Como interpretar o exame de audiometria?

Perguntado por: agoulart5 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

Reconheça os limiares auditivos.

  1. A audição normal varia entre 0 e 25 dB.
  2. A perda auditiva leve varia entre 25 e 40 dB.
  3. A perda auditiva moderada varia entre 40 a 55 dB.
  4. Uma perda moderada a grave varia de 55 a 70 dB.
  5. A perda grave varia entre 70 a 90 dB.
  6. Já uma perda auditiva grave requer uma intensidade acima de 90 dB.

A linha horizontal do audiograma representa a frequência do som ou da fala, que é medida em hertz (Hz), e linha vertical representa o volume do som ou a intensidade, que é representada em dB (decibéis). São seis os graus de surdez, medidos em decibéis: Até 25db: Audição Normal. Entre 26 e 40 db: Perda auditiva leve.

O laudo de audiometria ocupacional deve ser elaborado a partir dos exames realizados pelo paciente e avaliar os seguintes fatores: se os exames são compatíveis com a história clínica do indivíduo, se durante a avaliação o comportamento do paciente foi confiável, bem como os tipos e graus da perda auditiva.

Qual o grau de perda auditiva é considerado deficiente? O consenso médico é de que, para que você seja considerado PCD auditivo, é necessário comprovar perda bilateral (nos dois ouvidos) de 41 dB ou mais nas frequências de: 500Hz, 1000Hz, 2000Hz e 3000Hz.

Temos, portanto, três tipos de perda auditiva, caracterizados pelo envolvimento de diferentes porções do sistema auditivo: a perda condutiva atinge a orelha externa e/ou média, a perda neurossensorial atinge a orelha interna e a perda auditiva mista atinge orelha externa e/ou média e orelha interna.

O SRT ou Teste de Limiar de Recepção de Fala é um exame que completa todas as informações da audiometria tonal e vocal. É um exame que corresponde com a menor intensidade na qual um paciente é capaz de repetir 50% das palavras faladas.

AUDIOMETRIA VOCAL
Os testes habitualmente utilizados na avaliação audiológica são o Limiar de Reconhecimento de Fala (LRF) e o Índice Percentual de Reconhecimento de Fala (IPRF).

A perda auditiva leve refere-se à incapacidade de ouvir sons suaves e mais fracos (canto dos pássaros, pessoa falando mais baixo, etc), além da dificuldade em entender em ambientes mais ruidosos.

O teste de audição online da ReSound é um modo rápido de verificar como está a sua audição. Em apenas 3 minutos, você poderá testar a sua habilidade de distinguir certas palavras e números em um ambiente barulhento. Nós recomendamos que você faça o teste em um ambiente silencioso e sem interrupções.

O CID H90 significa que o paciente apresenta perda de audição, em uma dessas situações: Transtorno de condução: impede o envio dos sinais sonoros até o ouvido interno, podendo ser causado por deficiência no canal auditivo externo, tímpano ou ouvido médio.

O que é Audiometria? Também chamado de teste de audiometria, o exame de audiometria é um tipo de teste que visa avaliar a possibilidade de perda auditiva em pacientes de diversas idades.

O Índice Percentual de Reconhecimento de Fala (IPRF) é a medida da inteligibilidade da fala em uma intensidade fixa na qual o indivíduo consegue repetir corretamente o maior número de palavras. Utiliza-se uma lista de 50 palavras monossílabicas, sendo apresentadas 25 palavras em cada orelha, com intensidade de 40 dBNS.

1º - Os exames audiológicos, incluindo a audiometria, deverão ser executados exclusivamente por médicos e fonoaudiólogos.

Os graus da perda auditiva são:

  1. Escuta normal: ouvir de 0 a 25 dB. Não apresenta problemas.
  2. Leve: quando ouve de 26 a 40 dB. ...
  3. Moderada: quando ouve de 41 a 70 dB. ...
  4. Severa: quando ouve de 71 a 90 dB. ...
  5. Profunda: quando ouve acima de 91 dB.

Deficiência Auditiva Leve – Limiares entre 25 a 40 dB nível de audição. Deficiência Auditiva Moderna – Limiares entre 41 e 70 dB nível de audição. Deficiência Auditiva Severa – Limiares entre 71 e 90 dB nível de audição. Deficiência Auditiva Profunda – Limiares acima de 90 dB.