Como internar um alcoólatra contra a vontade dele pelo SUS?

Perguntado por: ecamilo . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 14 votos

O procedimento é o seguinte: o familiar de primeiro grau ou representante legal procura um psiquiatra ou especialista em dependência química que emita um laudo médico recomendando a internação. Este profissional precisa ser reconhecido pelo Conselho Regional de Medicina do estado em que o Alcoólatra será internado.

Na prática, a resposta é: sim, é possível internar um dependente químico contra a sua vontade. O tema passou por revisão recente, com a sanção da Lei da Internação Involuntária, como ficou conhecida a Lei N° 13.840, de 5 de junho de 2019.

Quando uma pessoa não quer se internar voluntariamente, pode-se recorrer à internação involuntária ou à internação compulsória. São dois tipos diferentes de internação. Portanto, não use os termos involuntário, compulsório ou forçado indistintamente.

E isso se trata de algo que o Governo já conseguiu identificar com um problema, o que resultou na lei 10216/01. Nessa lei, o familiar do dependente químico pode solicitar uma internação involuntária gratuita desde que faça um pedido por escrito, e esse seja aceito por um médico psiquiatra.

Unidades de CAPS, CREAS, CRAS e UBS podem ajudar na busca pela internação gratuita, fornecendo encaminhamentos a quem de fato possa realizar o pedido. Outra maneira, é pedir orientação diretamente no Ministério Público de sua cidade que saberá como proceder com o pedido.

Relação entre psiquiatria e alcoolismo
Se o alcoolismo é um transtorno de ordem mental, o psiquiatra é o especialista indicado para tratar essa condição.

Oito maneiras de impedir que seu filho abuse do álcool

  1. Fale com eles. Acredite ou não, as crianças ouvem. ...
  2. Defina regras firmes. ...
  3. Conheça os amigos do seu filho. ...
  4. Seja um bom modelo. ...
  5. Incentive atividades saudáveis. ...
  6. Fortaleça a fé do seu filho. ...
  7. Conheça os sinais de alerta. ...
  8. Peça ajuda.

Sobre quanto tempo um dependente químico precisa ficar internado, depende de cada paciente. Há casos de internações que duram 15 dias, outros 30 dias. Algumas internações podem levar meses, podendo chegar até um ano.

Por isso, é relevante saber quanto custa um tratamento para dependentes químicos. Desse modo, os valores podem variar desde R$ 700,00 até R$ 7 mil mensal, o que está baseado de acordo com o tempo de tratamento e clínica onde será internado.

A internação hospitalar só é indicada quando esgotadas todas as possibilidades terapêuticas disponíveis no CAPS. Nos CAPS III, especificamente, existem vagas de acolhimento integral, nas quais os usuários podem permanecer para tratamento durante os estados mais agudos da doença por até quinze dias.

Palavras grosseiras, gritos e ofensas são as piores coisas a se fazer. 5- Piadas não são bem-vindas: contar piadas e histórias relacionadas a dependentes químicos pode ser algo desagradável. Mesmo com a boa intenção de animar o indivíduo, esse tipo de distração pode gerar um efeito contrário.

Tanto a internação voluntária quanto a involuntária só podem ser determinadas por um médico registrado no CRM. Esse profissional avaliará se o paciente oferece risco para si mesmo ou para outras pessoas. O maior problema dessa avaliação é que ela é subjetiva e depende exclusivamente da opinião do médico.

Como ajudar pessoas que enfrentam o alcoolismo

  1. Permita que eles sintam as consequências do alcoolismo. ...
  2. Não force o tratamento no início. ...
  3. Envolva mais pessoas no problema. ...
  4. Não se torne um dependente. ...
  5. Tome conta de si mesmo.

Pelo menos 1 vez por semana, consumo de mais de 3 drinks em um único dia para mulheres ou mais de 4 drinks em um único dia para homens. Um episódio de embriaguez por semana. Consumo de mais de 20 dias seguidos de bebidas alcoólicas em qualquer quantidade.