar um dermatologista para melhor avaliação.

As células escamosas (ceratinócitos) são as principais células estruturais da epiderme (camada externa da pele). O carcinoma de células escamosas é o câncer dessas células.

Quais são as causas do carcinoma de células escamosas? A exposição crônica à luz solar, uso de câmeras de bronzeamento e feridas na pele são algumas causas mais frequentes do carcinoma de células escamosas da pele.

Os resultados como Lactobacillus sp, cocos e bacilos são considerados achados normais, fazem parte da flora vaginal e não caracterizam infecção. Considerandose os microorganismos que causam infecção, a presença de Gardnerella vaginalis e da Candida sp., ambas são classificadas como vulvovaginites.