Como interpretar o resultado da variância?

Perguntado por: ualmeida6 . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.9 / 5 20 votos

Dado um conjunto de dados, a variância é uma medida de dispersão que mostra o quão distante cada valor desse conjunto está do valor central (médio). Quanto menor é a variância, mais próximos os valores estão da média; mas quanto maior ela é, mais os valores estão distantes da média.

Um valor de desvio padrão mais alto indica maior dispersão nos dados. Uma boa regra de ouro de uma distribuição normal é que aproximadamente 68% dos valores estão dentro de um desvio padrão da média, 95% dos valores estão dentro de dois desvios padrão e 99,7% dos valores estão dentro de três desvios padrão.

A variância (V) é útil para determinar o afastamento da média que os dados de um conjunto analisado apresentam. Para isso, determina-se o valor médio das diferenças quadradas da média. O desvio padrão (DP) é calculado a partir da variância, pois é a raiz quadrada desse parâmetro.

A variância é bastante utilizada para verificar o quanto um número se afasta da média determinada em uma amostra. Sendo assim, antes de calcular a variância, é importante saber a média para obter um resultado preciso.

Quanto menor a variância, mais próximos os valores estão da média. Da mesma forma, quanto maior ela é, mais os valores estão distantes da média.

Como saber se a ANOVA é significativa? Determinar se os resultados de uma Análise de Variância (ANOVA) são significativos envolve observar o valor p associado à estatística F calculada. Calcular a estatística F: A estatística F é uma razão das variâncias entre grupos e dentro dos grupos.

CONCLUSÃO: No nível de 5% de significância, há evidências que a audiência do programa de 2ª feira não foi de 60% e sim inferior a esse número ( < 60%).

Se o valor-p for menor que 0.05, devemos rejeitar a hipótese nula de que não há diferença entre as médias e concluir que existe uma diferença significativa. Se o valor-p for maior que 0.05, não é possível concluir que existe uma diferença significativa. Isso está bem claro, não é mesmo? Abaixo de 0.05, significativo.

Desvio padrão baixo: um desvio padrão baixo indica que a maioria dos valores do conjunto de dados está próxima da média. Os dados são menos dispersos e estão concentrados em torno da média; Desvio padrão alto: um desvio padrão alto sugere que os valores estão mais distantes da média e há uma maior dispersão dos dados.

A Análise de Variância ou ANOVA é um procedimento usado para comparar a distribuição de três ou mais grupos em amostras independentes.

A Análise de Variância é um método suficientemente poderoso para identificar diferenças entre as médias populacionais devidas a várias causas que atuam simultaneamente sobre os elementos da população.

Segundo esses autores, o objetivo da análise de variância é a avaliação de diferentes sementes, fertilizantes, métodos de lavoura e níveis de irrigação para determinar os níveis e combinação dos fatores que levam à maior produtividade.

O teste F global determina se este relacionamento é estatisticamente significativo. Se o valor-p para o teste F global for menor que seu nível de significância, é possível concluir que o valor de R-quadrado é significativamente diferente de zero.

Quanto maior o valor do desvio-padrão, maior a variabilidade dos dados, ou seja, maior o afastamento em relação à média aritmética.

Um desvio padrão grande significa que os valores amostrais estão bem distribuídos em torno da média, enquanto que um desvio padrão pequeno indica que eles estão condensados próximos da média. Em poucas palavras, quanto menor o desvio padrão, mais homogênea é a amostra.

Em estatística, o conceito de variância também pode ser usado para descrever um conjunto de observações. Quando o conjunto das observações é uma população, é chamada de variância da população. Se o conjunto das observações é (apenas) uma amostra estatística, chamamos-lhe de variância amostral (ou variância da amostra).

O cálculo da variância populacional é obtido através da soma dos quadrados da diferença entre cada valor e a média aritmética, dividida pela quantidade de elementos observados.

pressupostos (conceitos) Uma ANOVA a 1 fator realiza-se quando se têm k grupos de observações independentes (k amostras) sendo as amostras, de cada grupo, independentes entre si.