Como interpretar o livro de Eclesiastes?

Perguntado por: aguedes . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Eclesiastes 3 O pregador explica que coisas boas e ruins acontecem a todas as pessoas. As obras do homem não perduram. Contudo, as obras de Deus são eternas. Eclesiastes 4–8 O pregador ensina que, embora esta vida seja temporária e todos um dia morrerão, há coisas que podemos fazer para encontrar contentamento na vida.

A expressão “lança teu pão sobre as águas” significa que devemos ser generosos. Partilhar o que temos com outras pessoas pode parecer não dar fruto, mas mais tarde traz recompensa. Não sabemos o que nos vai acontecer no futuro, por isso é melhor investir nas pessoas do que guardar tudo para nós.

Wright (1980) mostra que, assim como acontece com Provérbios, o livro de Eclesiastes foi organizado de maneira matemática. O livro tem 222 versos e a metade deles ocorre exatamente em 6:9-10, como a teoria de Wright mostrava. Ainda, a primeira parte do livro (2:1-6:9) contém 93 versos assim como a segunda (6:10-11:6).

Pensamento: Deus sabe o momento exato para que as coisas aconteçam em nossa vida. Às vezes não sabemos esperar e queremos algo antes do tempo, e isso pode fazer com que a benção se torne maldição. É como colher a fruta antes de estar madura, com certeza estará azeda.

ou, o Pregador. Tudo o que se faz debaixo do sol é vaidade e aflição de espírito — Aquele que aumenta em conhecimento aumenta em sofrimento.

Nossa conclusão é que a redação do livro de Qohélet aconteceu por volta do ano 250 a.C., sua autoria não pode ter sido de Salomão, mas de alguém que viveu no norte da palestina, na fronteira linguística com aramaico.

Ben Sira

1. Ref. ou pertencento à Igreja ou a seus sacerdotes (doutrina eclesiástica; vestes eclesiásticas).

A reação de Jesus chama muito a atenção, pois ele se recusa a ajudar. Mesmo os apóstolos pedindo para atender - vinham clamando atrás Dele, Jesus não cedeu e ainda usou de uma metáfora, dizendo que não era lícito tirar o pão da boca dos filhos para dá-lo aos cães.

Ordene-lhes que pratiquem o bem, sejam ricos em boas obras, generosos e prontos a repartir.” Se generosidade tem a ver com fazer nascer, podemos dizer que é no coração generoso o solo fértil para a solidariedade.

Arrojar-se, deitar-se.

Eclesiastes 11–12 O pregador conclui que, ao contrário da maioria das coisas na vida, a obediência aos mandamentos de Deus é de importância duradoura, pois um dia todos morreremos, nosso espírito voltará a Deus e Ele nos julgará segundo a maneira como vivemos durante nossa vida mortal.

Eclesiastes 12 contém a mensagem final do pregador. Ele lembrou aos jovens que vivam bem enquanto ainda são capazes, pois dia virá em que irão morrer. Os últimos dois versículos de Eclesiastes 12 nos fazem ver pela primeira vez que ele realmente acreditava na natureza eterna da vida.

Em Eclesiastes 2, Salomão nos diz que buscou o sentido e a satisfação da vida em várias coisas. A primeira delas foi nos prazeres da carne (v. 1-3). Depois ele se dedicou a construir mais riquezas (v.