Como interpretar o MIC do antibiograma?

Perguntado por: lfrutuoso . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

Observa-se, então, qual concentração mínima não apresenta crescimento bacteriano e, a esse valor, denominamos concentração mínima inibitória (CMI ou MIC, do inglês). Assim, quanto menor o MIC, mais potente é o fármaco contra aquele agente infeccioso.

CIM - dose mínima de antibiótico que, adicionada ao meio de cultura (líquido ou sólido), é capaz de inibir totalmente o crescimento de um inócuo padrão. que apresenta concentrações diferentes do antibiótico ao longo da fita.

De maneira geral, quanto menor a CIM, maior a potência do antimicrobiano, e quanto maior a potência deste, menor a chance de selecionar células bacterianas da população-alvo resistentes a esta droga. Quando se conhece a etiologia da doença, deve-se dar preferência ao uso de drogas de menor espectro e maior potência.

Quais são os resultados possíveis para o exame Cultura de Urina + Antibiograma? O resultado negativo indica que não foram observados microrganismos causadores de doenças na urina do paciente. O resultado positivo mostra o crescimento de um microrganismo causador de doença.

O que é MIC - Concentração Inibitória Mínima? Concentração inibitória mínima ou “Minimum Inhibitory Concentration” (MIC) é a mais baixa concentração de um antimicrobiano capaz de inibir o crescimento de uma determinada bactéria (in vitro).

Cultura + Antibiograma Geral - R$52,00 - Labi Exames.

A urocultura é uma exame analisado no laboratório de microbiologia, no qual uma amostra da urina do paciente é coletada e colocada em um meio de cultura, ambiente totalmente propício para a multiplicação de microrganismos.

Através deste exame se poderá observar a quais antibióticos a bactéria encontrada no material analisado é sensível ou resistente, ou seja: o antibiograma permitirá a identificação do antibiótico mais adequado para o tratamento da infecção apresentada pelo paciente.

Amostras com crescimento de microrganismos cuja contagem de colônias foi igual ou superior a 100.000 UFC/mL foram consideradas positivas.

7 - COMO ESCOLHER O ANTIMICROBIANO? O princípio básico da terapia antiinfecciosa é a determinação do agente causal da infecção e de sua susceptibilidade aos antimicrobianos. Como regra, o dignóstico de infecção deve ser embasado em resultados clínicos, epidemiológicos e laboratoriais.

O antibiograma pode ser quantitativo (método de diluição) ou qualitativo (método de difusão). O primeiro é o mais utilizado na prática, no qual uma concentração fixa do antibiótico é aplicada ao meio em que o micro-organismo está sendo cultivado (Tavares, 2006).

b) Largo espectro - São antibióticos que atingem grande número de microrganismos nas doses terapêuticas. Ex.: penicilinas de largo espectro, tetraciclinas, cefalosporinas, etc.

ANTIBIOGRAMA é uma palavra usada para denominar/designar um exame laboratorial de urocultura (da urina / antibiograma urinário) ou cultura (de outro tipo de secreção) ou mesmo das fezes com posterior uso de antibióticos para determinar qual ou quais dos antimicrobianos será mais eficaz para matar determinado micro- ...

Se uma bactéria sofre a ação de um antibiótico, esta diz-se sensível; se pelo contrário, o antibiótico não exerce qualquer efeito sobre a bactéria esta diz-se resistente. A resistência pode ser natural ou adquirida (por exemplo, pela transferência de plasmídeos ou por ocorrência de mutações).

O MIC é a menor concentração do antibiótico que leva à inibição do crescimento visível (colônias em uma placa ou turbidez em cultura líquida) sob condições padronizadas. O MBC é a menor concentração do antibiótico que mata 99.9% do inóculo original em um determinado tempo.

A atividade antimicrobiana de um agente pode ser medida determinando-se a menor quantidade desse agente necessária para inibir o crescimento de um microrganismo-teste, sendo esta quantidade denominada concentração mínima inibitória (CMI).

Intermediário: Significa que a bactéria analisada apresenta resistência intermediária ao antibiótico utilizado no disco e a EFICÁCIA DA DROGA ESTÁ SUSPEITA DE ESTAR COMPROMETIDA, podendo não exercer efeito satisfatório no controle da(s) doença(s).

Urocultura. É o exame que detecta e identifica a presença de bactérias no trato urinário. Os rins e a bexiga são ambientes estéreis, onde normalmente não há bactérias, portanto, a urocultura pode indicar a presença delas.